Talibãs já têm sucessor para Mullah Omar

Mullah Omar (REUTERS)



Depois da confirmação da morte do líder, a organização anunciou que Mullah Mansour é o sucessor

Os membros do movimento radical talibã anunciaram, esta quinta-feira, o sucessor de Mullah Omar, apenas um dia após os Serviços Secretos do Afeganistão terem confirmado que o líder está morto há dois anos.   

De acordo com a Reuters, Mullah Akhtar Mohammad Mansour, visto como o número dois de Omar, é o sucessor.
“A Shura [conselho de líderes] realizada nos arredores de Queta [no Sul do Paquistão, sede do principal do principal e mais antigo conselho dos talibã] elegeu Mullah Mansour como novo emir dos talibã”, disse à Reuters um comandante da organização, presente no encontro de quarta-feira à noite.

Na prática, Mansour já chefiava o movimento talibã, fundado em 1944, tendo falado em nome do líder a respeito da autorização das negociações de paz iniciadas este mês com o Governo do Presidente afegão, Ashraf Ghani. 

Contudo, face às notícias sobre a morte de Omar e a incerteza que estas originaram, as negociações de paz afegãs acabaram por ser adiadas a pedido da liderança. 

Omar não era visto em público desde o final de 2001, estando em fuga desde então. O antigo líder foi também aliado de Osama bin Laden na guerra contra os Estados Unidos, depois dos ataques do 11 de setembro. 

A morte do fundador da organização talibã já tinha sido avançada pelo menos três vezes, sendo posteriormente desmentida. Mas os Serviços Secretos do Afeganistão garantiram, esta quarta-feira, que Omar terá morrido em Abril de 2013, num hospital de Carachi, no Paquistão. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Como Fazer Chá de Romã – Receita e Dicas