Sanduíche Natural Engorda ou Emagrece?

sanduiche natural

Quando se entra em uma dieta, muito se pensa sobre quais são os alimentos liberados para consumo e aqueles proibidos. Na verdade, entrar em uma dieta para emagrecer não é sinônimo de alimentação sem graça, pelo contrário, grande parte dos alimentos podem render pratos deliciosos e um deles é o sanduíche natural. 

Muito se pergunta se sanduíche natural engorda e a resposta é que depende! Na maior parte dos casos, o sanduíche natural emagrece, pois leva em sua composição vegetais e outros alimentos saciantes e de baixa caloria, o que contribui para emagrecer.
 Porém, você precisa saber que tudo dependerá das escolhas dos ingredientes para a preparação desses sanduíches, e que nem tudo que está liberado. O consumo exagerado de sanduíche natural engorda em muitos casos e veremos em detalhes abaixo.

O consumo de sanduíche natural está tão em alta que foi lançada uma dieta do sanduíche, que basicamente consiste em substituir o almoço, de prato de comida por um sanduíche natural. Caso tenha interesse na dieta e em outras informações pertinentes sobre sanduíche natural, acompanhe o artigo até o final com outros esclarecimentos.

Sanduíche natural engorda?

Claro que se no seu sanduíche natural não for acrescentado ingredientes calóricos, a resposta é não. Mesmo que você coloque salada, mas ao mesmo tempo acrescentar queijos calóricos, salame, mortadela ou outros alimentos embutidos, o sanduíche deixará de ser saudável. 
O mesmo para quem coloca muito cream cheese, requeijão ou maionese, dificilmente terá um emagrecimento saudável e esperado. Condimentos como catchup, mostarda e outros temperos prontos podem não ser opções muitos saudáveis também. Tome cuidado com os molhos e acompanhamentos. Batata frita para acompanhar o sanduíche também, nem pensar.
Fique atento também ao tipo de pão. Muitos sanduúches naturais são feitos com pão branco, que possui uma grande quantidade de carboidratos refinados. O ideal é que não tenha muito pão e que este seja integral.

Sanduíche natural emagrece?

O sanduíche natural geralmente emagrece se você souber preparar combinações mais leves com baixas calorias. É importante variar os vegetais do sanduíche a cada dia para obter todos os ganhos de cada um, tanto para o emagrecimento quanto para a promoção da saúde de uma maneira geral. 
Cada vegetal tem uma quantidade de vitaminas, nutrientes, fibras, por isso, varie o cardápio para obter benefícios para o coração melhorando a circulação, combater doenças através do consumo de vegetais antioxidantes, evitar a obesidade através da perda de peso e a diabetes com o equilíbrio da insulina no sangue. Outros benefícios ligados à beleza estética, como a pele mais macia e cabelos mais fortes e sedosos, podem ser obtidos ao consumir um sanduíche natural rico em nutrientes.

Como fazer um sanduíche natural saudável?

Lembre-se de, ao fazer os seus sanduíches, não exagerar colocando tudo que gosta. É preciso ter certa harmonia na preparação dos sanduíches naturais. O sanduíche natural pode ser rico em proteínas se optar por colocar alguma carne como peito de frango grelhado ou desfiado, peite de peru, atum, sardinha e outros da preferência com pouca gordura “ruim”. Lembre-se de optar por carnes menos calóricas e com menos teor de gordura e carregar na salada.
Procure sempre colocar de duas a três folhas verdes por lanche e varie os tipos de verduras. Um dia pode ser agrião, no outro rúcula, no outro alface, no outro couve, etc. A cenoura e o tomate podem ser colocados todos os dias em combinação com as folhas escuras. Se quiser, você pode colocar vez ou outra rodelas de pepino, beterraba crua ralada, enfim, use a imaginação.
Lembre-se de, se for colocar carne no sanduíche, sempre colocar as carnes grelhadas ou cozidas no pão, nunca fritas, para evitar excesso de óleo. As verduras devem ter sempre suas propriedades preservadas, por isso, é recomendado o seu consumo cru, ao invés do cozido, assado ou salteado, quando perdem muitos dos seus benefícios. Outra dica é optar sempre por pão integral ao invés do tradicional para a preparação do sanduíche.

Escolha dos molhos para o sanduíche natural

Como já mencionado, evite molhos e condimentos calóricos. Um sanduíche natural engorda quando está carregado neles. Se quiser molhar o pão com algum tempero, você pode preparar molhos e patês caseiros saborosos como por exemplo o molho pesto, molho de pimenta pimenta caseira, limão com especiarias, pasta de cottage com azeite de oliva, vinagrete, patê de atum com salsinha e maionese light, pasta de cottage com azeitonas, pasta ricota com iogurte natural grego e salsinha, etc. Para temperar saladas, coloque o mínimo de sal marinho, limão e azeite de oliva extra virgem.

Dieta do Sanduíche

Essa dieta pode fazer você emagrecer 3 kg por semana se for seguida à risca. Trata-se de substituir as refeições de almoço por sanduíches naturais. Essa dieta é indicada para aquelas pessoas que não conseguem preparar pratos de comida equilibrados e se perdem nas porções, exagerando nas quantidade ou caindo na tentação de escolhas não muito saudáveis em self services. Pessoas que não têm muito tempo para se dedicar a uma dieta podem optar pela dieta do sanduíche, pois é muito simples e rápida.
O ideal é que a refeição substituída seja a do almoço, pois após às 18h não indica-se o consumo de carboidratos. À noite pode ser consumido um suco natural funcional, um shake ou um prato de proteínas e vegetais. Claro que os exercícios físicos, se forem realizados ao mesmo tempo em que se realiza a dieta, são essenciais para um resultado mais satisfatório. Acompanhe o cardápio da dieta do sanduíche abaixo:
Café da manhã: 200 calorias
– Opção 1
  • 1 copo (300 ml) de suco de abacaxi com hortelã;
  • 1 pote de iogurte natural desnatado ou grego com 1 colher (de sopa) de aveia em flocos + 6 uvas passas sem caroço.
– Opção 2
  • 1 maçã pequena;
  • 1 xícara de chá de iogurte de frutas light;
  • 6 mini-torradas + 1 colher (de sopa) de requeijão.
– Opção 3
  • ½ mamão papaia + 3 colheres (de sopa) de granola light;
  • 1 xícara de chá de laranja com especiarias;
  • 1 fatia média de queijo minas light.
– Opção 4
  • 1 ameixa vermelha fresca;
  • 1 xícara de chá de leite desnatado com café (sem açúcar);
  • 2 fatias de pão de forma light com 1 fatia de peito de peru.
Lanche da manhã ou da tarde: 50 calorias cada.
Escolha uma das opções para cada período do seu dia:
  • 5 ameixas secas;
  • 1 Polenguinho light;
  • 1 figo;
  • 1 pera pequena;
  • 1 fatia fina de queijo minas light;
  • 2 biscoitos de maisena;
  • 2 biscoitos de água e sal;
  • 1 copo (200 ml) de água de coco.
Almoço:
Sanduíche a sua escolha com bastante salada. As saladas que podem ser consumidas à vontade são: rúcula, agrião, acelga, almeirão, escarola, hortelã, alface, catalonha, radicchio.
Jantar:
1 copo de suco natural de sua preferência.
A dieta do sanduíche deve ser adotada por no máximo 10 dias seguidos, pois mais do que isso pode causar falta de nutrientes no organismo. Evite consumir acompanhamentos como batatas fritas ou bebidas calóricas como refrigerantes ou bebidas alcoólicas, optando sempre por água e sucos naturais adoçados com mel.
Não consuma o lanche em qualquer horário e sempre que sentir fome achando que não irá engordar, o sanduíche é uma ótima opção para algumas refeições, mas não em todo intervalo do dia. Nos intervalos entre uma refeição e outra, você pode optar por chás termogênicos como o chá verde, que ajuda a impulsionar a dieta.
Os sanduíches naturais podem e devem ser preparados em casa e são fáceis de serem transportados em embalagens práticas fazendo com que você possa consumir a qualquer hora e em qualquer lugar, além de economizar os gastos com restaurante.

/div>

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Como Fazer Chá de Romã – Receita e Dicas