terça-feira, 7 de julho de 2015

Como Fazer Uma Lasanha Vegetariana – Dicas e Receitas

Lasanha de espinafre

A lasanha vegetariana não significa um alimento que faz emagrecer, necessariamente. Pelo contrário, quando se exagera nos variados tipos de queijos gordurosos, o prato pode virar verdadeira bomba calórica. Como parte das pessoas que querem emagrecer apenas se tornam vegetarianos para isto, é necessário ter cuidado para que o feitiço não se vire contra o feiticeiro e você comece a engordar.

Creme de Leite Light

Grande parte das receitas de lasanha vegetariana leva em conta o uso de molho branco. Isto porque tipos ao sugo ou vermelho não combinam com vegetais (para muitas pessoas), e sim com os variados tipos de carnes, dispensáveis para uma lasanha do tipo vegetariano. É interessante notar que usar uma lata de creme de leite light (485 kcal) faz diferença em obter menos calorias ao comparar à lata tradicional (752 kcal).

Usar Espinafre

O uso de espinafre na lasanha vegetariana, além de fornecer maior saciedade, também promove ajuda ao organismo para emagrecer da melhor maneira. Especialistas indicam que o espinafre tem poder de secar a barriga, caso do Instituto de Karolinska, na Suécia, cujos analistas indicaram, após estudos, que 300 gramas por dia são ideais para manter a forma e os músculos em dia.

Abobrinha

Este legume possui quase 95% de água, e assim como o chuchu, pode ser ideal para hidratar o corpo e fazer com que organismo emagreça. Quatro colheres de sopa não têm mais do que 30 calorias. Alimento rico em sais minerais, traz magnésio e outros nutrientes que auxiliam aos ossos ficaram resistentes, tais como o cálcio, por exemplo, uma arma contra osteoporose.

Brócolis

Como se trata de um vegetal composto por baixas calorias e com a capacidade de fazer o corpo se sentir satisfeito por maior tempo, usar brócolis na receita consiste numa dica essencial para compor a lasanha vegetariana. Água e fibras também se fazem presentes, auxiliando o estomago a ficar cheio por maior tempo. Portanto, o brócolis ajuda no emagrecimento, mas além disso ainda tem um grande poder no combate à inflamação crônica. Ao cozinhar no vapor, por exemplo, consegue-se baixar o colesterol ruim, além dele ser conhecido também por desintoxicar o corpo.

Couve-Flor

Outro vegetal com poucas calorias que fica ótimo em uma lasanha vegetariana é o couve-flor. O interessante é que pode ser consumido tanto na forma crua como cozida, embora que, para esta receita, seja melhor cozinhar. Outro ponto que ajuda a emagrecer está nos conjuntos de nutrientes capazes de satisfazer o apetite. Uma xícara de couve-flor cru contém apenas 25 calorias. Destaque ao antioxidante de nome manganês, capaz de combater os diferentes radicais livres, responsáveis por gerar doenças cancerígenas.

Cenoura

De fato, cenoura contém índices de carboidratos. Mas, em contrapartida, vale ressaltar a abundância de fibras que fornece em cada porção. A cenoura é um alimento que definitivamente ajuda a encher o estômago. Ao considerar uma xícara da cenoura, pode-se dizer que existem quase 4 gramas de fibras alimentares, o que se equivale em 15% do que o ser humano precisa consumir diariamente para se manter saudável.

De Olho no Queijo Mussarela

Há cerca de 150 calorias em 50g de queijo mussarela. Em uma típica receita de lasanha vegetariana esta é a quantidade exata, com rendimento para 3 pessoas, ou seja 50 calorias apenas de queijo, o que pode ser considerado um risco às pessoas que querem se alimentar do prato vegetariano, mas fazem questão de manter o peso em dia. Uma dica está em usar a mussarela light, que tem 50 calorias para cada 50g.

Escolha Ricota

Escolher ricota é importante, visto que por mais que as pessoas queiram emagrecer, lasanha sem queijo não tem a mínima graça. Em cada 100g existem 150 calorias, ou seja, metade do valor calórico ao comparar com a mussarela. Hoje em dia no mercado também existem diversas marcas que trabalham com ricota light, mas é necessário escolher de preferência aquelas com o mínimo de sal possível.

Queijo Parmesão

É necessário ficar de olho na quantidade de parmesão ralado a ser adicionada na lasanha vegetariana. Uma colher de sopa acarreta quase 50 calorias, números altos que podem colocar em risco sua dieta para emagrecer. Por este motivo, ao fazer o prato, procure não usar parmesão antes de levar a lasanha ao forno. Deixe como opcional para quem deseja colocar após o preparo. Encher a receita deste queijo antes de levar ao fogo não ajuda em nada a perder a barriga.
Abaixo, você verá 3 diferentes receitas deliciosas de lasanha vegetariana para experimentar em casa.

1. Receita Lasanha Vegetariana Clássica

Rendimento: 8 porções.
Calorias por porção: 150 kcal.
Ingredientes: 50g de mussarela light; ½ pimentão; 1 pacote de lasanha (pré-cozida); 1 maço de acelga em tiras; 1 cabeça de couve-flor; 2 cenouras raladas; 1 cebola; 300 ml de molho branco e parmesão ralado.
Modo de preparo: Junte os legumes e refogue até que fiquem macios. Ponha o molho branco no pirex, depois de colocar a lasanha e os legumes. Faça diversas camadas desta maneira até fechar com o molho. Adicione parmesão ralado e siga ao forno, que deve estar pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Deixe no forno médio até gratinar. Está pronto para servir!

2. Receita Lasanha Vegetariana de Espinafre

Rendimento: 6 porções.
Calorias por porção: 90 kcal.
Ingredientes: 50g de mussarela light; massa para lasanha; 1 litro de leite; 1 cebola grande; 1 maço de espinafre picado; 1 abobrinha ralada, 1 caixa pequena de creme de leite; 2 folhas de louro; 2 cenouras raladas; 2 colheres (sopa) de manteiga; 2 colheres de farinha de trigo; 3 colheres (rasas) de óleo e sal.
Modo de Preparo: Coloque alho, sal, óleo e espinafre para refogar. Na sequência ferva o leite ao usar fogo no nível baixo. Adicione cravo, louro, manteiga e a cebola, dividida em 4 partes. Após ferver retire cebola, cravos e louro, para adicionar farinha de trigo dissolvida na água. Continue deixando para ferver, mas continue mexendo, adicionando creme de leite até formar o molho. Caso fique parecendo uma papa, basta bater no liquidificador.
Monte a lasanha de modo tradicional, ou seja, coloque molho, massa e recheio, em diferentes camadas, até terminar o topo do pirex com massa e molho. Leve por 40 minutos ao forno médio, quando borbulhar diminua a temperatura e deixe por mais 5 minutos até gratinar.

3. Lasanha Vegetariana para Emagrecer

Rendimento: 6 pedaços.
Calorias por porção: 60 kcal.
Ingredientes: Massa para lasanha; 50g de mussarela light; ½ dente de alho espremido; ½ cebola fatiada; 2 tomates maduros; 2 abobrinhas do tipo italiano; 1 colher rasa de azeite de oliva; 1 colher (sopa) de parmesão ralado; orégano, sal e salsa a gosto.
Modo de preparo: Procure fatiar as abobrinhas italianas de modo fino. Orégano, sal, alho e tomates devem seguir ao liquidificador. No refratário coloque a camada de molho junto da abobrinha. Adicione sal, queijo ralado, salsa e cebola.
Por cerca de 30 minutos deixe cozinhando em forno na temperatura média, que já deve estar pré-aquecido. Quando as abobrinhas ficarem murchas, coloque a última camada de mussarela, azeite e leve ao forno até o queijo derreter.



Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...