Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Chá de hortelã

Ótimo remédio natural com efeitos tranquilizantes, o chá de hortelã tem características calmantes que ajudam no controle do estresse, da ansiedade e da agitação. No entanto, além dos demais propósitos para que serve a planta, como na culinária e na composição de diversos produtos – de balas até produtos de limpeza – e na medicina, também acredita-se que ela é uma aliada para aqueles que desejam emagrecer.


Se as folhas de hortelã são aproveitadas corretamente por quem compreende como preparar o chá, a bebida pode contribuir com grande efeito para uma boa saúde. Como toda planta medicinal, entretanto, ainda é rodeada por várias dúvidas de seus efeitos e as melhores maneiras de consumi-la, que se baseiam muito no conhecimento popular.
Algumas informações, porém, mostram-se extremamente úteis, ainda que estudos científicos sobre a hortelã e o chá que se faz a partir de suas folhas estejam apenas engatinhando. Isto é preciso para saber como fazer chá de hortelã corretamente, sem arriscar diminuir suas propriedades.
Proveniente da Ásia, a hortelã é uma planta tratada como medicinal há vários séculos. Pertencente à mesma família da conhecida menta, desde a Idade Média era utilizada para melhorar o hálito e embranquecer os dentes, além de ser considerada um aliviador para problemas estomacais.
Atualmente, é usada em abundância para diversos fins, sendo facilmente encontrada em mercados, feiras, lojas de produtos naturais e mesmo em farmácias de manipulação. Seu chá pode ser preparado para infusão, a partir de folhas frescas ou secas, ou estar em pó ou em saquinhos industrializados de chá, e deve-se atentar para as diferentes receitas para cada uma das formas em que se apresenta.

E para que serve o chá de hortelã?

Ainda que seu uso não se restrinja à ingestão, dado que a hortelã tem usos tópicos ao aparentemente reduzir inchaços, esta é a maneira para qual mais se tem usos para a planta. Dentre as várias formas de utilizá-la, o chá é a mais importante e conhecida. Mas por que aprender como fazer chá de hortelã? Quais são seus benefícios?
Além de ter propriedades tranquilizantes, por exemplo, o chá ainda ajuda a melhorar a digestão por suas propriedades antiespasmódicas e por sua capacidade em reduzir os gases intestinais, devido aos carminativos que compõem a planta. A bebida ainda auxilia em distenções abdominais, náuseas, indigestões, cólicas e, inclusive, alivia os sintomas da síndrome do intestino irritável. Estudos mostram que, neste último caso, 75% dos pacientes tiveram os sintomas reduzidos por conta da hortelã.
O chá de hortelã também é capaz de aliviar dores de cabeça e, pela presença do mentol, auxiliar no tratamento de tosses, resfriados e bronquites. Componente ativo da hortelã, o mentol reduz a mucosidade levando ao descongestionamento do peito e dos sinos nasais, facilitando ainda que essa mucosidade seja expelida.
A bebida ainda é fonte de minerais (especialmente o cálcio, o potássio, o ferro e o fósforo), e das vitaminas A e C, além de vitaminas do complexo B. Dentre as diversas propriedades, considera-se que o chá de hortelã seja antisséptico, antifúngico, estimulante e antiemético (ou seja, ajuda a prevenir o vômito) em parte por possuir essas substâncias.
O chá de hortelã ainda tem ação diurética, que é sem dúvida a propriedade mais responsável por ajudar no emagrecimento de quem o consome. Ao criar uma maior sensação de saciedade, a bebida também evita que se cometa excessos ao reduzir o apetite.
Então, para preservar todos estes benefícios, vamos aprender como fazer chá de hortelã?

Como fazer chá de hortelã

A maneira mais certa de como prepara o chá é através da infusão, uma receita que permite que ele retenha grande parte de suas propriedades terapêuticas.
Receita de chá de hortelã:
  • – 1 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã;
  • – 500 ml de água.
Aqueça a água e, após levantar a fervura, adicione as folhas de hortelã. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe em repouso por 5 até 10 minutos. Coe e sirva.

Dicas de como preparar o chá

  • Ao selecionar as folhas, escolha sempre as mais verdes e vibrantes, deixando de lado as amareladas;
  • Os talos das folhas podem ser adicionados à infusão sem problemas.
  • É uma planta de rápido crescimento, o que significa que é um bom investimento comprar um pequeno vaso de hortelã para uso doméstico. Assim é garantido que as folhas estarão sempre fresquinhas para consumo;
  • É importante não deixá-lo em infusão por mais tempo do que o indicado. Além de comprometer os efeitos do chá, isto pode deteriorar o sabor da bebida;
  • Se o interesse é perder peso, mas ainda assim deseja adoçar o chá, pode-se fazê-lo com mel;
  • O chá pode ser conservado em geladeira, mas deve-se fazê-lo na quantidade em que se espera tomar naquele dia.

Cuidados

  • Com o propósito de emagrecer, é comum tomar muito desta bebida. Entretanto, como para quaisquer plantas medicinais, o consumo em excesso pode levar à intoxicação. Antes de aumentar a frequência do consumo do chá de hortelã, deve-se consultar seu médico ou nutricionista;
  • De forma semelhante, se o consumo do chá não for associado a uma dieta balanceada e a atividades físicas regulares, não se pode esperar que tenha grandes efeitos. Não existe fórmula mágica para emagrecer de forma saudável;
  • A bebida é contraindicada para crianças, por terem a mucosa ainda muito sensível;
  • É possível que o chá de hortelã seja maléfico para quem possui problemas renais ou do fígado, causando danos a esses órgãos, uma vez que estudos em ratos demonstraram que a hortelã causa dano renal aos animais;
  • Em casos de gravidez e amamentação também se recomenda consumir o chá de hortelã com menor frequência;
  • É válido notar que, em todos estes casos, é necessário discutir com seu médico ou nutricionista a segurança em tomar esta bebida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas