20 Alimentos que Melhoram a Circulação Sanguínea

Coração de comidas



 Alimentos que Melhoram a Circulação SanguíneaTer um bom fluxo sanguíneo é importante para o bom funcionamento do cérebro. Com a má circulação, o cérebro pode não conseguir transportar oxigênio para os órgãos vitais do corpo, bem como distribuir nutrientes pelo organismo.

O coração é o principal órgão que mantém seu sangue circulando, por isso, é essencial que ele esteja saudável para que garanta um fluxo sanguíneo eficiente. Por isso, os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, ou seja, com baixo teor de colesterol e gordura e ricos em antioxidantes.
O que você come está diretamente relacionado com a qualidade do sangue que, por sua vez, tem um efeito direto nos vasos sanguíneos e coração. Os vasos sanguíneos são os responsáveis por transportar nutrientes, oxigênio, minerais e vitaminas para todas as células e órgãos do corpo, portanto, se ele estiver debilitado devido a uma má alimentação, isso pode desencadear diversos problemas e doenças futuras.
Portanto, para viver melhor e com mais qualidade de vida, conheça os melhores alimentos que ajudam na circulação sanguínea abaixo:

1. Laranjas

A laranja tem alto teor de vitamina C, que ajuda a diluir o sangue naturalmente e fortalece as paredes dos capilares, evitando o acúmulo de placa que leva à circulação mais fraca. A laranja pode ser consumida como sobremesa ou nos intervalos entre as refeições ou em sucos. Procure consumir a fruta ao natural ao invés de usá-la como ingrediente de receitas e doces.

2. Chocolate amargo

O cacau contém flavonoides que se encontram naturalmente em plantas e outros alimentos que melhoram a circulação sanguínea. Um estudo publicado no Circulation Journal identificou que o chocolate amargo, rico em flavonoides naturais, melhora a circulação sanguínea, quando comparado com o chocolate branco, sem flavonoides e mais gorduroso. Consumir uma pequena porção de chocolate amargo por dia pode fazer bem ao seu coração.

3. Pimenta caiena

A caiena pode ser encontrada no formato de pimenta fresca ou especiaria seca e tem sido associada ao aumento da taxa metabólica e o fortalecimento das artérias e vasos sanguíneos. A pimenta caiena é melhor quando consumida crua em saladas ou sucos, mas pode ser usada como tempero ou salteada acompanhada de legumes vez ou outra.

4. Sementes de girassol

Sementes de girassol são ricas em vitamina E, responsável por manter a formação dos coágulos sanguíneos. Por isso, as sementes são importantes alimentos que melhoram a circulação sanguínea. Assim como a semente de girassol, as azeitonas e sementes de abóboras também são alimentos que ajudam na circulação sanguínea. Eles podem ser inseridos na dieta diária, sendo colocados por cima das saladas e outras comidas da preferência.

5. Gengibre

Gengibre é conhecido por ajudar a curar problemas de náuseas e digestão, bem como aumentar a circulação sanguínea. O gengibre pode ser consumido cru, mastigado para adquirir seus benefícios advindos do suco, adicionados aos alimentos, em molhos de carnes ou até mesmo em um chá de gengibre com limão e mel.

6. Alho

alho traz enormes benefícios para a saúde e um deles é a sua característica de purificar o sangue, o que ajuda a evitar o acúmulo de placa. Outros alimentos que ajudam na circulação sanguínea que fazem parte do mesmo grupo são os rabanetes e cebolas. O alho pode ser usado em praticamente todas as receitas, desde o preparo do arroz, feijão, molhos, tempero de carnes e até mesmo saladas e legumes, por que não? Faça uso desse delicioso ingrediente para melhorar a saúde do seu coração.

7. Ginkgo biloba

Uma das espécies de árvores mais antigas do mundo é a Ginkgo biloba. Sabe-se que ela dilata os vasos sanguíneos, e ao fazê-lo, aumenta o fluxo sanguíneo. Também é utilizada para aumentar o fluxo sanguíneo no cérebro. Essa planta não é tão fácil de ser encontrada, por isso muitas pessoas se beneficiam de medicamentos e suplementos que trazem essa planta na composição.

8. Goji berries

As goji berries são frutas extraídas da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet. Destacam-se por serem ricas em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, bem como melhora os níves de colesterol, protege o coração e o cérebro. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e tem aparência semelhante às passas, com um aspecto rugoso, mas na cor vermelha. São ricas em fibras, o que ajuda a estimular o sistema imunológico, bem como aumentar a circulação sanguínea.

9. Melancia

Melancias são ricas em licopeno, que é um antioxidante natural que auxilia na circulação. O licopeno é um pigmento natural que dá a cor avermelhada aos alimentos. Além da melancia, o tomate e damascos também possuem licopeno. A melancia pode ser consumida em saladas de frutas, saladas de vegetais ou sucos.

10. Tomate

Por ser rico em licopeno, assim como a melancia, o tomate é um alimento e tanto para ser consumido sempre que possível. Assim, é um dos principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea, pois é um fruto versátil que pode ser consumido em saladas, suco, picado com carnes e em molhos.

11. Salmão e abacate

Ambos contêm ácidos graxos ômega 3 que são saudáveis para o coração. As pesquisas têm demonstrado que esta gordura saudável melhora o sistema cardiovascular e aumenta a circulação sanguínea. O salmão pode ser consumido na semana em pratos saudáveis acompanhado de vegetais de folhas verdes ou arroz branco. Fica muito bom grelhado ou desfiado em lanches naturais. O abacate pode ser consumido como vitamina, suco ou puro.

12. Sementes

Sementes de chia, linhaça e cânhamo são repletas de ácidos graxos ômega 3, fibras e antioxidantes. Também são fontes anti-inflamatórias de proteínas, que podem ajudar a reduzir o colesterol e melhorar a qualidade do sangue. Alimentos de origem animal contribuem para a acidez do sangue, enquanto proteínas de origem vegetal fazem o oposto.

13. Aveia

A aveia é um dos melhores alimentos para reduzir o colesterol do corpo, além disso tem propriedades anti-inflamatórias. Você pode obter aveia sem glúten e de preferência em grãos para obter mais benefícios. Uma pequena taça de suco, iogurte, vitamina, salada de frutas com aveia já pode melhorar o seu sangue.
Por ser rica em fibras, também ajuda no sistema digestivo e promove mais energia para realizar as atividades diárias. Assim, além de melhorar a alcalinidade do sangue, ainda pode dar mais disposição de uma forma geral. Consuma no início do dia, no café da manhã para potencializar os efeitos. Se não gostar de aveia outros grãos com efeitos parecidos são o arroz, milho, quinoa e amaranto.

14. Frutas cítricas

Frutas cítricas como limões e toranjas são alguns dos melhores alimentos que ajudam na circulação sanguínea, por terem pouco açúcar e por ter propriedades anti-inflamatórias. Têm a função de alcalinizar o sangue, apesar de ter um aspecto ácido por fora e possui altas doses de vitamina C.
As frutas cítricas também são fáceis de serem digeridas. Você pode espremer o suco em saladas, molhos de carnes em um contraste agridoce, sucos, mas não deixe de consumir a fruta inteira e pura, pois contém fibras importantes e solúveis para o coração.

15. Oleaginosas

Amêndoas e nozes são alimentos que melhoram a circulação sanguínea, pois possuem componentes especiais antioxidantes que promovem estes benefícios. Amêndoas contêm vitamina E, que combate a inflamação e as nozes contêm gorduras ômega 3. Consuma a versão crua sempre que possível, uma vez que cozidas tornam-se mais ácidas. Amêndoa crua ou manteiga de nozes são excelentes maneiras de consumi-las, bem como em mingaus, saladas de vegetais e saladas de frutas.

16. Folhas verdes

Independente do vegetal verde que você escolher, qualquer um deles pode trazer ótimos benefícios para a sua saúde e circulação. Os vegetais verdes são os alimentos mais alcalinizantes que existem, porque contêm as fontes mais densas de clorofila do que qualquer ouro alimento. A clorofila tem a função de limpar o sangue e também o fígado, que é responsável por filtrar o sangue.
Também são grandes fontes de vitaminas C e K. Vegetais como espinafre, couve, nabo, rúcula, alface e almeirão são excelentes escolhas de alimentos que melhoram a circulação sanguínea. Consuma em saladas, lanches naturais, sucos funcionais ou em sopas.

17. Açaí

O açaí contém mais antioxidantes do que qualquer outra fruta, superando até mesmo os mirtilos (blueberries). Além disso, são importantes fontes de ômega 3, atuam na saúde do coração reduzindo o colesterol ruim e, consequentemente, melhorando a circulação sanguínea.

18. Pepinos

Pepinos têm efeitos parecidos com o aipo por sua capacidade de eliminar resíduos e toxinas, além de fornecer água, potássio, vitamina C e fibras que melhoram o fluxo do sangue no corpo. Pepinos têm propriedades anti-inflamatórias, mas lembre-se de comprar na forma orgânica sempre que possível, para reduzir a exposição a pesticidas. Podem ser consumidos em saladas, sucos funcionais, sopas ou gratinados.

19. Aspargos

Aspargos são outros alimentos que melhoram a circulação sanguínea por eliminar toxinas e resíduos. Ele também funciona como um diurético devido ao elevado teor de potássio e contém importantes vitaminas B, tais como o ácido fólico, além da vitamina C e fibras. É também uma rica fonte de proteína, em 6 talos de aspargos há 4 gramas de proteína.

20. Pimentão vermelho

Pimentões vermelhos são ricos em vitamina C. Sabe-se que um único pimentão contém mais vitamina C do que a quantidade que você precisa em um dia! São também uma boa fonte de fibras, antioxidantes e são hidratantes naturais para o corpo, o que ajuda a melhorar o fluxo do sangue. Os pimentões são alimentos versáteis e saborosos que podem ser consumidos crus em sopas, saladas ou gratinados com legumes, no acompanhamento de carnes ou em molhos.
Lembre-se de consumir frutas, legumes, cereais integrais, gorduras saudáveis e todos esses alimentos que melhoram a circulação sanguínea. Eles vão te ajudar a melhorar a saúde do corpo de uma forma geral. Além disso, não se esqueça de consumir bastante água e se mexer, pois nada melhor do que combater a má circulação do que manter o corpo em movimento, afastando o sedentarismo.
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Como Fazer Chá de Romã – Receita e Dicas