sexta-feira, 17 de julho de 2015

Benefícios do Pólen – Para Que Serve e Propriedades

Pólen

Quando ouvimos falar em pólen, imediatamente somos remetidos a flores, no entanto, os benefícios do pólen vão muito além disso. Hoje, sabemos que se estendem a tratamentos alternativos para algumas patologias.

O pólen está presente nas flores, e quando transportado de uma flor para outra, ocorrerá a polinização que permitirá a fecundação, e posteriormente, a formação de um fruto.
Os principais agentes polinizadores são os insetos, entre eles a abelha, mas alguns pássaros também executam essa mesma função, como o beija flor.
Ao pousar no miolo de uma flor, o inseto ficará impregnado de pólen, e ao voar para outra flor, carregará esse pólen em seu corpo, e assim acontece o que conhecemos por polinização.

Benefícios do pólen 

Agora que entendemos o processo de polinização, precisamos entender para que serve de fato o pólen. Alguns estudos relatam os benefícios do pólen nos seguintes casos:
  1. Estimulante do apetite, também poderá ajudar a combater a anorexia;
  2. Ajuda a combater o envelhecimento prematuro;
  3. Diminui os sintomas da TPM, como o inchaço, ganho de peso, irritabilidade, etc;
  4. Alivia dores nas articulações (reumatismo);
  5. Tratamento de desnutrição infantil devido à presença de ferro, cobre e magnésio;
  6. Ajuda a combater a fadiga mental, melhorando a atividade cerebral e a memória;
  7. Trata feridas na boca;
  8. Favorece o metabolismo das gorduras, portanto, ajuda o fígado a combater o mau colesterol;
  9. Alivia dores ao urinar;
  10. Coadjuvante no tratamento de doenças de próstata;
  11. Tratamento de anemia. Pacientes tratados com pólen de abelhas têm seus níveis de hemoglobina aumentados consideravelmente;
  12. Alivia problemas intestinais como prisão de ventre, diarreia e colite;
  13. Desintoxicação por alta ingestão de álcool;
  14. Tratamentos para pele como eczema, acnes e assaduras;
  15. Tratamento de rinite alérgica (febre do feno);
  16. Controle do peso. Leia mais, a seguir;
  17. Melhora a resistência durante o treino. Leia mais, a seguir.
Todos os benefícios do pólen relatados nesse artigo, não sugerem a substituição de tratamentos médicos convencionais por pólen. São apenas indicações coadjuvantes, que deverão ser discutidas com seu médico de confiança.

Pólen e massa muscular

O pólen é o único alimento que concentra todos os aminoácidos necessários à saúde. Está sendo utilizado por atletas e praticantes de fisiculturismo para ajudar durante os treinamentos, fornecendo energia instantaneamente. Dessa forma, consegue se obter resistência para treinar por mais tempo.
Seus aminoácidos vão ser importantes no pós-treino, quando os músculos extenuados precisarão se recompor.
Lananaki, o treinador da equipe de atletismo finlandesa dos Jogos Olímpicos de 1972, revelou:
“A maioria de nossos atletas tomam suplementos alimentares de pólen. Nossos estudos mostram que isso melhora significativamente o seu desempenho. Não houve resultados negativos desde que começamos a fornecer pólen aos nossos atletas.”

Pólen e controle do peso

Os benefícios do pólen são importantes para quem deseja perder peso ou controlá-lo, corrigindo possíveis desequilíbrios químicos no metabolismo do corpo, que poderiam ser uma das razões do ganho de peso.
O pólen estimula os processos metabólicos, acelerando a queima calórica.
Seu teor de fenilalanina natural age como um supressor de apetite, atuando no centro de controle da fome e saciedade.
Uma das drogas artificiais sintetizadas para perda de peso é um derivado da fenilalanina, cujo nome é fenilpropanolamina, mas essa droga causa nervosismo e é viciante, podendo deixar a pessoa letárgica. O mesmo não se aplica à fenilalanina natural, presente no pólen das abelhas.

Propriedades fármaco-químicas do pólen

Vamos encontrar no pólen 18 tipos de aminoácidos, vitaminas, sais minerais, hormônios, carboidratos, enzimas e substâncias com propriedades antibióticas.
  • Aminoácidos: Os aminoácidos ajudam a construir proteínas. Encontraremos no pólen ácido glutâmico, ácido aspártico, alanina, arginina, glicina, histidina, cistina, leucina, isoleucina, metionina, lisina, felilalanina, serina, prolina, tirosina, valina, treonina e triptofano. No caso do pólen, essas proteínas são superiores às da carne, leites e derivados e ovos.
  • Vitaminas: Pró-vitamina A, todas as vitaminas do complexo B (exceto B12), e também as vitaminas C, D, E, P e H;
  • Sais minerais: Entre seus sais minerais destacamos o potássio, manganês, silício, fósforo, sódio, cálcio, enxofre e ferro;
  • Carboidratos: Frutose, amido e lactose.

Pólen é seguro para qualquer pessoa?

Embora seja um produto natural, os benefícios do pólen não se estendem a todas as pessoas. Deverá ser evitado nos seguintes casos:
  • Indivíduos que tenham alergia a ele. Nesse caso, se ingerido, a reação alérgica poderá ser grave, incluindo falta de ar, urticária e edema de glote;
  • Mulheres grávidas, porque existe uma preocupação de que o pólen possa estimular o útero, e dessa forma, ameaçar o transcorrer normal dessa gravidez, podendo, em casos extremos, provocar aborto;
  • Durante a amamentação, porque não há estudos suficientes sobre a influência do pólen sobre os bebês;
  • Mulheres com propensão a hemorragias não deverão fazer uso do pólen, porque poderá ocorrer um aumento do sangramento.

Como consumir?

Encontraremos o pólen vendido em pó ou em cápsulas.
O pó poderá ser adicionado a qualquer líquido de sua dieta (sucos, leite, iogurte), bem como polvilhado sobre uma fruta, ou outro alimento.
Quem preferir praticidade, consuma o produto na fórmula de cápsulas, respeitando orientações do fabricante ou de seu médico.

Dicas

  • Tanto o sabor, quanto a coloração do pólen dependem da sua origem floral, portanto, não estranhe caso encontre pólens mais claros e mais escuros. Isso em nada interfere em suas propriedades;
  • A ação do pólen no organismo é lenta e progressiva, ou seja, não se notará seus benefícios na primeira dose. Os primeiros resultados levarão, no mínimo, três semanas;
  • Não se deve fazer uso contínuo de pólen. O ideal é intercalar seu consumo com iguais períodos de descanso.

Curiosidades

  • O pólen das abelhas não pode ser sintetizado em laboratórios;
  • Para produzir uma colher de chá de pólen, uma abelha trabalhou oito horas por dia, durante um mês.

Considerações finais

Segundo os pesquisadores do mundo todo, o pólen das abelhas é um alimento completo, incluindo vários nutrientes que não estão presentes nos produtos de origem animal.
Suas proteínas são mais ricas que qualquer tipo de proteína animal. Tem mais aminoácidos do que a carne, o leite e seus derivados e ovos, portanto, para os casos onde não há contraindicações, o pólen das abelhas deverá passar a fazer parte dos complementos alimentares diários.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...