Quase 2 milhões em coimas por distribuição ilegal de medicamentos


Mais de 100 processos de contra-ordenação ligados à distribuição ilegal de medicamentos foram instaurados em Portugal, desde 2012, revelou esta sexta-feira o Infarmed.

A distribuição ilegal de medicamentos é por vezes uma das causas de ruptura dos stocks e de dificuldades no acesso a alguns remédios por parte dos doentes. Os dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) mostram que o número de medicamentos identificados como problemáticos, quanto ao seu acesso por parte dos utentes, baixou de 54, em 2012, para 14, este ano. 

Desde Dezembro de 2012, as autoridades realizaram 689 inspecções a entidades do circuito do medicamento com o objectivo de averiguar falhas. Destas inspecções resultaram 109 processos de contra-ordenação relacionados com a distribuição ilegal de fármacos.

As coimas, que em 2014 passaram para um limite máximo de 180 mil euros (quando era de 44 mil euros), foram aplicadas num valor próximo de dois milhões de euros.

 O Infarmed recorda que, em Setembro de 2013, foi criado um mecanismo de notificação prévia obrigatória para a exportação de medicamentos tidos como essenciais (definidos numa lista). Ao abrigo desta medida, foi proibida a exportação de mais de 185 mil embalagens de fármacos.

Para colmatar rupturas de fornecimento de medicamentos que não tenham alternativa, o Infarmed anunciou que foram concedidas 149 autorizações de utilização excepcional, desde Janeiro de 2013 até hoje.

Hoje, o Infarmed assinou um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias, com a indústria e com os grossitas de forma a desenvolver o conceito de via verde do medicamento, que pretende garantir que o doente tenha sempre acesso a um fármaco, desde que tenha consigo uma receita médica.

"A via verde assenta na disponibilização pelos laboratórios de stock dedicado residente nos grossistas e na sua libertação célere para as farmácias, perante necessidades reais dos doentes", refere a apresentação do Infarmed, acrescentando que se pretende assegurar "o acesso aos medicamentos de notificação prévia em qualquer farmácia a todos os doentes que apresentem receita médica".

Trata-se de um sistema com uma plataforma gerida e controlada pelo Infarmed, através da qual os intervenientes do circuito - indústria, distribuidores e farmácias - assegurarão a disponibilidade de um medicamento, sempre que este não tiver grandes disponibilidades no mercado. 

Este "mecanismo excepcional", que não deve ser a forma dominante de abastecimento do mercado, pretende que o medicamento seja entregue ao doente no prazo máximo de 12 horas após a encomenda pela via verde.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas