A Melhor Dieta Para Gordura no Fígado – Aprenda Como Tratar

Fígado

FígadoFígado: Gordura no fígado é “o acúmulo de excesso de gordura nas células do fígado.” De Acordo com a American Liver Foundation (Fundação Hepática Americana), um dos maiores fatores de risco para gordura no fígado é a obesidade, que é causada por um excesso no consumo de calorias.


Outros fatores de risco incluem diabetes, colesterol ou triglicérides alto, abuso de álcool, cirurgia de redução de estômago, certos medicamentos e desnutrição. 

Não há nenhuma definição médica de como tratar gordura no fígado, mas perder peso pode ajudar a prevenir e tratá-la. Aprenda aqui a melhor dieta para gordura no fígado.

Frutas e Vegetais

Frutas e vegetais oferecem vários nutrientes valiosos, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune do corpo e evitam infecções e doenças. A Fundação Hepática Americana sugere uma dieta para gordura no fígado rica em frutas e vegetais, para reduzir os sintomas.

Frutas e vegetais são ricos em nutrientes e contêm poucas calorias, características que ajudam a apoiar um controle de peso saudável, que também pode ajudar a prevenir ou tratar a gordura no fígado. Incorpore uma variedade de frutas frescas e coloridas regularmente para os melhores resultados. Frutas e 
vegetais particularmente ricos em antioxidantes incluem mirtilo, cereja, framboesa, laranja, toranja, mamão papaia, tomate, espinafre, brócolis, couve, folhas de mostarda e pimentão.

Grãos Inteiros

Grãos inteiros oferecem vitaminas, minerais, antioxidantes, e fibra alimentar. A ingestão de grãos inteiros está associada a um risco reduzido de doença cardíaca, diabetes e outras condições sérias. 

Alimentos com um índice glicêmico alto, ou aqueles que afetam os níveis de açúcar no sangue drasticamente, podem exacerbar sintomas de gordura no fígado, enquanto uma dieta rica em alimentos com baixo índice glicêmico pode ajudar a prevenir ou tratar a doença.

Grãos inteiros são pouco glicêmicos e fontes nutritivas de carboidratos. Se você tem, ou tem risco de ter gordura no fígado, substitua alimentos com carboidratos processados, como pão branco, cereais açucarados e lanches processados, que oferecem pouco valor nutricional e podem prejudicar os níveis de açúcar no sangue. 

Escolhas valiosas de grãos inteiros incluem aveia, triquilho, espelta, cevada, arroz integral ou selvagem e centeio. Incorpore uma variedade de grãos inteiros na sua dieta e colha muitos benefícios.

Gorduras Insaturadas

Gorduras insaturadas, como aquelas encontradas nas castanhas, sementes e óleos vegetais, promovem a saúde cardíaca, funcionamento cerebral e bem estar físico geral quando consumidas nas quantidades adequadas. 

Gorduras saturadas e trans, comumente encontradas em alimentos fritos, carne vermelha e laticínios integrais, aumentam o risco de doenças e podem ser prejudiciais para aqueles com gordura no fígado, de acordo com a edição de setembro de 2012 do “American Journal of Physiology” (Revista Americana de Fisiologia).
Fígado

Escolhas de gorduras saudáveis para uma dieta para gordura no fígado incluem azeite de oliva, óleo de canola, nozes, amêndoas, abacate e sementes. 

Ômega 3, uma gordura essencial que o corpo não produz, é encontrado no salmão, atum, pescada, sardinha, nozes e óleo de canola. Incorpore uma variedade de fontes de gorduras saudáveis na sua dieta para colher muitos benefícios. 

As gorduras alimentares ajudam na absorção de nutrientes, portanto ingira-as com refeições nutritivas que incluem vegetais, frutas e/ou grãos inteiros para aumentar os benefícios.

Proteína e Laticínios

As melhores proteínas para ajudarem com o controle e perda de peso são de fontes magras, como aves, ovos, soja, carnes magras, peixe, frutos do mar, feijão e legumes. 

Excesso de gordura e calorias pode ser reduzido removendo toda a gordura visível e a pele de carnes e aves antes de cozinhar e usando métodos saudáveis de cozimento, como grelhar, cozinhar no vapor, assar. Os laticínios mais saudáveis incluem leites, queijos e iogurtes semi desnatados ou desnatados.

Alimentos com Pouco Colesterol

Colesterol é um tipo de gordura encontrada em produtos animais. Uma reportagem na edição de agosto de 2011 do “World Journal of Gastroenterology” (Revista Mundial de Gastroenterologia), recomenda uma dieta para gordura no fígado com poucas gorduras saturadas e trans.

Alimentos ricos em gorduras ômega, como peixes, azeite de oliva e castanha são recomendados para ajudar a tratar gordura no fígado. A reportagem também recomenda alimentos com poucos açúcares simples e xarope de milho.

Bebidas Não Alcoólicas

Álcool estressa o fígado e é ligado a doenças hepáticas. De acordo com o Centro Médico Pacífico na Califórnia, apenas uma garrafa de cerveja ou uma taça de vinho pode contribuir para gordura no fígado. 

A Fundação Hepática Americana encoraja indivíduos com gordura no fígado a evitarem álcool. Exemplos de bebidas não alcoólicas incluem água, suco, refrigerante, chá, café, isotônicos e leite.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas