Benefícios da Chicória – Para Que Serve e Propriedades

Chicória
A chicória é uma erva oriunda da Europa e da Ásia que é utilizada como planta medicinal e apresenta somente 23 calorias a cada porção equivalente a 100 g.

Ela também é nutritiva e serve como fonte das vitaminas A, B6 e C, além de oferecer fibras, proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, ferro e magnésio ao organismo de quem consome o vegetal em suas refeições.

Para mostrar como é vantajoso incluir esse alimento nas refeições, vamos conhecer alguns benefícios da chicória e descobrir para que serve esse alimento, que apesar de ser originário da Europa também é cultivado no continente americano.

1. Perda de peso

Com somente sete calorias a cada porção equivalente a uma xícara e 23 calorias por 100 g, podemos afirmar que a perda de peso é um dos benefícios da chicória. Isso porque ela é um alimento com baixo valor energético, que contribui com a redução do número de calorias ingeridas, mas ainda assim fornece nutrientes necessários ao organismo.

Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidade de Maastricht, na Holanda, identificou que uma fibra encontrada na raiz da chicória pode ajudar a diminuir o consumo de calorias.

Os autores do experimento que foi publicado no British Journal Of Nutrition (Jornal Britânico de Nutrição, tradução livre) testaram a substância em voluntários ao longo de um período de 10 dias e verificaram que essa redução na ingestão alimentar não alterou os níveis normais de fome e saciedade dos participantes.

Por mais que o estudo não tenha continuado a monitorar os efeitos da raiz da chicória nessas pessoas, é de se esperar que se essa diminuição no consumo calórico permanecesse, eles experimentariam a perda de peso, até porque a combinação dessa fibra da chicória com outra de sus

propriedades, o probiótico inulina, atua na regulação do hormônio grelina, que está associado à sensação de fome. Esse efeito pode aumentar a saciedade no organismo e causar a redução na ingestão alimentar, como foi visto no experimento.

2. Músculos e articulações

Para quem sofre com dores nos músculos e articulações ou possui o costume de praticar exercícios físicos com frequência e deseja evitar esse tipo de problema para não atrapalhar o seu treino, também há benefícios da chicória. Isso porque ela pode ser utilizada como um anti-inflamatório para tratar dores musculares e nas articulações.

3. Sistema digestivo

Um dos benefícios da chicória ainda é colaborar com o bom funcionamento do sistema digestivo. Ela traz essa vantagem por conta da inulina, que age na redução da acidez do organismo e combate problemas como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), a indigestão e a azia.

O seu teor de fibras ainda fornece efeitos como o aumento dos movimentos intestinais e peristálticos (que ocorre no involuntariamente na musculatura do tubo digestivo e contribuem para que o bolo alimentar seja expelido) e promove a secreção dos sucos gástricos.

Tudo isso contribui para a melhoria da digestão, a prevenção da constipação (prisão de ventre) e diminuição das chances de desenvolvimento de problemas gastrointestinais mais graves, como câncer do estômago e do cólon.

4. Coração

Ainda por conta da presença de inulina em sua composição, a chicória reduz os níveis do colesterol ruim no corpo, o LDL, que é responsável por doenças como arteriosclerose (doença degenerativa das artérias), hipertensão alta e pode aumentar as chances de ataques no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

No entanto, vale registrar aqui que esse efeito do probiótico acontece geralmente no organismo de pessoas que consomem altas quantidades de carboidratos, já em outros casos é raro de ocorrer.

Além disso, pesquisas científicas já indicaram que devido à presença dos antioxidantes chamados de fenóis, ela pode melhorar bastante o equilíbrio de sangue e plasma no corpo, o que diminui as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

5. Dores causadas pela artrite

O vegetal reduz as dores causadas por condições como a artrite e a osteoartrite, problema que degenera a cartilagem das articulações, altera as estruturas dos ossos que cercam a região e é geralmente observado nas mãos, joelhos, coluna e na articulação da coxa e do fêmur.

Um estudo feito no ano de 2010 mostrou que 70% pacientes diagnosticados com osteoartrite e que participaram de um experimento em que o problema era tratado com a chicória afirmaram ter experimentado uma melhora em relação às dores causadas pela doença.

6. Sistema imunológico

Em relação ao sistema imunológico, há benefícios da chicória por conta de seus efeitos antibacterianos e de seus fitoquímicos, que agem como se fossem antioxidantes, e eliminam os radicais livres da corrente sanguínea, algo que diminui o risco do surgimento de doenças graves como câncer e problemas no coração.

7. Ansiedade e estresse

Quem sofre com complicações como ansiedade, estresse e dificuldades para dormir também pode tirar proveito da ingestão de chicória. Por conta de seu efeito sedativo, ela reduz a ansiedade, deixa a mente mais sossegada e alivia o estresse.

E não custa nada lembrar aqui que a ansiedade e o estresse são fatores de risco para outros problemas de saúde como cardiopatia, desequilíbrio hormonal, insônia, envelhecimento precoce e declínio das capacidades cognitivas.

Já o extrato da raiz de chicória também pode ser utilizado como um remédio natural para melhorar a qualidade do sono.

8. Saúde dos rins e fígado

O alimento também causa uma reação diurética, aumentando a frequência da urina. Isso pode ser considerado um dos benefícios da chicória porque uma consistência saudável na urina pode auxiliar o corpo no processo de eliminação de toxinas que ficam armazenadas nos rins e no fígado, evitando assim o surgimento de doenças relacionadas à retenção dessas más substâncias no organismo.

Entretanto, se você não tem problemas para urinar, tome cuidado ao comer a chicória para não liberar água em excesso do seu corpo e sofrer com a desidratação.

Cuidados com a chicória

Mesmo conhecendo tantos benefícios da chicória para a saúde e boa forma, ainda é necessário ter alguns cuidados com o vegetal. Por exemplo, não é recomendado que mulheres gestantes consumam o alimento porque ele pode estimular a menstruação e causar um aborto.

Como não existem evidências a respeito da transferência que pode ocorrer entre mãe e bebê através do leite, a ingestão de chicória também não é indicada para mulheres que estejam em processo de amamentação de seus filhos pequenos.

Outra condição que exige cuidado é a alergia a margaridas, tasneiras e calêndulas. Quem sofre com esse problema pode ter reações alérgicas ao comer o vegetal e deve, portanto, conversar com o médico de confiança antes de integrar o alimento às suas refeições.

As pessoas que possuem cálculo biliar ainda são aconselhadas a não exagerarem ao comer a chicória, tendo em vista que ela pode agravar o problema. Aqueles que têm histórico de vesícula biliar também são orientados a consultar o médico antes de comer o vegetal.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas