Benefícios da Uva – Para Que Serve e Propriedades

beneficios da uva

UvaUva:Benefícios da Uva – Para Que Serve e Propriedades Além de práticas e gostosas, quais são os maiores benefícios da uva? Que propriedades fazem dela um alimento tão saudável?

De várias cores e diversos tons: roxo, verde, vermelho, amarelo, rosa, e até preto, as uvas existem em grande número de espécies, cerca de 60, e em milhares de variedades.

As variedades voltadas para o consumo como fruta fresca são chamadas uvas de mesa, existindo versões sem sementes e geralmente têm casca mais fina e são maiores.

Já as variedades utilizadas na produção de vinho (na Itália são mais de mil variedades diferentes), tendem a ser de tamanho menor, com a casca mais grossa e possuir sementes.

Apesar de a região do Mediterrâneo ser sempre lembrada como produtora de uvas, elas são originárias de diversas partes do mundo como Ásia, África e 
América do Norte e desempenham papel fundamental na história da humanidade, sendo cultivada desde 5.000 anos a.C.

A seguir você entenderá quais os benefícios da uva, suas propriedades e para que serve essa fruta tão famosa.

Para que serve a uva?

Os diferentes tipos de uvas podem ser consumidos diretamente, depois de lavadas, adicionados a saladas de frutas e até mesmo saladas de legumes e verduras, ou ainda adicionados a diversas receitas conferindo sabor doce sem a necessidade de adição de açúcar.

Muitas variedades podem ser utilizadas na produção de vinhos e também passar por um processo de secagem para dar origem às uvas passas.

O consumo de uvas das mais diferentes formas pode trazer muito benefícios à saúde pelas suas excelentes propriedades nutritivas. Veremos agora quais são.

Propriedades da uva

A uva é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, ainda que contenha uma quantidade razoável de carboidratos, eles não são absorvidos rapidamente, evitando aumentos muito grandes na glicemia.

Uma porção de 150g de uva fornece cerca de 104 calorias, sendo que a maior parte vem de carboidratos (27g). Contém ainda pequenas quantidades de proteínas (1g) e gordura (menos de 0,5g). Possui uma quantidade discreta de fibras, 1,3 g em 150g da fruta.

A uva ainda é uma excelente fonte de vitamina K e cobre e uma boa fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C. Uma porção de 150g contém 25% das necessidades diárias de vitamina K e 21% das de cobre.

Fonte das melhores propriedades das uvas, a enorme variedade de fitonutrientes é o maior diferencial da fruta. 

Elas contêm: resveratrol, flavonoides (catequinas, epicatequinas, quercetina, etc), ácidos fenólicos (ácido cumárico, ácido gálico, etc.) e carotenoides (betacaroteno, luteína e zeaxantina). Possui ainda melatonina.

Benefícios da Uva – Para que serve

Os benefícios da uva para a saúde humana são inúmeros. Listaremos a seguir os mais importantes, que mostrarão porque inserir o consumo de uva no seu cardápio pode ser muito bom. Veja como as propriedades da uva podem impactar sua saúde e boa forma.

1) A uva pode auxiliar na perda de peso

Um dos principais benefícios em utilizar a uva em uma dieta para perda de peso é o fato de ela ser uma opção de lanche rápido e saboroso entre as refeições com uma quantidade relativamente baixa de calorias, evitando o consumo de petiscos industrializados, cheios de gordura e açúcar.

A uva contém ainda um pouco de fibra, que ajuda na saciedade e funcionamento intestinal e é muito importante em dietas de emagrecimento.

Além disso, um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition and Exercise Metabolism, em 2014, identificou que o resveratrol, um dos compostos antioxidantes presentes na uva, pode ser capaz de aumentar o gasto energético no tecido muscular, ajudando a queimar mais calorias naturalmente.

Ele ainda levou a um ganho de peso menor em camundongos alimentados com uma dieta rica em gorduras em comparação a animais que não receberam resveratrol. 

Mais estudos são necessários para embasar com maior segurança esse achado, porém já podemos considerar um indicativo do poder do resveratrol também no aumento do metabolismo e perda de peso.

2) A uva pode ajudar no ganho de massa muscular

O ganho ou, mais precisamente, a construção de massa muscular depende de um fornecimento adequado de nutrientes para os músculos. Como excelente fonte de carboidratos, a uva pode ajudar na recuperação e síntese de fibras musculares. 

Tomar um suco de uva (sem açúcar claro) após o treino, por exemplo, facilita a recuperação metabólica e ativa a síntese proteica o que leva a mais massa magra.

A ação do resveratrol sobre a atividade enzimática nas mitocôndrias pode ainda melhorar a capacidade de produção energética, aumentando a eficiência muscular e facilitando a síntese proteica, que também precisa de energia disponível para ocorrer. Mais estudos são necessários nesse aspecto.

3) A uva confere proteção cardiovascular

A abundante quantidade de compostos antioxidantes na uva promove a saúde do sistema cardiovascular, pois ele é o mais susceptível à ação danosa das espécies reativas de oxigênio, uma vez que a concentração de oxigênio no sangue é elevada. 

As células e as paredes dos vasos sanguíneos quando sofrem estresse oxidativo ficam sobre estado inflamatório, originando doenças como arteriosclerose e outras condições patológicas cardiovasculares.
As uvas são capazes de melhorar a:
  • Regular a pressão arterial
  • Regular o colesterol total
  • Regular o colesterol ruim (LDL) e seu nível de oxidação
  • Reduzir a probabilidade de agregação de células às paredes dos vasos
  • Reduzir as concentrações de espécies reativas de oxigênio (agentes oxidantes)
  • Regulação da agregação plaquetária
  • Melhorar a vasodilatação pela liberação de óxido nítrico nas células das paredes dos vasos
  • Melhorar a inflamação
  • Melhorar os níveis de glutationa no sangue
  • Reduzir os riscos de ataque cardíaco
Todos esses efeitos garantem um excelente nível de proteção cardiovascular.

4) A uva protege o sistema nervoso

Pesquisadores da Suíça descobriram que o resveratrol pode proteger contra doenças neurodegenerativas por prevenir a os danos oxidativos dos radicais livres que estão ligados ao desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

O resveratrol pode ainda aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a velocidade de resposta mental e desempenho cognitivo.

Estudos com aninais ingerindo extrato de uva e humanos ingerindo o suco da fruta também indicaram uma melhora no desempenho mental, redução da acumulação de espécies reativas de oxigênio e de moléculas que sinalizam o processo inflamatório.

Mais estudos são necessários para investigar mais a fundo a ação do resveratrol e da uva nessas condições, porém podemos afirmar que existe um grande potencial benéfico.

5) A uva protege contra a radiação

A exposição aos raios ultravioletas da luz solar é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele. 

Vários estudos indicaram que o resveratrol é capaz de proteger a pele contra a ação lesiva desses raios, prevenindo a ocorrência do câncer.

A proteção contra a radiação também pode ser benéfica para pacientes que já são portadores de câncer e que precisam fazer tratamentos com radioterapia, que pode ter um efeito sobre outras células saudáveis do organismo.

6) A uva aumenta a longevidade

Estudos sobre longevidade indicaram que existem alguns genes envolvidos nesse processo. Eles podem ser ativados por uma dieta que garanta uma boa nutrição, porém com baixas calorias. 

Estudos recentes mostraram que o resveratrol também pode ter um papel ativador destes genes, promovendo uma vida longa e saudável.

7) A uva protege contra o diabetes

Os compostos vegetais presentes na uva parecem ter também um excelente benefício no controle dos níveis sanguíneos de açúcar, a glicemia. Pesquisas mostraram que a suplementação com resveratrol promoveu uma queda de 10% na glicemia de pacientes com estado pré-diabético.

Além disso, ele pode melhorar a sensibilidade das células do organismo à insulina. Um quadro de resistência à insulina é característico de doenças como síndrome metabólica e é fator de risco para desenvolvimento de diabetes, causando picos de insulina e hipo e hiperglicemia.

8) A uva combate a inflamação

A partir de diversos estudos, existem diversas razões pelas quais é possível concluir que, assim como a ação antioxidante, a uva tem um grande potencial anti-inflamatório. 

Isso porque parece reduzir as concentrações de substâncias produzidas pelo organismo que são mediadores do processo inflamatório, ou seja, promovem a inflamação nos diversos tecidos e podendo causar muitas doenças. Também parece haver uma ação sobre algumas enzimas pró-inflamatórias.

9) A uva pode combater infecções

Os fitonutrientes presentes na uva ainda indicam ter ação contra micro-organismos, o que pode ser um potencial agente no auxílio ao combate a doenças infecciosas. Mais estudos são necessários nessa área.

10) A uva é fonte de vitamina K e Cobre

Além dos benefícios citados anteriormente, na sua maioria devidos à presença de compostos fitoquímicos como flavonoides e resveratrol, a uva beneficia a saúde dos ossos e a coagulação sanguínea pela presença de vitamina K e também o transporte de oxigênio por todo o corpo por fornecer cobre, que participa do processo de fixação de ferro na hemoglobina.

Pontos Importantes

  • O resveratrol está presente em todas as partes da uva, porém está em maior concentração na casca, por isso, se possível, prefira consumir a uva por completo. Outros componentes, além do resveratrol também estão em maior quantidade na casca.
  • O cultivo de uva pode ser realizado aplicando-se muitos agentes defensivos, causando um acúmulo desses compostos prejudiciais à saúde na fruta. Assim, prefira as versões orgânicas sempre que possível.
  • Prefira consumir a fruta fresca. O aquecimento pode levar à perda de grande parte das suas propriedades nutritivas.
  • Os sucos de uva industrializados podem ter um apelo saudável, porém é preciso ter cuidado, pois podem ser apenas pequenas quantidades da fruta e muito açúcar adicionado.
  • O resveratrol também pode ser encontrado no vinho, porém, é claro, é sempre preferível o consumo da fruta fresca. Caso opte pela bebida, é indicado no máximo um cálice ao dia.
  • O conteúdo de resveratrol pode variar entre diferentes variedades de uva e com diferenças entre fatores ambientais de cultivo.
  • Existe a possibilidade também de adquirir o resveratrol através de suplementos alimentares na forma de cápsulas ou comprimidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas