domingo, 17 de janeiro de 2016

Benefícios de Grãos Germinados e Como Fazer Em Casa

Grãos germinados

 Benefícios de Grãos GerminadosBenefícios de Grãos Germinados e Como Fazer Em Casa:Vida criando vida… Pouquíssimo difundida no Brasil, infelizmente, a alimentação através dos grãos germinados é simplesmente maravilhosa!

Quando comemos verduras, frutas, legumes e tudo mais que veio da terra, estamos ingerindo alimentos saudáveis, porém, a partir do momento em que foram colhidos, começaram a morrer. Fato é que, após alguns dias, murcharão e apodrecerão.

Vão perdendo dia a dia seus nutrientes e vitaminas, e todas as suas propriedades, à medida em que o tempo passa.

Uma fruta colhida e consumida na hora, é nutricionalmente muito mais rica do que a outra que está num supermercado há vários dias.

Alimentos vivos

Não há nada mais vivo que uma semente germinando. É vida brotando em seu interior, rompendo o envoltório da casca e começando a crescer, gerando uma nova planta, uma nova vida. Os grãos germinados são alimentos vivos.

Processo de germinação

Uma semente é vida em estado latente. Poderá durar muito tempo, conservando dentro de si a energia armazenada para desenvolver uma nova planta.

Essa semente precisa de um “start” para começar a se desenvolver. No momento em que é colocada na água, passará a absorvê-la por osmose, para o seu interior.

A água é o alimento que a semente precisa para começar a se desenvolver. Os grãos começarão a reter essa água, de forma ainda imperceptível para nós, até que, de repente, conseguiremos ver que estão crescendo, enquanto isso, no interior dessa semente a vida já começou a se manifestar. 

Em pouco tempo, dará sinal de sua presença, rompendo a casca.

Durante esse processo, os nutrientes dessas sementes podem triplicar. Por esse motivo, as sementes germinadas são tão saudáveis.

O que pode ser germinado

Na verdade, quase todas as sementes, grãos, leguminosas e oleaginosas.

Alguns feijões têm uma toxicidade elevada e não devem ser germinados, por esse motivo, o feijão indicado para esse processo é o azuki, que chega a ser ainda mais saudável que os feijões tradicionais.

Como fazer em casa

O processo de germinação de sementes é bastante simples. Não requer prática, nem tampouco, habilidade, somente paciência.

Para isso não há necessidade de equipamentos sofisticados e tecnologia avançada.

Nesse procedimento inicial, as sementes absorverão água e aumentarão seu tamanho. Algumas poderão até ter iniciado a germinação.

As sementes com casca deverão passar por todas as etapas abaixo. No caso de sementes sem a casca (nozes, avelãs, amendoim, girassol, amêndoas, etc), o procedimento se encerra na etapa 8.

10 passos para germinar grãos em casa

Você vai precisar de grãos, sementes e água, filtrada de preferência.

Escolha um pote de vidro que esteja limpo, afinal, as sementes serão consumidas e não plantadas;

Preencha aproximadamente 30% da capacidade desse pote com a semente desejada, previamente lavada;

Complete até o volume atingir 80% do pote, com água filtrada e tampe. Essa tampa poderá ser de plástico com furinhos feito por você. O importante é a passagem de ar;

Cubra com um pano. As sementes germinam melhor no escuro;

Guarde esse frasco, por aproximadamente 8 horas*;

Após esse tempo, descubra o pote e destampe;

Lave bastante essas sementes. É importante que todas as toxinas, bactérias e sujeiras que estavam nos grãos sejam eliminadas;

Após a lavagem, vire o pote tampado, de cabeça pra baixo, para escorrer toda a água. É muito importante que o excesso de água seja totalmente retirado;

Deixe o pote inclinado, escorrendo, e cubra novamente com um pano. Aguarde mais 8 horas;

Pronto! Quando você descobrir o pote, passado esse período, vai ter centenas de grãozinhos brotando, fervilhando vida e energia. Você já pode consumi-los!

No vídeo abaixo, há uma aulinha básica bem simples de ser seguida e entendida.


Benefícios dos grãos germinados

Aumentam a imunidade;

Maior concentração de nutrientes do que em sua forma original após passar por cozimento;

Baixas calorias, muitas proteínas, muitas fibras (solúveis e insolúveis). Combinação perfeita para quem quer perder peso. Grãos germinados emagrecem porque a maior quantidade de fibras aumentam a sensação de saciedade;

As leguminosas germinadas não provocam flatulência, coisa que ocorre frequentemente após seu cozimento;

Ricos em vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, proteínas, ferro, enzimas, minerais e aminoácidos;

Alto teor de antioxidantes;

Melhoram o processo intestinal, facilitando seu esvaziamento;

Facilitam a digestão;

Ajuda no combate à dislipidemia (colesterol alterado);

Melhoram a disposição geral do organismo, física e emocional.

Dicas

Algumas leguminosas, como o grão de bico, podem ter sua pele retirada após a germinação, bastando apertá-la cuidadosamente entre os dedos. Esse processo elimina o excesso de celulose presente nessa pele e facilita a digestão;

O período de germinação varia de acordo com o tamanho das sementes. No caso, lentilhas e feijões azuki germinariam bem num intervalo de 8 horas. 

Sementes maiores como amêndoas, por exemplo, devem ficar por 10 a 12 horas;

Caso tenha germinado uma quantidade muito grande de sementes, não as descarte. Coloque num saquinho e leve à geladeira. Na presença do ar frio, as sementes desaceleram o processo e isso permitirá que sejam consumidas em alguns dias;

Quem mora em lugares muito quentes provavelmente deverá diminuir o tempo de germinação, assim como, os moradores de lugares frios, precisarão aumentar esse período;

Os grãos e sementes que germinaram demais, e já estão muito grandes, não são tão bons quanto os mais novinhos, que são mais saudáveis, mais cheios de energia;

Já existem grãos germinados desidratados à venda, mas é tão mais simples e saudável fazê-los em casa! Obviamente, durante o processo de desidratação, o elevado valor nutricional do grão fresco germinado se perderá.

Como e onde consumir grãos germinados

Os grãos germinados deverão ser consumidos crus, em saladas, sucos e vitaminas, preferencialmente, pois qualquer procedimento que os aqueça eliminará muito de suas propriedades, assim como qualquer outro alimento fresco que é cozido, assado ou frito.

As sementes e grãos germinados fazem parte da alimentação “raw food”.

Onde encontrar os frascos para germinação?

Devido à pouca divulgação do método, os frascos apropriados para germinação de sementes encontram-se disponíveis na internet, e não são baratos, mas dá pra adaptar com frascos comuns, obtendo os mesmos resultados.

O importante é escorrer bem a água, por esse motivo, o pote profissional vem com uma lateral inclinada acoplada à tampa. Incline o potinho ou coloque-o num escorredor de louça. Ele precisará ficar por aproximadamente oito horas escorrendo o excesso de água.

 Benefícios de Grãos Germinados

Algumas pessoas poderão ter uma certa resistência, inicialmente, aos grãos germinados, pelo fato de estarem acostumadas ao seu sabor pós cozimento. 

Essa resistência pode ser vencida, se passarem a ser consumidos em receitas, por exemplo essa:

Suco de abacaxi com semente germinada

Bata no liquidificador:

3 rodelas de abacaxi;
2 colheres de sopa de sementes de girassol germinadas sem a casca;
água gelada até adquirir a consistência desejada;
mel de agave a gosto

Beba imediatamente.

Garantimos que é uma forma sutil de iniciar o consumo dos grãos germinados, mas, diante dos benefícios, vale a pena vencer as resistências!

 

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...