Como Fazer Um Churrasco Vegetariano – Dicas e Receitas

Churrasco Vegetariano

ChurrascoChurrasco vegetariano pode ser ainda mais gostoso do que o tradicional, repleto de carnes gordurosas. Basta ter um pouco de criatividade para fazer receitas irreverentes, que impressionam inclusive aqueles amantes de carne.


Fazer pratos do gênero é algo que todo bom churrasqueiro deve saber, visto que nunca se sabe quando no churrasco existe alguma pessoa com algum tipo de tendência vegetariana. A seguir você terá algumas dicas fundamentais para um bom churrasco vegetariano e algumas receitas também.

De Olho no Rótulo

Ao comprar os ingredientes para fazer o churrasco vegetariano, existe a necessidade de ler as indicações presentes no rótulo, em principal quanto ao modo de preparo. 

Por exemplo, existem salsichas e hambúrgueres de soja que não se fazem destinados ao preparo na grelha. Quem usar os alimentos errados fica arriscado a preparar uma receita pegajosa, que fica crua por dentro e grelhada na parte externa.

Limpar a Grelha

Antes de fazer o churrasco vegetariano é preciso limpar a churrasqueira, em principal quando qualquer tipo de carne foi usado na estrutura. Vegetarianos não gostam de sentir nenhum indício, o que pode acontecer em grelhas sujas.

Uma alternativa para quem está fazendo receitas para vegetarianos e carnívoros se encontra em usar uma seção separada apenas com vegetais, queijos, entre outros. Até mesmo a fumaça entre as duas ou mais churrasqueiras devem ficar distantes, para que não interfira no sabor.

Usar Óleo nos Vegetais do Churrasco Vegetariano

Outro ponto que não pode ser ignorado em matéria de receitas vegetarianas é usar óleo antes de levar os legumes à grelha. Especialistas indicam que legumes secam quando atingem o calor e não possuem um pouco de óleo.

Antes de levar à grelha, passe uma leve camada de azeite de oliva, por exemplo. Procure não abusar, do contrário você pode acrescentar calorias desnecessárias. Esta dica também ajuda ao tempero ficar uniforme.

Cuidado! Não Queime os Vegetais

Alguns vegetais demoram 1 minuto para cozinhar, já outros levam mais tempo. Vegetais densos, como batatas, por exemplo, demandam maior cozimento. Manter no alto calor em longo tempo faz com que fiquem assadas por fora e cruas na parte interna.

Por este motivo que, ao usar este tipo de alimento, é preciso cortar em fatias finas antes de levar ao fogo, ou embrulhar com papel alumínio. Outro ponto – para não queimar o seu churrasco vegetariano, procure sempre mover os legumes à parte fria da grelha. Deixe no lado quente apenas para pegar uma cor no final.

Vegetais Menores na Grelha

Para fazer com que vegetais menores na grelha como tomates cereja deixem de rolar e cair, coloque-os em 1 espeto ou use 1 cesta da grelha.

Se você não tem estes acessórios importantes para um churrasco vegetariano, dobre cerca de 24 cm de comprimento de papel alumínio e faça as bordas para criar o suporte que evita a queda dos alimentos na grelha.

Segredo do Corte

Uma dica importante para o churrasco vegetariano ser perfeito é procurar cortar em pedaços menores para o processo de grelhar acontecer de modo rápido. 

Caprichar no corte também faz com que os alimentos fiquem mais bonitos quando presentes no prato dos convidados.

Não se pode ignorar que os legumes com cortes redondos, como cebola ou berinjela, têm áreas com superfícies que permitem uma crocância a mais do lado de fora. 

Sem contar que, por causa da finura, demora menos tempo para ficar pronto.

Papel Alumínio no Churrasco Vegetariano

Este método funciona bem para vegetais densos como batata, batata doce ou outras raízes. 

Basta colocá-las no pedaço de papel alumínio em cima do balcão e revestir levemente. Organize os legumes em fatias finas, ligeiramente sobrepostas sobre a folha.

Deixe uma borda de 2 polegadas em todos os lados. Dobre e forme o pacote. Cubra a grelha, e deixe até que os legumes estejam macios (cerca de 12 a 15 minutos). Ao abrir, tome cuidado com o vapor.

De Olho no Queijo Coalho

A grande pedida do churrasco vegetariano, ao considerar a maioria do costume mundial, é queijo coalho. Porém, apesar de ser delicioso, requer cuidado máximo para as pessoas em dieta vegetariana para emagrecer. 

O espetinho tradicional, vendido nas churrascarias, acarreta entre 160 e 200 calorias.

Ou seja, ao consumir duas unidades, o corpo ultrapassa o valor calórico limite do regime e a pessoa ainda fica com fome. Sem contar que há muitas vertentes do vegetarianismo que não aceitam lacticínios como os queijos.

Acompanhamentos: Churrasco Vegetariano

Apenas porque se trata de churrasco, não quer dizer que os acompanhamentos não podem ser o prato principal. 

Legumes grelhados com salada verde, ou dentro do pão francês junto ao queijo coalho, trazem grande ganho de nutrientes, capazes de fazer a saciedade durar por maior tempo.

Aposte na salada de macarrão junto com tomate grelhado.
Outra ideia está em se alimentar de frutas grelhadas junto com sorvete, de preferência light, para as pessoas que não querem engordar.

Tofu e Espetos

Se você for grelhar tofu, certifique-se de que esteja firme e bem pressionado. Juntamente com legumes menores, como couve-de-bruxelas e cogumelos, funciona bem nos espetinhos.

Atenção! Não se esqueça de virar com frequência para que todos os lados fiquem grelhados de modo uniforme.

Misture o alimento junto com cebola, alho e pimentão para fazer um autêntico churrasco vegetariano no espeto.

Fazer Espetos de Tofu Marinado

Marine o tofu por 30 minutos, mesmo que seja com um simples molho de soja, ou vinagrete. A marinada contendo um pouco de açúcar é melhor, uma vez que irá caramelizar e ajudar o tofu a ficar estaladiço e crocante por fora. 

Lembrando sempre que este processo não é indicado às pessoas que querem emagrecer.

Como alternativa à marinada, use vinagre de vinho de arroz, mel ou xarope de bordo. Utilize espetos de bambu em vez de colocar direto na grelha. Grelhe por 8 minutos de cada lado, escovando ocasionalmente com marinadas extras.

Dicas de Receitas para Churrasco Vegetariano

Rodelas de abacaxi polvilhadas com canela são interessantes para a sua sobremesa. Use canela ao invés de açúcar para manter a cintura em forma;

Não utilize condimentos como mostarda ou ketchup, opte por temperos naturais;

Cogumelos e carne de soja formam uma bela combinação que fornece um gosto especial, que para muitos consegue ser superior inclusive à carne tradicional;

Batata doce ou inhame: Embrulhe em papel alumínio, ou fatie ao meio para pré-assar. Elas são boas ideais para churrascos que acontecem no inverno ou quando o clima está frio.

Aspargos também são escolhas interessantes para um churrasco vegetariano, mas precisam ficar de molho em água por pelo menos 30 minutos antes de ir à grelha;

A espiga de milho é imbatível ao considerar a sua facilidade. Basta colocar na grelha, virar de modo constante e servir um pouco antes de ficar com a cor preta. Quem quer emagrecer deve consumir no ato, sem nenhum adicional, seja de sal ou outros incrementos.

Tofu marinado com salada de alface.

Maçã: Corte ao meio e polvilhe com canela antes de levar à grelha;
Para os acompanhamentos, aposte em saladas de legumes, vinagrete, arroz, farofa, pão francês, patê verde, entre outros.

Queijo é a escolha ideal para o seu churrasco vegetariano ficar gostoso. Porém, é preciso tomar cuidado ao consumir em excesso, visto que o plano dietético 
para emagrecimento pode ficar em cheque. Espeto típico do alimento tem entre 160 e 200 kcal.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas