Benefícios da Vagem – Para Que Serve e Propriedades

 Vagem

Benefícios da Vagem

Benefícios da Vagem – Para Que Serve e Propriedades:Para quem está de dieta, um novo ingrediente pode adicionar sabor e inovar no cardápio, por isso, reconhecer as propriedades e saber para que servem os vegetais pode otimizar não só os resultados para a perda de peso, como também para uma melhor qualidade de vida.


A vagem marca presença não só em receitas de saladas fria, como também em pratos quentes, e pode modificar sutilmente o sabor de uma refeição. De olho em uma nutrição completa, os benefícios da vagem podem ser convenientes com os seus objetivos, por isso, não deixe de conhecer as suas informações nutricionais, desfrutando do seu valor e sabor.

Propriedades da Vagem

Há inúmeros vegetais que preenchem a lista de alimentos com sabores não tão agradáveis para a maioria, mas a vagem pode ser um alimento-chave que ajudará você a ficar firme no cardápio diet, sem perder a atenção com os cuidados com a saúde. E ela pode sim ser feita gostosa.

Ela é conhecida como feijão verde, e pode oferecer diversas vitaminas e minerais. Os benefícios da vagem são justificados pela presença rica de carotenoides e por seu fácil cultivo, já que muitas pessoas preferem cultivar os seus próprios alimentos.

A vagem é rica em ácido fólico, e as vitaminas de complexo B, se você souber para que serve, ela pode oferecer diversos efeitos positivos sobre à saúde. Ao ingerir uma xícara de vagem por dia, você estará garantindo nada menos que 29% da porção recomendada de carotenoides diária.

Os benefícios da vagem também são garantidos pela porção de vitamina C, que é importante para o fortalecimento do corpo, aumentando a imunidade, assim evitando danos que poderiam ser causados por toxinas e radicais livres. 

Comendo não só vagem, mas combinando-a com outros alimentos saudáveis, você poderá obter melhor condicionamento físico, além de seu corpo reagir contra inúmeras adversidades.

Informações nutricionais da vagem

Porção de 100g de vagem cozida:
Energia35 calorias
Carboidratos7,9 g
Proteínas1,9 g
Gorduras0,3 g
Fibras3,2 g


Benefícios da Vagem – Para Que Serve e Propriedades


Veremos a seguir para que serve a vagem, entendendo suas propriedades para saúde e boa forma.

1- Ação antioxidante


Há diversos estudos comparativos entre a vagem e o feijão preto, e como este segundo é um alimento presente diariamente nas refeições dos brasileiros, é interessante saber que eles possuem diversas semelhanças, e os nutrientes da 

vagem pode assemelhar-se aos oferecidos pelo feijão.
O poder antioxidante é garantido pela porção de vitamina C, beta-caroteno, 

Manganês e ácidos fenólicos dos grãos. Esse benefício é importante para aqueles que desejam retardar os efeitos da velhice e radicais livres, pois auxilia na renovação de células não mais funcionais por aquelas que apoiarão o funcionamento geral do corpo.

Esse efeito renovador também é conveniente para quem está em processo de transição de hábitos e estrutura corporal, pois também auxilia na eliminação de células de gordura. A vagem pode ser um excelente alimento contribuinte para efeito rejuvenescedor e promotor da saúde da pele, além de apoiar na prevenção de Cancro.

2- Ossos saudáveis


Estrutura óssea forte e articulações saudáveis são fundamentais para um treino de qualidade, e os benefícios da vagem podem ajudar você a se manter apto para as suas atividades físicas, suportando o levantamento de cargas e impactos de forma geral.

Esse benefício é justificado pelas porções de minerais como o Silício, Magnésio, e o mais representativo para ossos e dentes, o Cálcio. A vagem ainda contém vitamina K, que é uma vitamina promotora da absorção de Cálcio, excelente nutriente para apoiar a densidade óssea.

3- Melhora no sistema cardiovascular


Os grãos auxiliam na eliminação das células de gordura, com isso, pode-se notar a redução do percentual de gordura, o que melhora o desempenho físico e funcionamento de todo o sistema cardiovascular.

Nota-se melhor funcionamento do coração, além de reduzir a possibilidade de consequências à sua saúde cardiovascular, como casos de hipertensão. Um dos grandes atuantes para a melhora da saúde do coração é o ômega-03, que mesmo em pequena porção, se combinado com outras fontes de tal, pode reforçar os efeitos de proteção para o coração.

4- Anti-inflamatório


Inflamações e feridas podem ser beneficiadas com as propriedades da vagem. Ao adicioná-la ao cardápio, você contará com um reforço de efeito anti-inflamatório, o qual é justificado pela porção de flavonoides e carotenoides contida no alimento.

5- Previne a anemia


A adoção de dietas sem o acompanhamento médico pode resultar em diversas consequências, e algumas pessoas desenvolvem anemia, a qual reduz o nível energético para as atividades. Buscando uma alimentação completa, a vagem pode ser reconhecida como fonte de Ferro, principal nutriente para fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo a anemia e fadigas.

6- Ajuda na prevenção da diabetes e controle das taxas de açúcar no sangue


Os benefícios da vagem também podem atingir a composição do sangue. Com o fornecimento de diversos nutrientes, o alimento pode auxiliar no controle de taxa de açúcar na corrente sanguínea, o que reduz a possibilidade de picos de insulina e hipoglicemia, sendo um excelente reforço na prevenção de diabetes.

7- Benéfica para o intestino


O mau funcionamento da flora intestinal prejudica a absorção de nutrientes e dificulta a eliminação de substâncias indesejáveis ao corpo, o que pode gerar não só inchaços e desconfortos, mas consequências muito mais graves.

De olho nos benefícios intestinais, a vagem pode ser uma excelente aliada, pois é rica em fibras, pois uma porção de 100 gramas pode oferecer em média 3,2 gramas de fibras benéficas para a eliminação de toxinas e substancias que influenciam negativamente no comportamento do organismo.

8- Ajuda no emagrecimento


De olho nas calorias consumidas, a vagem pode ser uma excelente aliada para a sua dieta. Além de contribuir com a manutenção de sua saúde, previne diferentes doenças, e ainda contém poucas calorias, o que não oferece prejuízos à perda de peso.

Ao preparar uma salada com vagem, uma porção de 100 gramas adicionará apenas 35 calorias ao seu cardápio diário, por isso, não induzirá a prejuízos para sua boa forma.

9- Atua no humor


É comum lidar com oscilações de humor e esses efeitos são consequências de desequilíbrios hormonais. Para um melhor controle, a vagem pode fornecer ácido fólico, o qual é funcional para a produção de dopamina, noradrenalina, homocisteína e serotonina, hormônios que agem como diferencial para o bem estar e humor do dia a dia.

Com bom humor, você poderá praticar mais atividades físicas, suas atividades diárias renderão, e os benefícios se estenderão não só para a saúde e vida pessoal, mas também para outros âmbitos, auxiliando inclusive no controle de apetite, já que oferece saciedade.

10- Mais músculos


Se você busca nutrição completa para seus músculos, é importante saber que a vagem pode ser reconhecida como suplemento de Magnésio, mineral importante para a síntese de proteínas e crescimento muscular.

Ele otimizará a construção de músculos e apoiará os resultados esperados pelos treinos de levantamento de peso. É importante lembrar que o Magnésio ainda favorece a saúde das articulações, o que promove a segurança dos membros no levantamento das cargas.

11- Olhos saudáveis


De olho na saúde de sua visão, os benefícios da vagem também podem ser convenientes para que seus olhos se mantenham saudáveis. O alimento possui betacaroteno, que após algumas reações pode se assemelhar à vitamina A, a qual é muito importante para a garantia de uma boa visão.

Benefícios da Vagem  Benefícios da Vagem

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas