Futuro da Saúde: juntar os hospitais


Futuro

FuturoFuturo da Saúde: juntar hospitais os com universidades em consórci.Os ministérios da Ciência e da Saúde vão criar o Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos. O objetivo é unir esforços entre hospitais e a investigação que é desenvolvida nas universidades.

Uma visão conjunta do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que foi esta tarde dada a conhecer em Coimbra, durante a criação oficial do Centro Académico Clínico de Coimbra, que junta o maior hospital do país, os HUC, e a Universidade.

O conselho nacional vai reunir os sete centros já formandos entre hospitais e universidades e o próximo centro que será em breve criado na Beira Interior, com o objetivo de garantir uma maior proximidade e humanização de cuidados.

O ministro da Saúde, pretende cruzar a qualidade dos profissionais de saúde, com a qualidade dos investigadores, e refere Adalberto Campos Fernandes que o país precisa de aumentar a "capacidade de trabalhar em rede" sobretudo para combater a falta de meios", criando novas perspetivas entre clínicos e investigadores, "agregando, juntando e densificando".

Para o ministro da Saúde são os pequenos hospitais que mais saem a ganhar com a criação dos centros académicos clínicos. "o país sendo pequeno e tendo escassez de recursos tem de trabalhar em rede, nos domínios da prestação direta, mas também naquilo que é o desenvolvimento individual e profissional.

É desejável que quem trabalha em hospitais como a Figueira da Foz, Castelo Branco ou Guarda, mais afastados dos grandes centros, possa ter a capacidade de integrar equipas e trabalhar em afiliação com este novo centro académico agora criado", define.

A criação dos centros académicos clínicos são um eixo estratégico entre ensino e investigação. Manuel Heitor, ministro da Ciência e do Ensino Superior, vê um sinal claro... este é "o caminho do futuro".

Em Coimbra, o centro académico clínico junta os profissionais do maior hospital do país, os HUC, com as Faculdades de Medicina, Farmácia e Ciências, da Universidade de Coimbra.

Este consórcio, ainda em fase de instalação candidatou-se ao M8 Alliance(uma espécie de G8 da saúde), uma associação que envolve alguns dos melhores consórcios deste tipo no mundo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades