sábado, 19 de março de 2016

Sabugueiro Emagrece? O Que é e Para Que Serve

Chá de sabugueiro

SabugueiroSabugueiro, ou Sambucus nigra L, é uma planta medicinal encontrada na Europa, no sudoeste da Ásia e noroeste da África. No Brasil, ela pode ser vista no estado do Rio Grande do Sul.

Mas o que é essa planta? O sabugueiro é uma árvore que pode ter de três a seis metros de altura e possui a copa em um formato arredondado. É ramificado e suas flores brancas e pequenas se juntam em corimbos.

Elas também são actinomórficas, que podem ser dividas em metades simétricas, pentâmeras, com a simetria podendo ser dividida em cinco partes e hermafroditas. Suas flores também são conhecidas por exalarem um perfume considerado agradável.

O sabugueiro possui folhas grandes. Seus ramos apresentam uma medula branca, esponjosa e resinosa. Já as bagas são redondas, com coloração negra ou violeta e no seu interior trazem duas sementes ovais.

Como o sabugueiro emagrece?

Afirma-se que o sabugueiro emagrece por conta do efeito diurético que ele possui. Além disso, a planta possui pectina, substância importante no processo de digestão. Vale lembrar aqui que uma má digestão pode atrapalhar o processo de emagrecimento.

Aliado a esses fatores, está o baixo valor calórico e a alta quantidade de fibras que o sabugueiro possui. Em 100g de sabugueiro há 73 calorias, 18g de carboidratos, sendo 7g de fibras, 0,5g de gordura e 0,7g de proteínas.

Ele pode contribuir para a manutenção de um peso apropriado se for consumido como forma de substituição de um copo de refrigerante, uma xícara de café com açúcar ou um suco artificial na hora do café da tarde, por exemplo.

Uma de suas maneiras de utilização é o chá, que é feito com a flor de sabugueiro, suas folhas ou a parte interna de seu caule.

Chá de sabugueiro

Confira abaixo a receita de chá de sabugueiro:

Ingredientes:
  • Uma colher de sopa de folha de sabugueiro bem seca;
  • Uma colher de sopa de chá verde;
  • Um litro de água.
Modo de preparo: 
Ferver uma colher de sopa de folhas de sabugueiro bem secas em um litro de água durante 10 minutos. Desligar o fogo e adicionar uma colher de sopa de chá verde. Após, tapar durante 10 minutos, deixar esfriar e coar. O chá deve ser consumido de oito em oito horas.

Composição e propriedades

As folhas do sabugueiro são compostas de ácido cianídrico, glicósido, samburigina-amigdalina e benzaldeído.

Suas bagas contêm tânico, uma substância que contêm tanino, que por sua vez age como anti-inflamatório e cicratizante. Elas ainda têm solina, óleo essencial, resinas, hidratos de carbono, glicose, albumina, valeriânico e os ácidos málico e tartárico.

As bagas também apresentam vitamina A, importante para os olhos e desenvolvimento dos ossos, vitamina D, necessária para a manutenção do tecido ósseo e que possui influência no sistema imunológico do corpo humano, vitamina C, que evita o envelhecimento da pele, melhora a imunidade e a absorção de ferro, contribui na prevenção de problemas de visão e proporciona resistência aos ossos e vitamina D, que traz benefícios aos músculos, é importante para uma gestação segura, protege o coração e ainda fortalece os ossos.

A substância também é benéfica para melhorar o sistema imunológico, pois aumenta a produção de linfócitos (células de defesa do organismo), e para o sistema circulatório.

Para que serve?

E você sabe para que serve o sabugueiro? Seu uso está relacionado ao tratamento de problemas de saúde como gripe, resfriado, febre, tosse, rinite, sintomas alérgicos, feridas, abcessos, acúmulo de ácido úrico, problemas renais, hemorróidas, espamos, litíase urinária (formação de cálculos nas vias urinárias), nefrite, queimaduras e reumatismo. 

Além de que o sabugueiro emagrece com suas propriedades diuréticas e que facilitam a digestão, ela ainda tem efeito depurativo, laxante e sudorífero. Esta planta medicinal trata abscessos, caxumba, cistite, constipação, dermatose, hemorróida, sarampo, artrite, resfriado, tosse e baixa a febre.

Outros benefícios

  • Por ser rico em antioxidantes, o sabugueiro ajuda a lutar contra os radicais livres no corpo humano. Quanto menor for a taxa de radicais livres no organismo, menores serão também as taxas de câncer, doenças cardíacas e derrames.
  • Na prevenção do câncer, os benefícios ocorrem por conta do fortalecimento do sistema imunológico, visto que os antioxidantes são fundamentais para a saúde celular. As antocianinas encontradas em um sabugueiro ainda podem ter propriedades anticâncer.
  • As propriedades também auxiliam no processo da redução da degeneração celular, o que pode contribuir com o combate ao envelhecimento precoce e mantém o corpo jovem e saudável.
  • Os antioxidantes ainda são importantes para a saúde do coração. Os antioxidantes presentes no sabugueiro podem ajudar a diminui os níveis do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis do colesterol bom (HDL).
  • A planta medicinal pode prevenir infecções bacterianas e virais. Caso, a pessoa já esteja infeccionada, ela pode tomar o chá de sabugueiro para aliviar os sintomas causados pela doença.
  • A baga do sabugueiro também oferece propriedades que podem contribuir com a melhoria dos níveis de energia do corpo humano.
  • O sabugueiro ainda ajuda a aumentar o brilho do cabelo, é usado na gastronomia, como repelente de vertebrados, na tintura de tecidos e na produção de vinho.

Onde comprar

O sabugueiro pode ser adquirido em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e feiras livres.

Outros nomes 

Além de “sabugueiro”, a planta pode ser chamada por outros nomes como: mestre João, sabugueiro da Europa, sabugueirinho e sabugueiro negro.

Contraindicações 

Está certo que tomar o chá de sabugueiro emagrece, mas ele não é indicado para grávidas e lactantes, ou seja, mulheres que ainda se encontram em período de amamentação de seus filhos.

As pessoas que possuem alergia devem tomar cuidado com a ingestão do chá de sabugueiro, tendo em vista que ele pode ocasionar reações alérgicas diversas.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...