sábado, 19 de março de 2016

12 Frutas Que Soltam o Intestino


12 Frutas
12 Frutas12 Frutas Que Soltam o Intestino Milhares de pessoas sofrem de constipação intestinal no mundo todo. Na maioria das vezes o problema não dura muito tempo, e mudanças alimentares simples podem ajudar o sistema digestivo a voltar a funcionar sem problemas.



Com exceção das pessoas que apresentam condições gástricas e intestinais mais graves, a maioria dos casos de intestino preso é causada por carência de fibras alimentares.

As frutas são ricas em fibras e compõem um grupo de alimentos onde este nutriente pode ser obtido de forma simples e muito prazerosa. A natureza se encarrega de produzir muitas frutas que soltam o intestino.

Causas comuns da constipação

Para entender como prevenir a constipação, o melhor é entender como ela acontece. Quando o alimento passa através do seu cólon, ou seja, pelo intestino grosso, o corpo absorve a água e os nutrientes que foram ingeridos, o que resta é eliminado na forma de fezes.

Os músculos do cólon são responsáveis por mover o bolo fecal até o reto, por onde ele será eliminado. Quando os movimentos musculares ficam mais lentos, o cólon absorve mais água e as fezes ficam secas e difíceis de passar, causando a constipação.

O problema muitas vezes acontece por causa de um baixo teor de fibras na alimentação, por causa de uma dieta rica em gorduras, por falta de exercícios e por falta de ingestão de líquidos.

Certos medicamentos, abuso de laxantes e gravidez também podem levar à constipação.

As fibras presentes nas frutas regulam os movimentos intestinais

As fibras são, basicamente, a parte dos alimentos vegetais que o organismo não consegue quebrar ou digerir. Quando comemos alimentos ricos em fibras, sua passagem pelo intestino aumenta o volume do bolo alimentar o que ajuda a acelerar a digestão e a manter as fezes macias.

Todos os alimentos de origem vegetal, incluindo frutas, legumes e grãos integrais têm fibra.

A Academia Americana de Dieta e Nutrição recomenda a ingestão de 25 gramas de fibras por dia para mulheres e até 38 gramas para os homens. Depois de 50 anos de idade, precisamos de menos fibra: cerca de 20 gramas para as mulheres e 30 gramas para os homens diariamente. 

Infelizmente, a maioria das pessoas não consome o suficiente de alimentos e frutas que soltam o intestino, o que ajuda a explicar porque tantas pessoas sofrem com a constipação por aí.

Os tipos de fibras alimentares

As fibras são substâncias encontradas em muitas frutas e há dois tipos delas. A fibra solúvel atrai a água e se transforma em gel durante o processo de digestão. Já a fibra insolúvel passa através dos intestinos quase intacta.

Enquanto as fibras solúveis tornam as fezes mais macias, as fibras insolúveis as tornam mais volumosas, de forma que são excretadas mais rapidamente. 

12 Frutas que soltam o intestino

1. Frutas vermelhas silvestres

Framboesas, amoras, mirtilos, morangos, todas são frutas que soltam o intestino porque são ricas em fibras.

Meia xícara de framboesa, por exemplo, contém 4 g de fibras. Estas frutas silvestres são uma maneira saborosa de estimular os movimentos dos músculos do cólon. Além disso, elas são cheias de antioxidantes que dão energia, previnem contra doenças degenerativas e nutrem o organismo.

2. Ameixas

As ameixas são ricas em fibras insolúveis e sorbitol, um laxante natural, que tanto ingerido através das ameixas secas quanto do suco de ameixa, proporciona alívio para o intestino preso.

As ameixas secas contêm muito mais fibras do que as frescas.
Pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, testaram o uso de ameixas secas, sem caroço, em comparação ao laxante natural psyllium, em 40 adultos que estavam constipados. 

Eles constataram que as pessoas que comeram ameixas tiveram mais evacuações com maior espontaneidade do que aqueles que receberam o laxante.O suco de ameixa também é útil no alívio da constipação em bebês.

3. Maçãs

Uma maçã média com a pele fornece mais de três gramas de pectina, uma fibra que ocorre naturalmente nesta fruta e a coloca entre as que principais frutas que soltam o intestino.

Os altos níveis de pectina funcionam ajudando a aglomerar o excesso de toxinas nos intestinos e a lavá-los para fora do corpo.

As maçãs ajudam a manter o sistema digestivo funcionando adequadamente e, curiosamente, também podem ajudar em casos de diarreia. Isto porque a fruta é um agente de volume e ajuda a mover os resíduos através do seu sistema digestivo, em caso de constipação, mas também pode ajudar a firmar as fezes em casos de diarreia.

Durante os meses frios do inverno, experimente comer a maçã cozida, com um pouco de canela e mel.

4. Frutas secas

As frutas secas são uma escolha inteligente se você estiver com o intestino preso, pois elas contêm mais fibra do que as frutas frescas por porção. O processo de secagem concentra todos os nutrientes no fruto, bem como as fibras.

Uma xícara de passas, por exemplo, contém 7 gramas de fibras, enquanto uma xícara de uva contém apenas um grama. Além da uva passa, ameixas, bananas, maçãs, figos e damascos secos também são excelentes fontes de fibra.

Muitas destas frutas também têm vitaminas, minerais e antioxidantes que dão mais energia. Basta ficar atento, no entanto, ao fato de que apesar das frutas secas conterem mais fibras do que as frescas, elas também contém mais calorias e açúcar.

5. Kiwi

O kiwi é rico em fibras e tem baixo teor de açúcar, por isso pode ajudar a aliviar os sintomas da constipação e proporcionar outros nutrientes valiosos. Um copo da fruta oferece cinco gramas de fibra, além de duplicar a sua cota diária de vitamina C.

6. Laranja

Uma laranja grande dispõe de quatro gramas de fibras e apenas 86 calorias. Ela também é uma fruta cítrica que contém o flavonoide naringenina, que funciona como um laxante para ajudar a tratar casos de constipação.

O alto teor de fibra das laranjas atua como um estimulador natural para os músculos do intestino. Comer uma ou duas laranjas antes de dormir é uma ótima maneira de garantir o bom funcionamento do intestino no dia seguinte.

7. Abacate

Abacates são velhos conhecidos entre as frutas que soltam o intestino. Isso se deve à alta concentração de magnésio na fruta. Este mineral ajuda a relaxar os músculos intestinais, além de atrair água e amaciar as fezes durante a passagem do bolo alimentar pelo cólon.

Abacates são incríveis também porque ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e atuam no tônus muscular em todo o corpo.

8. Pera

Peras são consideradas laxantes naturais e pode facilitar o movimento das fezes através dos intestinos.

Comer peras como parte de uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a combater a constipação. Além das fibras, esta fruta doce e suculenta é uma fonte natural de sorbitol, um laxante conhecido que funciona através da atração de água para o intestino grosso.

9. Abacaxi

Tomar suco de abacaxi é uma boa maneira de regular o sistema digestivo e evitar a constipação em primeiro lugar.

O suco é um laxante natural que ajuda a ter melhores movimentos intestinais e coloca a abacaxi entre as fruta que soltam o intestino, além de oferecer uma gama importante de nutrientes para a saúde.

10. Figo

Outra grande fonte de fibras, o figo pode facilitar a digestão e tornar as fezes mais suaves. Para potencializar o seu efeito laxante, o ideal é comê-lo com a pele, onde estão concentradas a maioria das fibras.

Ao comprar figos, procure frutas que são macias e suaves, que tenham uma cor profunda e cheiro fresco e levemente doce. Eles são frutas mais perecíveis e por isso é aconselhável para comprá-los apenas um dia ou dois antes de comê-los.

Figos secos têm vida útil de mais de um ano se armazenado de forma adequada e também são excelente remédio para a constipação.

11. Mamão

O mamão é uma boa fruta para adicionar à dieta para quem sofre de queixas digestivas, em particular a constipação. Ele é uma das melhores fontes de vitamina C, que ajuda a suavizar as fezes.

Além da vitamina C, que torna o mamão eficaz em promover a saúde digestiva, ele também contém papaína, uma enzima específica que digere proteínas, além de uma série de outros compostos ativos eficazes para aliviar o intestino preso.

A papaína é mais concentrada no mamão verde do que no maduro. A polpa de mamão verde é deliciosa quando cortada finamente e adicionada a saladas, uma forma muito apreciada pelos asiáticos.

12. Damascos

Estes frutos alaranjados são algumas das melhores frutas que soltam intestino, um remédio natural surpreendente para a constipação crônica. Sejam frescos ou secos, eles são uma boa fonte de fibras solúveis e insolúveis. 

Além disso, o damasco é uma excelente fonte de betacaroteno, um poderoso antioxidante.

Alguns estudos sugerem que o consumo de alimentos ricos em betacaroteno pode tratar os intestinos e reduzir as chances de desenvolver câncer de cólon.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...