quarta-feira, 9 de março de 2016

Suco de clorofila

Suco de Clorofila
Suco de Clorofila Emagrece? Benefícios e Dicas:Popularizado por celebridades que garantem que o suco de clorofila emagrece, a bebida traz uma série de benefícios à saúde. Desintoxicação, aumento da disposição e melhora do funcionamento do intestino são alguns deles, mas será verdade mesmo que o suco de clorofila emagrece? E como tomá-lo para obter melhores resultados?



O que é clorofila?

Em um processo verdadeiramente impressionante, as plantas são capazes de converter a energia na forma de luz solar em carboidratos.

E isso somente é possível pela atuação da clorofila, um pigmento verde presente nas folhas que absorve gás carbônico e raios de sol e os “transforma” em glicose.

A clorofila costuma ser descrita como o “sangue” das plantas, pois é altamente nutritiva e também bastante semelhante às nossas próprias células vermelhas sanguíneas.

É possível encontrar uma grande concentração de clorofila nas verduras escuras, como couve, agrião, rúcula, mostarda, alfafa e espinafre.

Propriedades

A molécula que dá cor aos vegetais é rica em magnésio e fornece uma boa quantidade de vitamina C e do complexo B.

O suco de clorofila também é fonte de aminoácidos, enzimas e antioxidantes. Seu valor energético costuma variar de acordo com os ingredientes e a concentração de clorofila, mas em geral as calorias do suco são menores que a dos demais sucos à base de verduras e frutas.

Uma colher de clorofila líquida à venda em casas de produtos naturais contém em média 10 calorias. Já o copo de suco caseiro de clorofila fornece cerca de 110 calorias nas receitas sem frutas e sem açúcar.

Suco de clorofila emagrece?

Diferentemente de outros produtos emagrecedores que prometem milagres e podem trazer uma série de efeitos colaterais, o suco de clorofila emagrece sem colocar a saúde em risco. Entenda por quê:

-Fibras

O suco de clorofila feito no liquidificador (e sem coar) é riquíssimo em fibras que preenchem o estômago e prolongam a saciedade.

Como resultado, você sentirá menos fome, já que as fibras terão absorvido água e estarão ocupando boa parte do volume do seu estômago. Esse é um dos principais motivos pelos quais o suco de clorofila emagrece.

O alto teor de fibra do suco também ajuda a estabilizar os níveis de glicose do sangue, o que por sua vez ajuda a diminuir a vontade de comer carboidratos refinados (doces, pães, etc.).

– Controle do apetite
Suco de Clorofila

Além das fibras, a própria clorofila pode atuar no controle da fome e da vontade de comer (que são duas coisas distintas).

Estudos indicam que a clorofila inibe o apetite, sendo assim eficaz para a perda e o controle do peso.

Uma pesquisa publicada em 2013 no periódico científico Appetite demonstrou que a inclusão de compostos ricos em clorofila em dietas com alto teor de gordura foi responsável por um maior controle do apetite em mulheres com sobrepeso.

As participantes do estudo também ganharam menos peso utilizando a clorofila, mesmo seguindo uma dieta rica em gorduras.

Em outro estudo mais recente publicado na mesma revista, pesquisadores concluíram que a ingestão diária de um composto contendo membranas celulares (ou tilacóides) rico em clorofila:

Induz a perda de peso;

Diminui as taxas de gordura corporal;

Inibe a secreção de leptina (hormônio que estimula o apetite)

Reduz a vontade de comer alimentos doces e gordurosos.

Para os responsáveis pela pesquisa, essa propriedade da clorofila na redução do peso se deve à sua atuação sobre o GLP-1. Abreviação em inglês de Peptídeo 

Semelhante ao Glucagon-1, o GLP-1 é um hormônio que reduz a vontade de comer e prolonga a saciedade.

Como os tilacóides podem aumentar a secreção de GLP-1, a clorofila pode ajudar a reduzir o peso através de um maior controle do apetite e de um atraso no esvaziamento gástrico.

– Conclusão

Analisando as informações acima, podemos concluir que o suco de clorofila emagrece porque reduz o apetite, mantém o estômago cheio por mais tempo e atua nos hormônios responsáveis pela saciedade.

Além disso, vale lembrar que o simples fato de você tomar um copo com 300 ml de água já é suficiente para diminuir o apetite antes mesmo da ação da clorofila, pois o volume tende a preencher o estômago e diminuir o espaço disponível para mais alimentos.

E por último, como veremos logo mais, o suco de clorofila emagrece porque tem função desintoxicante e antioxidante. Isso significa que além de eliminar toxinas, a combinação de verduras escuras ainda serve para reduzir inflamações e evitar a oxidação das células provocada pela conversão de gordura em energia.

Benefícios

Além de que o suco de clorofila emagrece, o componente serve para uma série de outras funções além do emagrecimento, como prevenção do câncer, combate à prisão de ventre e melhora do hálito.

Confira os principais benefícios do pigmento verde.

– Alcaliniza o sangue

Pesquisadores já sabem que muitas doenças – entre elas o câncer- apenas se desenvolvem em meios extremamente ácidos. Elevar o pH do sangue seria portanto uma maneira relativamente simples de melhorar o equilíbrio corporal e diminuir o risco de uma série de doenças.

Um dos benefícios do suco de clorofila é exatamente este: deixar o sangue menos ácido e assim elevar os níveis de oxigênio. O resultado é um aumento do metabolismo e da energia para os exercícios e as demais atividades diárias.

– Melhora o trânsito intestinal

Como não são absorvidas, as fibras atuam como uma vassoura arrastando tudo para a porção final do intestino. Assim, não só evitam a prisão de ventre como facilitam a eliminação de toxinas.

Apenas um copo de suco de clorofila pela manhã já é suficiente para estimular as funções do sistema digestivo, pois fornece pelo menos 10% das nossas necessidades diárias de fibra.

– Desintoxica o fígado
Suco de Clorofila

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o fígado é considerado um de nossos principais órgãos, e seu bom funcionamento está diretamente relacionado à nossa saúde e bem estar.

E não é à toa, afinal o fígado atua literalmente como um filtro por onde passam as toxinas do sangue. 

Sem um fígado saudável nossa produção de bile também fica comprometida, e como resultado a digestão das gorduras fica seriamente prejudicada.

Para quem pratica esportes, o fígado tem mais uma função: armazenar energia na forma de glicogênio, que será utilizado para os exercícios e para manter o metabolismo funcionando adequadamente.

Tomar suco verde regularmente é uma excelente maneira de cuidar da saúde do seu fígado, uma vez que o suco de clorofila aumenta o teor de oxigênio no sangue e favorece a eliminação das toxinas hepáticas.

– Previne o câncer

O suco de clorofila previne contra diversos tipos de agentes carcinogênicos presentes em alimentos que contêm fungos, como as nozes e os cereais.
A clorofila também se mostrou eficiente na luta contra as toxinas formadas a partir do cozimento da carne vermelha e aquelas ligadas à poluição.

Pesquisas publicadas nos periódicos Food and Chemical Toxicology e Carcinogenesis comprovaram que de fato a clorofila inibe a carcinogênese e previne o câncer.

– Melhora o odor corporal

O que comemos influencia diretamente o cheiro que exalamos, o que significa que uma má alimentação pode trazer algumas complicações e constrangimentos.

Para minimizar o problema, uma das opções é incluir o suco de clorofila na dieta, uma vez que o pigmento verde possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias e é um excelente desodorante corporal.

Esse mesmo efeito da clorofila pode também ajudar a diminuir os gases estomacais, melhorando assim o mau hálito.

– Elimina metais pesados

Além de ser um excelente antioxidante que combate os radicais livres, o suco de clorofila também desintoxica o fígado, os ossos, os intestinos e purifica o sangue.

E ainda por cima ajuda a eliminar metais pesados dos órgãos e tecidos. Tudo isso porque a clorofila é um dos melhores quelantes da natureza.

Ou seja: ela é um capaz de se ligar aos metais pesados armazenados no corpo (sobretudo no tecido adiposo), facilitando a eliminação de agentes tóxicos como o mercúrio, arsênio, chumbo e alumínio.

– Contribui para a formação de hemácias

A estrutura molecular da clorofila é praticamente idêntica à da hemoglobina, exceto pelo átomo central. Enquanto na clorofila é o magnésio, na hemoglobina é o ferro quem ocupa o centro da proteína. E o que isso significa?

Entre outras funções, a clorofila pode auxiliar no trabalho da hemoglobina, que é exatamente transportar o oxigênio do pulmão para as células.

Além disso, a clorofila também pode auxiliar no reparo e reconstrução das hemácias, as células que compõem cerca de 45% do volume total do nosso sangue.

Portanto, além de evitar a anemia, o suco de clorofila também garante mais oxigênio para os tecidos e para o metabolismo das gorduras.

– Aumenta os níveis de energia e disposição

Ao favorecer a formação e o funcionamento das hemácias, o suco de clorofila combate a fadiga e melhora a disposição.

Por esse motivo não é raro ouvir pessoas afirmando que sentiram muito mais ânimo e energia após fazer uma dieta detox.

Ao desintoxicar o fígado, eliminar as toxinas e melhorar o transporte de oxigênio para as células, o corpo passa a funcionar de maneira mais equilibrada e pode gerar energia de maneira mais eficiente, o que é mais um fator que aponta que o suco de clorofila emagrece também.

-É fonte de magnésio

Nós precisamos de pelo menos 300 mg de magnésio diariamente, mas com uma dieta rica em alimentos processados, atingir esse objetivo pode se tornar um pouco problemático.

Incluir um ou dois copos de suco de clorofila na dieta é uma ótima opção de aumentar os níveis de magnésio na circulação.

Além de ser necessário para a contração muscular, o magnésio serve para:
Manter a saúde dos sistemas nervoso e digestivo.

Garantir o funcionamento adequado do sistema cardiovascular.
Formar o tecido ósseo.

Permitir o bom funcionamento do fígado e dos rins.

Dicas

Para não ser vítima do corre-corre diário e deixar de tomar o suco por falta de tempo, faça seus próprios cubos de clorofila congelada nos finais de semana.

 Basta bater as verduras no liquidificador com o mínimo de água possível e colocar a mistura para congelar nas formas de gelo;

O melhor horário para tomar o suco de clorofila para emagrecer é logo ao acordar, ainda em jejum.

Este é o momento ideal para eliminar as toxinas do dia anterior, “despertar” o metabolismo e obter mais energia para as atividades do dia que se inicia;
Tome um copo de suco de clorofila (250-300ml) e aguarde pelo menos 40 minutos antes de tomar o café da manhã;

Caso sua preferência seja pela clorofila líquida, dissolva o equivalente a uma colher de chá do produto em um copo de água em temperatura ambiente;

Suco de Clorofila

Já a clorofila congelada em cubinhos pode ser batida no liquidificador com água. Ou então, se preferir, deixe-a descongelando na noite anterior e misture com água mineral na manhã seguinte;

Uma dica para obter um suco de clorofila altamente concentrado é passar as verduras e legumes pela centrífuga. Como as fibras são removidas, o que se obtém é um suco mais nutritivo e com maior potencial detox. Por outro lado, isso pode não ser interessante para quem pretende utilizar o suco de clorofila para melhorar o funcionamento do intestino;

O ideal é que sempre que possível você tenha à disposição para preparar o suco de clorofila vegetais orgânicos. Como um dos objetivos da receita é exatamente desintoxicar o corpo, utilizar verduras cheias de agrotóxicos pode anular os principais benefícios do suco de clorofila;

Os melhores ingredientes para preparar o suco de clorofila são os vegetais escuros, como a couve, espinafre, acelga, brócolis, salsa e alfafa. Para acrescentar mais nutrientes e variar o sabor do suco, você pode acrescentar à receita maçã verde, gengibre, hortelã, pepino, coentro (outra excelente opção para retirar os metais pesados do corpo) e limão;

O suco de clorofila não tem efeitos colaterais, mas você deve conversar com seu médico caso esteja fazendo uso de medicamentos anticoagulantes. Em excesso, o suco também pode causar diarreia devido à grande concentração de fibras;

Infelizmente não existem milagres. O suco de clorofila emagrece, mas é apenas uma das partes do processo de perda de peso.

Portanto, não basta apenas tomar o suco de clorofila diariamente para começar a ver o ponteiro da balança se mexer.

Para perder peso e se manter magro, você deve também controlar o tamanho das porções, cortar calorias e se exercitar pelo menos 3-4 vezes por semana.

Receitas de suco de clorofila

Agora que você já sabe que o suco de clorofila emagrece e traz uma série de outros benefícios à saúde, que tal conferir duas receitas para preparar o suco em casa?

– Suco de clorofila com couve

Ingredientes:
2 folhas de couve;
1 xícara de folhas de espinafre;
1 copo de água;
opcional: suco de ½ limão.

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome sem coar.

– Suco de clorofila detox power

Ingredientes:
½ xícara de broto de alfafa;
½ xícara de salsinha;
1 folha de almeirão ou escarola;
1 colher de chá de chlorella em pó;
1 ½ copos de água;
opcional: raspas de gengibre.

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e se preferir um suco menos espesso, acrescente mais água. Beba sem coar.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...