7 Chás Diuréticos Para Ajudar a Emagrecer

7 Chá

7 Chá7 Chá Diuréticos: Muitas pessoas sofrem de retenção de líquidos, o que pode atrapalhar os esforços para perda de peso. Para resolver esse problema, a melhor solução, além de tomar grandes quantidades de água, são os diuréticos. Apesar de haver medicamentos que produzem esse efeito diurético no corpo, eles podem ser substituídos por uma opção muito mais natural: chás.

Várias ervas são diuréticos naturais, e tomar o chá feito a partir delas, além de oferecer suas propriedades, ainda aumenta seu consumo de líquidos, o que, ao contrário do que se pode pensar, ajuda a diminuir a retenção de líquidos. A seguir você encontra 7 chás diuréticos para emagrecer.

Chá Verde

O chá verde é amplamente conhecido e recomendado no mundo da perda de peso por suas propriedades antioxidantes, de aceleração do metabolismo e queima de calorias. As catequinas do chá verde são antioxidantes muito potentes, e podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer. Além disso, o chá verde também é um diurético, ajudando a eliminar o excesso de água do corpo, além de outras toxinas que podem provocar inflamações e doenças no corpo.

As folhas de chá verde sem processamento oferecem mais benefícios do que as processadas. O chá verde também é um estimulante, devido à cafeína presente nele, portanto ele deve ser evitado antes de dormir, e o consumo de outras bebidas cafeinadas deve ser diminuído.

Chá de Folha de Dente-de-leão

O chá de dente-de-leão tem sido usado na medicina oriental há muitos anos, para tratar uma grande variedade de problemas e condições. Enquanto as raízes e as flores de dente-de-leão servem a outros objetivos, a folha da planta tem efeito diurético.

Segundo um estudo publicado em 2009, em que cientistas deram extrato de folha de dente-de-leão a 17 voluntários, todos eles tiveram um aumento de 5% na quantidade e frequência de urina cinco horas depois de tomarem o extrato. O chá de folha de dente-de-leão também auxilia no tratamento de cistites e infecções do trato urinário.

Chá de Urtiga 

O chá de urtiga contém vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, vitamina K, vitamina A e cálcio. É recomendado para pessoas que sofrem de anemia e ajuda a combater doenças como reumatismo, diabetes, úlceras e pedras nos rins. O chá também ajuda na eliminação de toxinas, aumenta a imunidade e diminui o apetite.

O chá de urtiga também é muito popular para a perda de peso por ser um dos melhores chás diuréticos, ajudando a eliminar o excesso de água. Mas não é só isso: segundo um estudo no “Journal of Ethnopharmacology” em 2000, além de eliminar o excesso de água, a urtiga também tem a propriedade de eliminar o excesso de sódio do corpo. A quantidade de chá recomendada é 1 litro por dia, sem açúcar.

Chá de Cavalinha

Essa erva é usada como medicamento desde a época dos gregos e romanos. Embora haja poucos estudos sobre seus efeitos, o chá de cavalinha é usado como um diurético. Pode ser recomendada para pedras nos rins, embora sua eficácia não seja comprovada. 

Também é usada para tratar pedras na bexiga, edema, infecções do trato urinário e incontinência urinária. Não deve ser usada por longos períodos de tempo, pois pode causar deficiência de tiamina no corpo.

Chá de Sabugueiro

O sabugueiro tem propriedades diuréticas e laxativas poderosas, e é considerado um dos melhores chás diuréticos para emagrecer. Além das propriedades diuréticas e laxativas, ele também tem propriedades cicatrizantes, depurativas e sudoríferas. O chá de sabugueiro também pode ser usado para tratar problemas urinários e nefrites.

Os frutos do sabugueiro são tóxicos, portanto não devem ser usados. O chá é feito com as flores secas, em infusão de dez minutos de 1 colher de sopa em uma xícara de chá. O chá é contraindicado para mulheres grávidas e lactantes.

Chá de Gergelim

Embora seja um chá muito incomum, o chá de gergelim possui grandes propriedades. Ele é ótimo para combater a prisão de ventre e faz maravilhas na eliminação de toxinas e excesso de água do corpo, fazendo dele uma grande ajuda para emagrecer. Ao contrário de outros chás diuréticos, o chá de gergelim pode ser usado por um longo tempo, e produz efeitos de longo prazo.

Para fazer a infusão, ferva um litro de água e coloque cinco colheres de chá de gergelim. Cubra por 15 minutos. Toda essa quantidade de chá deve ser tomada de manhã, com o estômago vazio. Os efeitos começam a aparecer depois de uma semana de tratamento.

Chá de Salsa

A salsa é muito usada como tempero, mas também possui um efeito diurético. Além disso, a salsa conte vitamina C, vitamina A e vitamina K, além de ser uma boa fonte de ferro e enxofre. 

O chá feito das folhas frescas de salsa oferece mais benefícios que o das folhas secas. Devido a seu poder diurético, o chá de salsa pode auxiliar no emagrecimento, além de poder ajudar em casos de pedras nos rins, pedras na vesícula e icterícia.

É bom lembrar que embora esses 7 chás diuréticos sejam naturais, qualquer uso de diuréticos deve ser feito com muito cuidado, pois por muito tempo pode causar deficiências minerais, como a de potássio. Portanto, use de maneira sábia e tenha um aliado para emagrecer para a vida toda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades