quarta-feira, 30 de março de 2016

13 Benefícios da Carambola – Para Que Serve e Propriedades


13 Benefícios 13 Benefícios da Carambola. A carambola possui um formato similar ao de uma estrela, tanto que na língua inglesa ela é chamada de stair fruit, que significa fruta estrela ou fruta da estrela.

Estados Unidos e República DominicaO alimento é bem apreciado no Sudeste Asiático, no Pacífico Sul e na Ásia Oriental, porém, é encontrando ainda em países como Colômbia, Guiana, na.


Propriedades Nutricionais da Carambola

Com 31 calorias, 6,7 g de carboidratos, 1 g de proteínas, 0,3 g de gorduras e 2,8 g de fibras a cada 100 g e potássio, cálcio, magnésio, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C em sua composição, a carambola é uma fruta tropical, originária da Índia e também cultivada no Brasil.

13 Benefícios da Carambola – Para Que Serve e Propriedades

Veremos agora como a carambola pode ajudar a saúde e boa forma. Os benefícios da carambola são numerosos mas pouco conhecidos.

1 – Remédio natural

Um dos importantes benefícios da carambola é que ela age como um remédio natural e ajuda no tratamento de ressacas, queimaduras solares, tosses, febre, úlceras, náusea, indigestão e dor de garganta. Suas folhas ainda podem auxiliar a lidar com inflamações na pele acompanhadas de pus e furúnculos.

Ao submeter suas folhas ao método de decocção – método de preparo de chá em que a água e a planta são fervidas juntas – é possível obter ajuda para tratar dores de cabeça, micose e catapora.

2 – Perda de peso

Baixo teor de gorduras, alta quantidade de água, composição nutritiva e pouco número de calorias são alguns dos fatores que fazem com que a carambola possa contribuir com o processo de emagrecimento.

Como vimos, 100 g da fruta têm somente 31 calorias. Isso significa que ela fornece vitaminas, minerais e outros nutrientes, ao mesmo tempo em que não traz um número de calorias excessivo ao corpo.

Além disso, por possuir bastante água e ser fonte de fibras, ao ser consumida ela traz uma sensação de saciedade ao organismo, o que é importante para o controle do apetite e, por consequência, a perda de peso.

3 – Ação antimicrobiana

Sua ação antimicrobiana ajuda a prevenir contra o desenvolvimento de doenças e problemas de saúde causadas por micróbios.

4 – Fonte de antioxidantes

Outros dos benefícios da carambola é que ela é fonte de antioxidantes, em especial a epicatequina, que já foi apontada como um elemento que reduz o risco do desenvolvimento de câncer, diabetes, acidente vascular cerebral (AVC) e doença cardiovascular.

5 – Fonte de ácido fólico

A fruta ainda fornece o ácido fólico – também chamado de folato ou vitamina B9 – que diminui as chances de AVC e doença cardíaca. O nutriente também é importante para as grávidas, pois é necessário no desenvolvimento dos bebês ainda na barriga da mãe.

6 – Sistema imunológico

Um dos benefícios da carambola também é a melhoria do sistema imunológico, pelo fato de que ela contém vitamina C, que traz ação antioxidante ao organismo. 

Além de fazer bem ao sistema de defesa do corpo, os antioxidantes eliminam os radicais livres, que causam doenças, pioram a inflamação e atrasam o processo de reparação dos tecidos.
Ao lado dos flavonoides, os antioxidantes protegem o corpo dessas inflamações.

7 – Saúde cardiovascular

O potássio da carambola ajuda em relação à regulação da pressão arterial. Por sua vez, o magnésio age na contração e expansão dos músculos do coração, garantindo a regularidade do ritmo cardíaco, o que facilita o fluxo de sangue.
Há ainda as suas fibras que diminuem os níveis do colesterol ruim – o LDL -, impedindo a formação de placas nas artérias.

8 – Absorção de ferro

A deficiência de ferro não somente causa a chamada anemia ferropriva, como prejudica o transporte de oxigênio pelo corpo, já que é o mineral que forma a hemoglobina, proteína encontrada nos glóbulos vermelhos e responsável por essa função.

Para fornecer boas doses de ferro ao organismo, não basta simplesmente comer alimentos que sejam ricos no nutriente, mas também seguir uma dieta com vitamina C, como é o caso da fruta, pois o corpo necessita da vitamina para absorver o mineral.

9 – Digestão

As fibras da carambola facilitam a passagem das fezes por meio do trato gastrointestinal. Elas também promovem o crescimento das bactérias boas, que compõe a flora intestinal, que auxilia na digestão dos alimentos.

Uma boa digestão e uma movimentação intestinal eficientes protegem a região gastrointestinal contra estresse e infecções, e levam a uma higiene regular, o que é importante no combate à doenças.

10 – Aumento da produção de leite

Para as mamães ou futuras mamães que acompanham este artigo, a boa notícia é que o alimento estimula a produção de leite.

11 – Pele

Os antioxidantes da fruta promovem a eliminação de toxinas e radicais livres, o que melhora o aspecto da pele. Para os adolescentes, isso significa controlar o acne. 

Já para os adultos, o que pode ocorrer é uma redução no aparecimento de rugas e atraso dos sintomas do envelhecimento.
A dica para obter esse efeito é tomar um copo de suco de carambola diariamente ou a cada dois dias.

12 – Controle da diabetes

O alimento possui propriedades hipoglicemiantes, ou seja, ele diminui a digestão e absorção de açúcar, o que evita os picos e quedas nos níveis de insulina, além de regular as taxas de glicose no sangue.

13 – Cabelo

A perda dos fios e o aspecto seco do cabelo estão associados à deficiência de vitamina C, um nutriente encontrada na carambola. Mas não é só isso: a ação anti-inflamatória e antioxidante da fruta também protege o couro cabeludo contra os danos causados pelos radicais livres. Com isso, podemos dizer que a carambola ajuda no crescimento de um cabelo forte e saudável.

O outro lado da carambola

Vamos falar agora além dos benefícios da carambola. Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto – SP constatou que uma substância encontrada na carambola torna a fruta tóxica, principalmente para pessoas que sofrem com problemas nos rins. As informações são do site G1.

Eles chegaram a essa conclusão depois que identificaram a presença de uma molécula, que chamaram de caramboxina. Essa substância é encontrada em baixas concentrações na fruta, porém, causa danos. Em pessoas com saúde normal, ela é eliminada pelo organismo, já quem sofre com insuficiência renal, retém o componente.

Isso traz sintomas como soluços que duram horas, confusão mental e convulsão e se não houver tratamento, a molécula pode até mesmo causar a morte.
Os pesquisadores ainda alertaram que mesmo quem não sofre de problemas nos rins deve consumir o alimento com moderação, pois o excesso pode trazer problemas neurológicos e insuficiência renal aguda.

Há também a chance de que a fruta interaja com alguma tipo de medicamento, portanto, ao receber a prescrição de um remédio, é importante conversar com o médico para saber se está liberado o consumo de carambola.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...