Rali de Portugal 2015 arranca junto ao castelo de Guimarães

O campeão mundial Sebastien Ogier e os demais concorrentes à próxima edição do Rali de Portugal vão em 2015 trocar os troços sulistas pelos da zona norte
O campeão mundial Sebastien Ogier e os demais concorrentes à próxima edição do Rali de Portugal vão em 2015 trocar os troços sulistas pelos da zona norte

Dez anos depois de rolar pelo sul, o Rali de Portugal regressa em 2015 aos troços nortenhos. Parte para a estrada a 21 de maio pelo voluntarismo de 12 municípios que selaram esta segunda-feira um acordo de investimento de um milhão de euros.

A retirada do habitual patrocínio de um milhão de euros ao Rali de Portugal por parte do Turismo de Portugal não vai impedir o reencontro da prova com alguns dos seus troços mais históricos.

Embora o Automóvel Clube de Portugal (ACP), organizador do rali não adiante para já o percurso, o município de Guimarães anunciou esta segunda-feira ter assinado um acordo de parceria, na sede do Turismo do Porto e Norte de Portugal, "que visa estabelecer os termos necessários à realização do Rali de Portugual 2015 na região norte".
A cerimónia inicial e o sinal de partida da quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis 2015 terá lugar a 21 de maio, junto ao castelo de Guimarães, no Campo de São Mamede, palco da célebre batalha onde D. Afonso Henriques derrotou os aliados de Dona Teresa, sua mãe, na conquista pelo Condado Portucalense.  
O protocolo assinado por Amadeu Portilha, vice-presidente da Câmara de Guimarães, e no qual participam outros 11 municípios nortenhos aficionados crónicos do desporto automóvel, entre os quais Fafe, Lousada, Amarante, Ponte de Lima ou Mondim de Basto, foi a solução encontrada para a ausência de financiamento do Turismo de Portugal.
A entidade que manteve desde sempre uma ligação histórica ao Rali de Portugal manifestou recentemente "indisponibilidade" em apoiar a competição que a FIA anunciou ser realizada, em 2015, no norte do país.
As responsabilidades financeiras dos 12 municípios vão emprestar cenários para a prova deverão ser asseguradas por uma candidatura conjunta junto da CCDR-N, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 207/2013 da ON.2, ao abrigo do overbooking, ou seja, verbas que restam do antigo quadro comunitário e que ainda não foram afetadas.
"A realização no norte de Portugal do rali é estratégica para a região e para a sua afirmação. A verba que o Turismo de Portugal sempre concedeu a esta prova foi retirada e as câmaras envolvidas foram chamadas a mais um esforço financeiro, tendo em conta a grande visibilidade internacional do evento", refere em comunicado Amadeu Portilha.
O vice-presidente da autarquia considera que será uma excelente jornada de promoção de Guimarães, "cidade capaz de acolher os maiores eventos mundiais", entre os quais a de Capital Europeia da Cultura 2012.
O castelo de Guimarães, premiado internacionalmente e uma das "sete maravilhas de Portugal", foi o monumento "mais visitado no norte de Portugal no final do primeiro semestre deste ano", adianta o município.     

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades