EOLAB, Renault também em busca do 1L/100KM
As tecnologias para tornar acessíveis os consumos ultra reduzidos
Uma centena de saltos tecnológicos para os futuros modelos da Renault
A receita do EOLAB
O excepcional consumo de 1l/100km atingido pelo protótipo é o resultado da combinação do trabalho realizado em três vertentes : aerodinâmica, redução do peso e tecnologia « Z.E. hybrid » gasolina-eléctrico:
– Aerodinâmica: linhas desenhadas para oferecer a menor resistência ao ar e a introdução de equipamentos como um spoiler activo e flaps laterais que se activam como ailerons;
– Redução do peso: uma « cura de emagrecimento » de 400 kg face a um automóvel do segmento B, graças a uma carroçaria que combina o aço, o alumínio e materiais compósitos, bem como um surpreendente tejadilho em magnésio que pesa apenas 4kg. Esta redução do peso também se traduziu em dimensões inferiores do protótipo e, por consequência, em menores custos dos órgãos mecânicos do protótipo, (motor, bateria, rodas, travões…) para financiar a escolha de materiais mais onerosos para a carroçaria.
– Tecnologia Z.E. Hybrid: esta nova solução híbrida recarregável assegura um nível de consumos extremamente reduzido e, sobretudo, a mobilidade « zero emissões » em trajectos inferiores a 60km, a uma velocidade até 120km/h. A tecnologia Z.E. Hybrid irá complementar, nos próximos anos, a oferta 100% eléctrica « zero emissões » da Renault.
A contribuição para o plano «Nouvelle France Industrielle»
Com o protótipo EOLAB, a Renault prepara as tecnologias necessárias para colocar no mercado, até 2020, um automóvel capaz de realizar consumos inferiores aos 2l/100 km, correspondendo ao desafio lançado pelo governo Francês no âmbito do seu plano « Nouvelle France Industrielle ».
Com o protótipo EOLAB, a Renault prepara as tecnologias necessárias para colocar no mercado, até 2020, um automóvel capaz de realizar consumos inferiores aos 2l/100 km, correspondendo ao desafio lançado pelo governo Francês no âmbito do seu plano « Nouvelle France Industrielle ».
A Renault trabalhou numa lógica de partilha de inovação com os seus parceiros franceses da fileira automóvel, como a Saint-Gobain para os vidros, a Faurecia para os bancos, a Michelin para os pneumáticos e a Continental para o sistema de travagem. A Renault apoiou-se, ainda, no “know how” de outros parceiros como a Posco, para os elementos em magnésio.
EOLAB Concept: um concept-car para fazer sonhar
Com base no protótipo EOLAB, os designers criaram o concept-car EOLAB Concept, que será apresentado no Salão de Paris, no início de Outubro. Um concept-car que leva ainda mais longe o desenho das linhas e dos detalhes, de forma a evocar plenamente as noções de leveza e de aerodinamismo. O EOLAB Concept tem um estilo fluido e aerodinâmico que alia o design e a tecnologia, mas também a sedução e a eficiência. A Renault demonstra assim que é possível combinar a sedução e a magia à extrema eficiência de um protótipo de consumos ultra reduzidos.
Com base no protótipo EOLAB, os designers criaram o concept-car EOLAB Concept, que será apresentado no Salão de Paris, no início de Outubro. Um concept-car que leva ainda mais longe o desenho das linhas e dos detalhes, de forma a evocar plenamente as noções de leveza e de aerodinamismo. O EOLAB Concept tem um estilo fluido e aerodinâmico que alia o design e a tecnologia, mas também a sedução e a eficiência. A Renault demonstra assim que é possível combinar a sedução e a magia à extrema eficiência de um protótipo de consumos ultra reduzidos.
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