Diretores do Novo Banco constituídos arguidos

Diretores do Novo Banco constituídos arguidos após as buscas

Dois diretores de departamento do Novo Banco foram constituídos arguidos no âmbito da operação «universo Espírito Santo», confirmou a TVI, que apurou ainda que os dois responsáveis transitaram do BES para o Novo Banco. 
Os dois arguidos foram constituídos arguidos depois de, nesta quinta-feira, uma mega operação do Ministério Público ter levado mais de 200 inspetores a realizar mais de 40 buscas a residências e escritórios. 

Os inspetores estiveram na sede do Novo Banco, antiga sede do BES, e também na casa de Ricardo Salgado. Segundo o comunicado da Procuradoria-Geral da República, as buscas realizaram-se ainda em 34 casas, alegadamente, de admnistradores e diretores do BES. 
A PGR acrescenta que o Banco de Portugal e a CMVM «colaboraram» nas investigações. O mesmo comunicado especifica os crimes em causa:

«Nas investigações, relacionadas com o denominado universo Espírito Santo, estão em causa suspeitas dos crimes de burla qualificada, abuso de confiança, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e fraude fiscal»

O processo, que decorre no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), foi instaurado após uma participação do Banco de Portugal.

Após rebentar o chamado caso BES, a PGR criou uma equipa especial para investigar as alegadas irregularidades e os ilícitos criminais na gestão daquele banco, sendo a equipa multidisciplinar constituída por magistrados do DCIAP, elementos da Autoridade Tributária, da PJ e dos reguladores - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Banco de Portugal.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades