Lucros da Corticeira Amorim sobem 15% para 29 milhões de euros


Lucros da Corticeira Amorim: A empresa de Américo Amorim registou um aumento de 2,5% das vendas para os 429,7 milhões de euros. O resultado foi impulsionado pelo crescimento da unidade de negócios de rolhas. Corticeira propõe pagamento extra de dividendo de sete cêntimos por acção.


Corticeira Amorim registou um aumento dos lucros de 15,5% para 29 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano. A empresa de Américo Amorim fechou este período com vendas de 429,7 milhões de euros, mais 2,5% face a período homólogo, segundo o comunicado divulgado pela companhia esta segunda-feira, 3 de Novembro, à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.

O EBITDA (lucros antes juros, impostos, depreciações e amortizações) registou um crescimento de 11,8% para os 66,1 milhões impulsionado pelo aumento das vendas e dos ganhos de eficiência operacional. Já o rácio EBITDA/vendas registou uma melhoria significativa dos 14,1% para os 15,4%.

Olhando apenas para o terceiro trimestre, as vendas foram de 140,6 milhões de euros, um crescimento fortemente impulsionado pelo comportamento da Unidade de Negócio Rolhas. Os lucros entre Julho e Setembro chegaram aos 10,6 milhões de euros, face aos 8,5 milhões obtidos em período homólogo.


A actividade e os resultados da Corticeira Amorim foram afectados pela desvalorização das suas principais divisas de exportações durante o terceiro trimestre com um impacto desfavorável de 5,9 milhões de euros nas vendas e de 4,7 milhões de euros nos resultados, à semelhança do ocorrido no primeiro semestre.


A unidade de negócios matérias-primas registou vendas de 98,5 milhões de euros durante o terceiro trimestre, mais 21% face a período homólogo. Já a unidade de negócios rolhas registou um aumento das vendas no terceiro trimestre superior aos dois primeiros trimestres. As vendas cresceram 15 milhões de euros (+5,8%), para os 275,8 milhões de euros.

A Corticeira Amorim também está a propor um pagamento extra de dividendo no valor de sete cêntimos por acção aos seus accionistas. Devido aos "cashflows crescentes e um consequente reforço da sua autonomia financeira" a Corticeira Amorim propõe fazer uma distribuição de reservas aos seus accionistas "sem colocar em causa a manutenção de uma eficiente estrutura de capitais".

No comunicado, a Corticeira Amorim propõe assim convocar a assembleia geral de accionistas a "fim de propor a distribuição de reservas livres equivalentes ao valor bruto de sete cêntimos por acção, a distribuir aos accionistas na proporção das suas participações, a pagar no prazo máximo de 20 dias após aprovação da assembleia heral.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades