Antibiótico Locabiosol retirado do mercado

style="color: #333333; font-family: Georgia, 'Times New Roman', 'Bitstream Charter', Times, serif;">
Antibiótico


AntibióticoAntibiótico Locabiosol retirado do mercado:A Agência Europeia do Medicamento deu indicação para suspender o medicamento por suspeita de reações alérgicas eventualmente fatais.

O risco de sofrer um broncospasmo [estreitamento das vias áreas, tornando difícil a respiração] fatal, sem "medidas que pudessem minimizar significativamente este risco", obrigou as autoridades europeias a retirarem o Locabiosol do mercado.

"A maioria das reações alérgicas graves ocorreu logo após o uso do medicamento", explica uma nota informativa publicada, esta segunda-feira, pelo Infarmed.

Indicado para o tratamento local de infeções como rinofaringite, sinusite e amigdalite, o antibiótico foi suspenso pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento, com a recomendação de revogação das autorizações de introdução no mercado dos medicamentos contendo fusafungina.

No caso português, apenas o Locabiosol 125 microgramas, em "solução para pulverização bucal ou nasal".

A avaliação realizada pelos peritos internacionais permitiu concluir "que os benefícios do medicamento não são superiores aos riscos", sobretudo "tendo em conta a natureza ligeira e autolimitada das infeções das vias aéreas superiores", explica a nota do Infarmed.

O PRAC analisou ainda um eventual "aumento de resistências bacterianas causado pela fusafungina, tendo concluído que, apesar das evidências serem insuficientes, este risco não pode ser excluído"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas