Antibiótico Locabiosol retirado do mercado
style="color: #333333; font-family: Georgia, 'Times New Roman', 'Bitstream Charter', Times, serif;">
Antibiótico Locabiosol retirado do mercado:A Agência Europeia do Medicamento deu indicação para suspender o medicamento por suspeita de reações alérgicas eventualmente fatais.
Antibiótico Locabiosol retirado do mercado:A Agência Europeia do Medicamento deu indicação para suspender o medicamento por suspeita de reações alérgicas eventualmente fatais.
O risco de sofrer um broncospasmo [estreitamento das vias áreas, tornando difícil a respiração] fatal, sem "medidas que pudessem minimizar significativamente este risco", obrigou as autoridades europeias a retirarem o Locabiosol do mercado.
"A maioria das reações alérgicas graves ocorreu logo após o uso do medicamento", explica uma nota informativa publicada, esta segunda-feira, pelo Infarmed.
Indicado para o tratamento local de infeções como rinofaringite, sinusite e amigdalite, o antibiótico foi suspenso pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento, com a recomendação de revogação das autorizações de introdução no mercado dos medicamentos contendo fusafungina.
No caso português, apenas o Locabiosol 125 microgramas, em "solução para pulverização bucal ou nasal".
A avaliação realizada pelos peritos internacionais permitiu concluir "que os benefícios do medicamento não são superiores aos riscos", sobretudo "tendo em conta a natureza ligeira e autolimitada das infeções das vias aéreas superiores", explica a nota do Infarmed.
O PRAC analisou ainda um eventual "aumento de resistências bacterianas causado pela fusafungina, tendo concluído que, apesar das evidências serem insuficientes, este risco não pode ser excluído"
Comentários
Enviar um comentário