Como Fazer Uma Feijoada Vegetariana – Dicas e Receitas

Feijoada vegetariana

 Feijoada VegetarianaFeijoada vegetariana é o sonho de qualquer amante de comidas brasileiras que deseja saborear esse prato típico, ao mesmo tempo se mantendo fiel a seu estilo vegetariano.

Alguma pessoas escolhem fazer a feijoada vegetariana mais por ser uma opção menos calórica do prato.

Carnes gordurosas, acompanhamentos incrementados, cerveja, arroz, enfim, consumir a receita tradicional é o mesmo que comer uma bomba calórica.

Por outro lado, ao comer a feijoada vegetariana, o risco de ganhar barriga é menor e você fica sem aquele peso de ter comido além da conta, colocando em risco sua dieta para emagrecer.

Vamos ver a seguir algumas dicas do que você pode incluir na sua feijoada vegetariana e também formas de evitar um prato calórico demais.

Evitar Acompanhamentos Pesados

A primeira dica ao preparar ou se alimentar com feijoada vegetariana está em deixar de lado os acompanhamentos que engordam, tais como farofa, mandioca frita, entre outros típicos adicionais que fazem parte da feijoada brasileira.

Tenha em mente que, ao preparar uma feijoada vegetariana, não devem haver outros alimentos secundários que fazem engordar.

Um Toque de Laranja

Adicionar laranja na feijoada leve, além de enriquecer o sabor, também ajuda a melhorar o processo de digestão do organismo humano, ou seja, auxilia no emagrecimento. Há quem diga que este fruto é calórico.

Porém, estudos da UNESP/Araraquara, universidade pública do interior de São Paulo, dizem que o consumo aumenta a sensação de saciedade, ou seja, após consumir, a pessoa demora mais tempo para sentir forme novamente.

De Olho no Feijão

Como se sabe, o feijão está repleto de fibras solúveis, ideais para ajudar o corpo a emagrecer. 

Porém, este tipo de alimento, para a receita de feijoada vegetariana light, precisa ser feito com o mínimo de tempero possível.

O consumo sem sal, ou pouco sal, ajuda a controlar o peso, aumenta saciedade e auxilia no controle da taxa de açúcar no sangue. Vale frisar que há 15 gramas de fibras para cada xícara de feijão. 

Cuidado para não comprar produtos repletos de sal, como aqueles vendidos em latas, por exemplo.

Nabo Cru na Feijoada Vegetariana

Especialistas indicam que nabo cru é um alimento repleto de antioxidantes capazes de ajudar no emagrecimento. 

De forma frequente se encontra nas sopas desintoxicantes, presente em receitas para ajudar a emagrecer.

Outro fato que a credencia para a feijoada vegetariana está no baixo valor calórico. Ou seja, é possível comer bastante sem risco de engordar. 

Há quem diga que a raiz tem propriedades de calorias negativas, isto é, faz o organismo perder peso. Tem riqueza de fibras e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Usar Berinjela

A berinjela é bem vinda à sua feijoada vegetariana light. Sua água é usada de forma frequente em receitas para emagrecer. 

Além de trazer muitas fibras que ajudam a saciar por longo tempo a fome, também combate problemas no intestino e melhora o equilíbrio nos índices de colesterol. 

Quase não existe taxa de gordura. Aproveite para comer a casca, que possui propriedades antioxidantes.

Tofu para Substituir Carne

Por se tratar de um alimento derivado da soja, tofu pode ser o incremento ideal para a feijoada vegetariana ficar com um pouco mais de graça. Tem proteína e ao mesmo tempo oferece poucas calorias.

Em 30 gramas, existem apenas 40 kcal. Para se ter ideia do baixo valor, a porção do queijo branco, com o mesmo peso, tem 70 kcal. É um alimento ideal para diminuir a gordura do corpo sem perder músculos.

Dicas de Tempero para a Feijoada Vegetariana

Com riqueza de minerais, fibras e vitaminas, folhas de louro ajudam ao organismo funcionar com melhor qualidade. Atua para que o sistema digestivo trabalhe em maior velocidade. 

Pesquisas indicam haver excesso de ácido linoleico neste tempero, responsável por quebrar células adiposas, ajudando a perder peso.

Alho ajuda a aumentar o sabor e ao mesmo tempo auxilia no objetivo de emagrecer, conforme indicam estudos realizados por médicos de Israel. Este tempero diminui o apetite. 

Apenas seu cheiro pode ativar a leptina, hormônio que retira a sensação de apetite. Após o consumo, o corpo aumenta a capacidade de queimar calorias.
 Feijoada Vegetariana

Cebola também é indicada para temperar a receita. Uma unidade com tamanho médio não tem mais do que 45 calorias. Como aumenta bastante o volume da refeição, ajuda a saciar. 

Apenas em uma rodela caprichada acarreta 6 calorias. Trocar alimentos calóricos por cebola diminui a ingestão de calorias.

Salsinha picada também é uma boa dica, visto que em 100 gramas há apenas 56 calorias. 

Esta quantidade consegue adicionar um sabor diferente e saboroso à feijoada vegetariana. Para esta porção, há 3 gramas de fibras.

Adicione tomate picado, sem casca ou semente, azeite e pimenta do reino, uma combinação com poucas calorias e grandes propriedades capazes de ajudar no processo de emagrecimento.

Receita de Feijoada Vegetariana Clássica

Calorias por porção: 365 kcal (2 conchas cheias).

Rendimento: 8 porções.

Ingredientes: ½ quilo de feijão preto; 1 berinjela cortada em cubos e sem sementes; 1 folha de louro; 1 xícara de nabo cru; 1 xícara de cebola picada; 1 xícara de tomate picado sem pele; 1 xícara de tofu (cortar em cubos); 1 xícara de chuchu (cortar em cubos); 1 colher de sopa de azeite; 4 dentes de alho amassado; 6 xícaras de água (chá), cebola, salsinha, pimenta e sal.

Modo de Preparo: Água, alho, louro, cebola e feijão devem seguir à panela. Levar ao fogo até o cozimento estar quase completo. Adicione o resto, menos salsinha e tofu, ambos apenas entram na receita ao final, após os ingredientes serem cozinhados.

Receita de Feijoada Vegetariana com Bastante Vegetal

Calorias por Porção: 132 kcal.

Rendimento: 12 porções.

Ingredientes: 1 xícara (chá) de vagem picada; 1 cebola picada; 1 cenoura (cortada em cubos); 2 xícaras de feijão preto; 2 xícaras de água fervente; 2 dentes de alho (picado); 2 colheres de azeite de oliva; 4 maxixes cortados; 4 xícaras de água; 100g de proteína de soja; 400g de abóbora (cubos pequenos); pimenta do reino, sal e cheiro verde.

Modo de Preparo: O feijão precisa permanecer de molho por cerca de 2 horas. Na sequência, escorra com o máximo de cuidado e adicione nova água. Coloque na panela de pressão, levando ao fogo após 15 minutos, subsequentemente, quando começar a pressão.


Espere um pouco e depois que não tiver nenhum barulho na panela, abra e observe para saber se os grãos se encontram macios.

Reserve um recipiente adicional para colocar a soja junto com água fervente. 

Apenas escorra depois de 30 minutos, quando terminar o processo de hidratação.

Em outra panela cozinhe cenoura, vagem, abóbora e maxixe, até que permaneçam com textura macia;

Na frigideira, adicione azeite e comece a dourar a cebola e o alho. Na sequência, coloque o feijão junto com os legumes, cebola e alho em uma panela, sem tapar.

Cozinhe até que o caldo fique grosso. Durante o período de cozimento, adicione cheiro verde e pimenta do reino a gosto. Pronto! Basta servir. Fica pronto em menos de 1 hora.

Receita de Feijoada Vegetariana com Cenoura e Pimentão

Calorias por porção: 120 kcal.

Ingredientes: 200g de proteína de soja (100g branca e 100g marrom); 1 quilo de feijão preto; 1 pimentão médio; 1 cebola grande; 4 cenouras; 6 dentes de alho (esmagado); óleo, pimenta do reino, manjerona, manjericão e alecrim.

Modo de preparo: Um dia antes de fazer a receita deixe o feijão de molho. Antes de começar o preparo, descarte a água. Coloque o feijão dentro da panela de pressão. Na sequência, procure deixar por 60 minutos com a proteína de soja, depois escoe.

Refogue pimentão, alho e cebola. Corte as cenouras. Coloque pimentão, alho e cebola junto com o feijão cozido. Depois ponha a cenoura crua na soja. Cozinhe por 20 minutos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas