segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Benefícios da Goiaba – Para Que Serve e Propriedades

beneficios da goiaba

Benefícios da Goiaba – Para Que Serve e Propriedades.Com cheiro marcante e sabor muito agradável – uma mistura de doce e azedinho – a goiaba é uma fruta originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo. Sua polpa é suculenta e pode ser de várias cores, as mais comuns são a vermelha e a branca, mas existem também as rosas e amarelas.


A casca é verde ou amarelo claros, e seu formato oval ou arredondado. Suas sementes, distribuídas pela polpa, são comestíveis. Quando ainda está verde a fruta é bastante firme e conforme amadurece se torna macia e mais sensível.

Cada unidade da fruta, mede cerca de 5 a 10 cm de diâmetro e pesa de 50 a 200g. A colheita da goiaba é sazonal e encontramos a fruta disponível nos supermercados geralmente de outubro a março.

Neste artigo, falaremos sobre os benefícios da goiaba para a saúde, para que serve e quais as suas principais propriedades.

Para que serve a Goiaba?

A goiaba é um fruto versátil que pode ser utilizado em diversas receitas. Doces de goiaba são bastante famosos, como goiabada, goiabada de colher, goiabada cascão, compotas e geleias. Uma dupla muito famosa é o queijo com goiabada, 
popular entre os mineiros.

Porém as formas mais saudáveis de consumi-la é na forma fresca ou na preparação de sucos sem adição de açúcar. Pode ser adicionada como um toque especial a saladas de folhas e hortaliças. Toda a goiaba é comestível, inclusive as sementes e a casca, basta lavá-la bem antes de consumir.

Propriedades da Goiaba

O consumo de goiaba traz inúmeros benefícios para a saúde pois ela é um “super-alimento”. Contêm inúmeros minerais e vitaminas e quantidades consideráveis de fibras.

Uma porção de 100g de goiaba, o que equivale a uma unidade média, fornece 54 calorias distribuídas da seguinte forma: 13 g de carboidratos, 1,5g de proteínas e aproximadamente 0,6 g de gorduras. Contém ainda uma quantidade bastante grande de fibras, cerca de 5g, não contém colesterol nem sódio.

A goiaba é extremamente rica em vitamina C, 100g contém 80 mg da vitamina, quase o dobro da recomendação diária pela legislação brasileira. O potássio também se destaca, pode chegar a mais de 400 mg em 100g, até mais do que a banana. A fruta contém ainda, vitamina A, licopeno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos contra os efeitos dos radicais livres.

Informações Nutricionais da unidade da Goiaba

Porçãopor 1 goiaba
Energia37 calorias
Carboidratos7,9 g
Proteínas1,4 g
Gorduras0,5 g
Fibras3 g

A seguir veremos como a goiaba pode ajudar a fortalecer a nossa saúde e trazer inúmeros benefícios.

Benefícios da Goiaba

Veremos a seguir as principais propriedades da goiaba para saúde e boa forma. Entenda para que serve essa deliciosa fruta:

1) Pode ajudar na perda de peso

É verdade, esse é um dos benefícios da goiaba também. Pesquisas têm demonstrado que o consumo de frutas auxilia no controle e na perda de peso. A goiaba é um excelente exemplo disso. 

Ela contém vitaminas e minerais que auxiliam na saúde como um todo, mantendo seu organismo funcionando bem para conseguir queimar calorias.

Além disso, contém uma grande quantidade de fibras, em 100g da fruta encontramos 5 g de fibras. Isso ajuda a aumentar a saciedade, consumo de menos calorias, retarda a absorção de carboidratos, evitando picos de glicemia que favorecem o acúmulo de gordura, além de prevenir a constipação.

Trocar aquele lanche hipercalórico entre as refeições com pães, refrigerantes, doces e bolachas, por uma goiaba é a melhor opção para emagrecer e ainda ficar mais saudável. 

Claro que o emagrecimento ou não será determinado pela dieta como um todo, de acordo com as calorias ingeridas e queimadas, mas a goiaba pode ser uma excelente e saborosa aliada nesse processo. Basta associar seu consumo a uma dieta balanceada.

2) Melhora do Sistema Imunológico

A incrível quantidade de vitamina C fornecida pela goiaba, cerca de 4 vezes mais que a laranja, ajuda a reforçar o sistema imune, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

3) Excelente alimento para diabéticos

Esse é um dos interessantes benefícios da goiaba. Ela possui um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.

Estudos ainda apontam que a goiaba, além de auxiliar o controle, pode ter ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

4) Prevenção do câncer

Vitamina C, licopeno, quercetina e polifenóis. Todos esses compostos presentes na goiaba são potentes antioxidantes e fazem com que a fruta seja um poderoso alimento na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, de mama, de pele, de cólon e pulmonar. 

Além disso, estudos utilizando extrato da fruta já comprovaram em laboratório atividade antitumoral.

5) Pele Jovem e Saudável

Várias substâncias presentes na goiaba ajudam na manutenção da saúde e prevenção do envelhecimento da pele. Vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular. 

Comer goiaba periodicamente pode auxiliar no processo de combate a esses efeitos do tempo e do ambiente e te deixar com a pele mais jovem e saudável.

6) Melhora da Saúde cardiovascular

A goiaba é rica em potássio, um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos Ela ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

7) Melhora da Saúde dos Olhos

Apesar de não ser uma fonte tão boa quanto as cenouras, a goiaba é muito rica em vitamina A, em 100g encontramos cerca de 20% das recomendações diárias. 

A vitamina A é extremamente importante para a saúde visual, ela previne a degeneração macular, o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

8) Favorece o desenvolvimento fetal

Para mulheres grávidas, o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento dos bebês .

9) Propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas

As folhas da goiabeira, ainda possuem efeito anti-inflamatório e combatem infecções. Por isso o suco feito com elas pode ser usado para dores de dente e infecções bucais e outros tipos de inflamações.

10) Previne a constipação

A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.

11) Ajuda a relaxar

A goiaba também contém magnésio. Esse mineral atua no organismo ajudando a melhorar estados de estresse. Sua deficiência nutricional também ajuda a piorar o estresse. 

Assim consumir goiaba regularmente pode ajudar no controle da tensão, do humor e relaxar músculos e nervos por ajudar a suprir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...