Tréguas. Boko Haram aceita libertar as 219 raparigas raptadas

Boko Haram Video 12.5.2014

Não são conhecidas as condições do acordo. Negociações duraram um mês e foram mediadas pelo Chade.
O Governo da Nigéria chegou a acordo com a milícia radical islâmica Boko Haram para um cessar-fogo e a libertação das 219 raparigas raptadas há seis meses de uma escola em Chibok, no estado de Borno, Noroeste do país.

O acordo do cessar-fogo foi avançado pelo chefe de estado-maior das forças armadas nigerianas, o marechal Alex Badeh , esta sexta-feira, de acordo com a agência Reuters. A informação relativa à parte do acordo que contempla a libertação das raparigas foi avançada por uma fonte presidencial.
O assessor do Presidente nigeriano Goodluck Jonathan, Hassan Tukur, afirmou à BBC que o acordo foi fechado após um mês de negociações mediadas pelo vizinho Chade. Tukur afirmou que o Boko Haram anunciou um cessar-fogo unilateral na quinta-feira e que o Governo nigeriano acabou por responder.
"Eles asseguraram-nos que têm as raparigas e vão libertá-las", afirmou o assessor de Jonathan. Certezas? "Estou cuidadosamente otimista", rematou.
As diligências para a libertação das raparigas devem terminar na reunião marcada para a próxima semana na capital do Chade, Ndjamena. As condições que o Governo nigeriano aceitou para fechar o acordo não são ainda conhecidas. 
"Vale a pena levar o acordo a sério" 
A Nigéria tentou por várias vezes estabelecer conversações com o Boko Haram nos últimos anos, sobretudo devido à existência de diferentes fações dentro da milícia islâmica. Até aqui, um cessar-fogo nunca havia sido negociado.

Uma fonte das forças de segurança nigerianas afirmou à Reuters que ainda não é certo se o acordo terá sido fechado com o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, ou com outra fação do grupo, visto que existem várias: "Ficaria surpreso se Shekau decidisse mudar de repente a sua visão e estivesse pronto para um cessar-fogo." Contudo, avisou que o "compromisso entre partes do Boko Haram e os militares [nigerianos] parece ser genuíno". "Vale a pena levá-lo a sério."
O Governo terá estabelecido negociações com o autoproclamado secretário-geral do Boko Haram, Danladi Ahmadu. Contudo, não é ainda sabido se Ahmadu pertence à mesma fação de Shekau.
O Boko Haram (que significa "A educação ocidental é proibida") trava desde 2009 uma rebelião progressivamente mais sangrenta na tentativa de instaurar um estado islâmico no país. O grupo já terá causado a morte de mais de 13 mil pessoas, segundo uma estimativa do Presidente Gooduluck Jonathan no mês passado, de acordo com os "media" nigerianos.
A atenção do mundo inteiro centrou-se no grupo radical há seis meses, na noite de 14 de abril, quando membros do Boko Haram raptaram 276 raparigas dos dormitórios da sua escola secundária em Chibok, no estado de Borno, Noroeste do país. Desde então, apenas 57 conseguiram escapar. A hashtag  Bring Back Our Girls tem sido a bandeira da indignação, que assumiu uma dimensão global.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades