Homens com mais parceiras têm menor risco de câncer de próstata

O plural de sexo

Homens garanhões: alegrem-se. Pelo menos, se levarem em conta um estudo publicado na revista "Cancer Epidemiology" e feito por especialistas da Universidade de Montreal e INRS-Instituto Armand-Frappier: o trabalho afirma que homens que já tiveram relações sexuais com, no mínimo, 20 mulheres têm quase 30% a menos de chance de desenvolver câncer de próstata.A pesquisa entrevistou 3.208 homens. 

Deste número, 1.590 foram diagnosticados com a citada enfermidade entre setembro de 2005 e agosto de 2009, enquanto outros 1.618 faziam parte do grupo controle.

A descoberta dos cientistas é que homens com vida sexual diversificada têm 19% menos probabilidade de desenvolver um tipo agressivo de câncer, se comparados com aqueles que tenham tido apenas uma mulher. 

Ao mesmo tempo, homens que eram virgens tinham quase duas vezes mais risco de diagnóstico de câncer do que os experientes.

De acordo com os estudiosos, a explicação está no fato de que com mais mulheres, mais o homem ejacula e, portanto, libera substâncias cancerígenas do líquido prostático, um dos componentes do sêmen. 

Outra análise é que eles também podem levar a menos estruturas cristalinas, que têm sido associadas com o cancro da próstata.

Homossexuais O efeito não é o mesmo, porém, aos homens homossexuais. Os cientistas perceberam que os homens que têm mais de 20 parceiros masculinos tiveram o risco de câncer de próstata dobrado - as chances de um câncer mais agressivo multiplicaram-se por cinco. 

A explicação para esse fato, porém, ainda é somente especulativa: acreditam os especialistas que a prática do sexo anal produz um trauma físico para a próstata.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades