Acidente de avião em terra mata CEO da terceira maior petrolífera europeia

Christophe de Margerie ocupava desde 2010 a presidência da Total

O avião privado de Christophe de Margerie colidiu com uma máquina de limpeza de neve no aeroporto de Moscovo, cujo operador estava embriagado. O acidente provocou a morte de mais três tripulantes.

O presidente-executivo da petrolífera francesa Total, Christophe de Margerie, morreu na noite de segunda-feira na sequência de uma colisão entre o seu jato privado e uma máquina de limpeza de neve. A colisão ocorreu minutos antes da meia-noite, no horário de Moscovo, quando o avião privado que levaria De Margerie a Paris já descolava no aeroporto de Vnoukouvo.

"Hoje à noite, um avião caiu quando colidiu com uma máquina de limpeza de neve. Três membros da tripulação e um passageiro morreram", começou por dizer a porta-voz do aeroporto Elena Krylova, citada pela agência Reuters. "O passageiro é Christophe de Margerie, o CEO da Total", de 63 anos, adiantou de imediato a porta-voz.


Entre as várias hipóteses que possam estar na origem do acidente figuram "um erro dos controladores aéreos e os atos do condutor do limpa-neves. Foi apurado que o condutor estava em estado de embriaguez", indicou o comité em comunicado. No entanto, não é descartada a hipótese de "más condições meteorológicas ou de um erro de pilotagem" terem sido motivo para tamanho acidente, adianta o mesmo comunicado.
O CEO da petrolífera francesa Total tinha participado numa reunião do governo russo sobre o investimento estrangeiro em Gorki, perto de Moscovo, esta segunda-feira.
O primeiro-ministro francês Manuel Valls lamentou o sucedido em comunicado. "França perdeu um líder empresarial extraordinário, que transformou a Total numa gigante mundial. Perdeu um grande capitão da indústria e um patriota".
De Margerie era também amigo pessoal do Presidente francês François Hollande, que disse que estar "chocado e entristecido" com a notícia.
A morte de De Margerie deixa um vazio no topo da Total, num momento difícil para a indústria com o preço do petróleo a cair.
 Os sucessores
Apelidado de "Big Moutstache" por causa do seu enorme bigode branco, Christophe de Margerie ocupava desde 2010 a presidência da Total. Com presença em mais de 50 países e com mais de 100 mil funcionários, a Total é a terceira maior petrolífera na Europa. De Margerie tornou-se CEO em 2007, assumindo o papel de presidente em maio de 2010.

Em julho deste ano, adiantou que iria procurar um novo sucessor dentro da empresa, apesar de não ter sido anunciado oficialmente nenhum plano de sucessão. Mas para Alain Crouzat, gestor de ativos, a sucessão não deve ser um problema para o grupo. "A cultura da empresa baseia-se na forma como ele (Christophe de Margerie) criou o conselho de administração. E essa cultura é muito forte", adiantou.
Segundo a agência Reuters, Philippe Boisseau, diretor-geral de Marketing e Serviços e Energias Novas da Total, e Patrick Poyanne, diretor-geral dos sectores de refinaria, são apontados como possíveis sucessores.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades