Consumidores poderão fazer compras com número de telemóvel ou email
A aplicação está disponível para 'download' em todos os 'smartphones' e 'tablets' com sistema iOS ou Android, trata-se de um serviço universal, independente do operador móvel, sendo que este nunca terá acesso à encriptação
Os portugueses vão poder pagar a partir de abril as suas compras e transferir dinheiro usando apenas o seu número de telemóvel ou o email, com o serviço MB Way que a SIBS está a lançar.
"É um serviço de convergência de todas as experiências de compras através unicamente do telemóvel. As pessoas podem pagar de forma simples sem terem que andar com imensos cartões", já que o MB Way incorpora os cartões bancários no telemóvel, adiantou o administrador do grupo SIBS, Luís Flores, num encontro com jornalistas.
Segundo a diretora de Gestão de Produto da SIBS Forward Payment Solutions, Teresa Mesquita, "é como ter o multibanco no telemóvel para facilitar os pagamentos", seja 'online', seja nos 'smartphones' ou nas lojas, como restaurantes, supermercados ou lojas de roupa.
Com a nova funcionalidade, diz a SIBS, comerciantes e consumidores ficam a ganhar, uma vez que se reduz a taxa de abandono, não há manipulação de dados financeiros, há maior integração, no primeiro caso, assim como maior conforto, segurança e conveniência, no segundo.
Será por exemplo possível encomendar uma pizza e pagá-la através do número de telemóvel ou entrar numa loja para comprar roupa sem ter que ir para uma fila, bastando apenas introduzir o número de telemóvel num tablet de um assistente da loja.
"O cliente dá o número de telemóvel e o cliente recebe uma notificação e introduz um código de autenticação (um pin)", disse Luís Flores, exemplificando ainda que o comerciante pode fazer promoções assim que reconheça a aplicação quando o consumidor entra na loja.
O novo serviço permite fazer transferências instantâneas para qualquer outro número de telemóvel, bastando introduzir o número de telemóvel ou o email, sendo que o destinatário pode aderir à aplicação assim que receba a notificação e recebe instantaneamente o valor.
Ou seja, o utilizador nunca tem de partilhar os seus dados bancários quer com o comerciante ou com o destinatário da transferência e além do PIN, que é sempre usado para validar as operações, é definido um montante máximo de utilização diário.
Desenvolvida ao longo do último ano e meio, a funcionalidade estará em fase de piloto até abril e será até lá testada por comerciantes, consumidores, colaboradores internos da SIBS. Em processo de integração estão já os seguintes bancos: BPI, Millennium BCP, Banco Popular, Caixa Agrícola, Novo Banco, BBVA, Santander, Caixa geral de Depósitos, Banif, Montepio Geral e Best.
Luís Flores estima que a recetividade ao serviço "vai ser muito superior do que a que foi a do MB NET", serviço desenvolvido pelo sistema bancário português que permite realizar pagamentos 'online' com segurança, em que os dados do cartão bancário real nunca são revelados, sem revelar mais pormenores, nem o investimento na nova aplicação.
“Parece-nos muito importante que, no ano em que o MULTIBANCO celebra 30 anos, possamos oferecer aos Portugueses mais esta novidade para facilitar o dia-a-dia, com um serviço que pode ser usado com qualquer cartão, a qualquer hora e com a segurança do sistema SIBS”, refere Luís Flores, num comunicado.
A aplicação está disponível para 'download' em todos os 'smartphones' e 'tablets' com sistema iOS ou Android, trata-se de um serviço universal, independente do operador móvel, sendo que este nunca terá acesso à encriptação.
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