PT afunda mais de 27% e já vale menos de 900 milhões de euros


A Portugal Telecom está em queda livre na bolsa portuguesa. As acções estão a afundar mais de 27% e a negociar abaixo de 1 euro, levando a capitalização bolsista da cotada a ficar abaixo de mil milhões de euros.


Portugal Telecom está a viver um dia negro na bolsa portuguesa, com as acções em forte queda e a atingirem um novo mínimo histórico abaixo de 1 euro.
Após iniciarem a sessão a perder 1,07% para 1,201 euros, os títulos entraram em queda livre, atingindo agora um mínimo histórico nos 0,883 euros, após uma queda de 27,27%. Foram já transaccionados 23 milhões de acções.

Analisas contactados pelo Negócios adiantam que não há notícias que expliquem este comportamento. O facto de o Tribunal do Luxemburgo ter recusado o pedido de gestão controlada da Rio Forte está a reduzir as expectativas de que a Portugal Telecom venha a recuperar uma maior fatia do investimento de 900 milhões de euros em dívida da "holding" do Grupo Espírito Santo.

Com esta queda, a cotada apresenta agora uma capitalização bolsita de 896 milhões de euros, baixando pela primeira vez da fasquia dos mil milhões de euros.

A Portugal Telecom é agora a 13ª cotada mais valiosa do PSI-20, tendo durante a sessão de hoje sido superada pelos CTT e pela Semapa. A Nos é a sexta cotada mais valiosa da praça portuguesa e vale mais do dobro da sua rival (2,2 mil milhões de euros).

As acções acumulam uma desvalorização de 45% desde 8 de Outubro, dia em que Zeinal Bava anunciou a saída da presidência executiva da operadora brasileira Oi, e 68% desde o início do ano. As acções  valem agora um terço do valor registado no início do ano.

Nas nove sessões após a saída de Zeinal Bava, as acções só fecharam em terreno positivo uma vez. Na última sexta-feira, 17 de Outubro, as acções perderam mais de 9% depois do Morgan Stanley ter reiniciado a cobertura das acções da empresa com um preço-alvo de 79 cêntimos. 
A Portugal Telecom SGPS tem como único activo uma posição directa e indirecta de 39% no capital da Oi. Os accionistas da cotada portuguesa, quando for concretizada a fusão, ficarão com 26% da nova Oi, uma posição que poderá aumentar para 37% se no futuro a PT exercer uma opção de compra de mais acções. Os títulos da Rio Forte serão transferidos para a PT quando for concretizada a fusão, sendo que a operação já foi aprovada pelos accionistas portugueses.

Deste modo o comportamento das acções da PT está já correlacionado com os da Oi. Na sexta-feira as acções da brasileira fecharam inalteradas. Hoje a imprensa brasileira avança que a Oi vai reduzir a sua estrutura de gestão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades