Novo tipo de cimento é capaz de absorver 4 mil litros de água por minuto

Novo tipo de cimento é capaz de absorver 4 mil litros de água por minuto


Um novo tipo de cimento feito pela empresa britânica de materiais Tarmac absorve instantaneamente litros e mais litros de água - ao mesmo tempo que previne enchentes e conservando a água, já que continua o seu ciclo e vai para o solo.

Chamado de Tarmac Topmix Permeable, trata-se de um pavimento de cimento super-poroso, projectado para remover água de tempestades e enchentes em estacionamentos, vias, passeios e outras superfícies.
O material foi desenvolvido pela LaFarge Tarmac, que diz que a ideia faz parte de um «sistema de drenagem urbana sustentável». A água entra pela camada superior de cimento permeável e então passa por seixos e vai até ao solo, onde se torna água subterrânea.
Em 60 segundos, o Topmix Permeable pode drenar 4 mil litros de água, de acordo com um vídeo promocional da empresa.
A companhia diz que o material pode ser instalado em qualquer lugar para diminuir o risco de inundações, mas quem cogitar usá-lo deve antes fazer uma pesquisa no terreno para identificar crateras ou possíveis armadilhas, sejam estas em sentido literal ou figurado.
Uma limitação? Se o cimento for instalado em algum lugar frio, a água pode congelar, o que iria destruir todo o sistema. O próximo desafio da empresa é construir uma versão do cimento poroso que possa adaptar-se a climas frios.
Mesmo que relegada apenas a climas mais quentes por enquanto, um passeio que não forme poças é uma óptima ideia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas