quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Alimentos Ricos em Queratina

Alimentos para queratina

A queratina é uma proteína responsável por aumentar a resistência do cabelo, unhas e a camada externa da pele. Mesmo que não existam alimentos ricos em queratina, já que ela não é encontrada nos alimentos, consumir alguns alimentos ricos em proteína e algumas vitaminas pode impulsionar a produção de queratina natural no corpo, fortalecendo e melhorando a aparência do cabelo, pele e estimulando o crescimento das unhas. 

Alimentos sulfurosos
Os aminoácidos são os blocos de construção de proteínas como a queratina, que é composta de aminoácidos ricos em enxofre que se unem para formar correntes fortes. Alimentos ricos em proteínas – como carne, feijão e ovos – são boas fontes de enxofre na dieta. Eles também podem ser encontrados em alguns vegetais como cebola, couve, aspargos e couve de Bruxelas.

Alimentos proteicos

Ingerir alimentos ricos em proteína dá ao corpo os aminoácidos de que ele necessita para produzir queratina. A carne vermelha, peixe, frango, carne de porco, ovos, leite e iogurte são alimentos ricos em proteínas. As melhores fontes vegetais de proteína incluem feijão, nozes, manteigas e quinoa. A maioria dos adultos precisa de duas a três porções de proteína por dia para satisfazer as suas necessidades diárias.

Alimentos ricos em biotina

A biotina é necessária para metabolizar os aminoácidos de queratina e é geralmente recomendada para fortificar cabelos e unhas. As fontes dietéticas de biotina incluem nozes, feijão, cereais integrais, couve-flor e cogumelos. Também pode ser encontrada na gema de ovo cozida, mas as claras de ovos crus têm uma proteína que interfere na absorção de biotina. Por ser solúvel em água, a biotina não é armazenada no corpo e pode ser perdida dependendo dos métodos de cozimento que a colocam em contato direto com a água, como ferver.

Alimentos ricos em vitamina A

A vitamina A é necessária para a síntese de queratina. Por isso, boas fontes alimentares de vitamina A pode ser consideradas alimentos ricos em queratina: frutas como a laranja e legumes como abóbora, batata doce, cenouras cruas e melão. Vegetais verdes cozidos como espinafre e couve também são ricas fontes de vitamina A. A vitamina A é solúvel em gordura, por isso só pode ser absorvida quando ingerida com uma fonte de gordura. Isto também significar que o excesso de ingestão de vitamina A é armazenada no corpo.

Lista de alimentos ricos em nutrientes que ajudam na produção de queratina

Como vimos acima, não existem alimentos ricos em queratina propriamente dita, mas estes abaixo são boas fontes dos nutrientes que impulsionam a produção desta substância em nosso organismo. Confira:
  1. Couve: Contendo enxofre, vitamina C (53,3 mg) e proteína (2,47 g), a couve é uma ótima escolha. Uma porção (um copo) de couve cozida contém 36,4 calorias. Também é carregada com nutrientes tais como vitamina K, vitamina A, manganês, fibra dietética, cálcio, potássio e ferro.
  2. Brócolis: Brócolis é outro alimento que contém enxofre e outros nutrientes necessários para a síntese de queratina. Em um copo de brócolis cozidos há um grande número de nutrientes, incluindo 123,40 mg de vitamina C e 4,66 g de proteína. Uma xícara de brócolis cozidos no vapor contém apenas 43,68 calorias. Isso o torna uma opção poderosa para aqueles que procuram aumentar os níveis de queratina, fibras e emagrecer.
  3. Couve de Bruxelas: A couve de Bruxelas fornece enxofre, bem como vitamina C (96,72 mg) e proteína (3,98 g) que é essencial para a produção de queratina no organismo. Carregada com nutrientes, a couve de Bruxelas também contêm cálcio, potássio, vitamina K e ferro, entre outros nutrientes. Uma porção de uma xícara de couve de Bruxelas contém 60,84 calorias.
  4. Alho: Relacionado com a cebola e alho-poró, o alho é outra fonte rica de enxofre, proteína (1,80 g) e vitamina C (8,85 mg). O alho também contém manganês, selênio e cálcio. Ele pode facilmente ser adicionado a uma ampla variedade de alimentos e receitas, como em sopas, refogados, tempero de carnes, molhos, etc, e pode ser cozido ou consumido cru.
  5. Cebolas: Uma xícara de cebolas não só oferece enxofre, mas contém 10,24 mg de vitamina C e apenas 60 calorias. A cebola é parente do alho e é outro alimento que pode ser facilmente adicionado a muitas receitas, sejam saladas, sopas, molhos, arroz, feijão, etc. Cebolas também contêm cromo, fibra dietética, manganês e potássio, entre outros nutrientes.
  6. Mamão: Rico em vitamina A (diretamente ligada à produção de queratina), o mamão é importante para a renovação celular e recuperação dos tecidos, ajudando a manter a pele viçosa e mais macia. Também ajuda no combate à acne;
  7. Cenoura: Além de todos os benefícios da vitamina A presentes na cenoura que ajudam na saúde dos olhos, ela também auxilia na produção de queratina, tornando a pele mais resistente e dando um bronzeado natural.
  8. Peito de peru: O peito de peru é um alimento rico em proteína, o que ajuda no fortalecimento e no brilho da pele e dos cabelos;
  9. Feijão: O feijão é um alimento rico em zinco e fibras, tem relação com a manutenção da pele saudável, pois está ligado ao processo de cicatrização e à produção de colágeno, bem como o estímulo à produção de queratina;
  10. Lentilha: Assim como o feijão, a lentilha também é rica em zinco e importante para a saúde e manutenção da pele saudável;
  11. Soja: A isoflavona, presente no alimento, tem papel importante na reposição hormonal e ajuda a dar mais firmeza à pele. Além disso, por conter proteína e ajudar na produção da queratina natural no organismo, também fortalece os fios;
  12. Gelatina: Talvez um dos principais alimentos ricos em queratina é a gelatina, que vem do colágeno nos ossos e patas de animais e pode ser adicionada à força das células de queratina. A gelatina pode ser encontrada em certos iogurtes, cereais, sorvetes, saladas de frutas e compotas de frutas.

Outros alimentos que estimulam a produção de queratina

  • Laranja;
  • Pimentão;
  • Limão;
  • Cereais;
  • Queijo;
  • Iogurte;
  • Ovo;
  • Nozes;
  • Amêndoas;
  • Uva;
  • Morango;
  • Abacaxi;
  • Goiaba.


Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...