Efromovich contesta escolha do comprador da TAP em Bruxelas

German Efromovich, dono da Avianca (Reuters)


Efromovich contesta escolha do comprador da TAP em Bruxelas
Efromovich contesta escolha do comprador da TAP em Bruxelas: O empresário que perdeu a corrida para o consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa tem uma equipa de advogados a preparar a queixa


A decisão está tomada. Germán Efromovich vai contestar junto da Comissão Europeia a escolha do Governo para a privatização da TAP, preferindo o consórcio composto por David Neeleman, Presidente da brasileira Azul, e Humberto Pedrosa, da Barraqueiro.

Segundo o jornal Público, o dono da Avianca já pediu à Parpública, detentora da TAP, o acesso a todos os documentos relacionados com a venda da transportadora aérea, incluindo o relatório interno da empresa pública.

A equipa de advogados do empresário colombiano quer explorar as dúvidas sobre se a proposta do consórcio eleito cumpre as regras da União Europeia, nomeadamente a que proíbe investidores não-europeus de controlar companhias aéreas que são do espaço comunitário.

Apesar de ter sido David Neeleman a tomar a iniciativa de avançar com uma proposta para a compra de 61% da TAP, o português Humberto Pedrosa acabou por ficar com a maioria do consórcio (51%). 

Ainda assim, a contestação de Efromovich baseia-se em dois argumentos: o empresário considera que o dono da Azul é o grande arquitecto da operação e sublinha que o negócio exige um elevado investimento financeiro, que não deverá ser suportado por Humberto Pedrosa.

A assinatura do contrato de venda de 61% da TAP está agendada para a próxima quarta-feira, 24 de junho.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas