18 Benefícios do Chuchu – Para Que Serve e Propriedades

Chuchu

Tal como o tomate, o chuchu é, de fato, uma fruta que é comumente utilizada como um vegetal. Ele é pequeno, verde pálido, semelhante a uma grande pera. O chuchu é um ingrediente popular em uma variedade de pratos mexicanos, indianos e latino-americanos. Relacionado com o pepino e a abobrinha, o chuchu tem um sabor suave, é baixo em calorias, cheio de vitaminas e outros nutrientes, e por isso há diversos benefícios do chuchu para a saúde.

Este texto irá abordar para que serve esta fruta em termos de saúde, trazendo uma lista de propriedades e benefícios do chuchu.

Um pouco sobre o chuchu 

O nome científico do chuchu é Sechium edule. Sua origem é atribuída à América Central em países como Costa Rica e Panamá. Foi registrado pela primeira vez pelo botânico Patrick Browne em 1756. Segundo alguns historiadores, essa hortaliça-fruto já era cultivada no Caribe à época do descobrimento da América. É uma trepadeira herbácea da família das cucurbitáceas.
Possui uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pera, mais comumente encontrada nas feiras e quitandas. A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, e sua cor varia do branco ao verde bem escuro. Por ser um fruto muito frágil, machuca-se com facilidade e a casca escurece rapidamente quando danificada, portanto deve-se escolher os frutos com cuidado, evitando feri-los.

Propriedades e benefícios do chuchu

Esta seção mostra para que serve o chuchu. Os tópicos abaixo trazem uma lista de propriedades e benefícios do chuchu para a saúde.

1. Rico em antioxidantes

As folhas, caules, frutos e raízes da planta do chuchu são comestíveis e contêm flavonoides. Os flavonoides são antioxidantes que protegem o corpo contra o dano celular e inflamação causada por radicais livres. Oxidação de radicais livres, um processo natural que ocorre depois de comer, respirar, fazer exercícios e exposição a toxinas, é reduzido com o consumo de antioxidantes. Mesmo quando cozido, os flavonoides do chuchu permanecem ativos e intactos no intestino delgado, onde eles são absorvidos e utilizados pelo corpo.

2. Bom teor de fibras

A fibra do chuchu ajuda com a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo e fornece a maior parte necessária para promover os movimentos intestinais regulares. Melhorar a sua ingestão de fibras é uma maneira mais segura para aliviar a constipação do que o uso de laxantes estimulantes.
Cada xícara de chuchu cru contém 1,2 gramas de fibras e cada xícara de chuchu cozido contém 2,5 gramas de fibra. Embora não haja um valor absoluto para dose diária recomendada de fibras, é comum encontrar referências de 20 a 35 gramas de fibras por dia.

3. Rico em vitamina C

Alguns dos benefícios do chuchu decorrem deste importante nutriente. Comer uma variedade de frutas e produtos hortícolas, incluindo o chuchu, é uma boa maneira de obter mais vitaminas para manter a saúde e o bem estar. E o chuchu é uma boa fonte de várias vitaminas, incluindo a vitamina C.
Uma xícara de chuchu cru contém 19,2 mg de vitamina C (26% da ingestão diária recomendada para mulheres e 21% para os homens). A vitamina C se afigura indispensável para a produção de colágeno, pelo apoio e reparo de tendões, ligamentos, pele e tecido muscular.

4. Boa fonte de folato

Adicionar o chuchu cru à sua dieta pode ajudar você a consumir mais folato. Cada xícara de polpa de chuchu contém 233 microgramas de ácido fólico ou 58% de sua ingestão diária recomendada. Suas células dependem de ácido fólico para ajudar na metabolização de DNA e proteínas, e beneficia o sistema cardiovascular. O folato quebra a homocisteína, um aminoácido que de outra forma aumenta o risco de doença cardiovascular. Os altos níveis de folato também beneficiam o seu cérebro e reduzem o risco de doença de Alzheimer.

5. Rico em zinco

Chuchu aumenta a sua ingestão de zinco, um mineral essencial. O zinco ativa proteínas em seu corpo, incluindo as enzimas que realizam as reações químicas em suas células, que regulam a atividade dos genes e as proteínas que mantêm suas membranas celulares saudáveis, e por isso esse é mais um dos benefícios do chuchu para a saúde.
Obter o suficiente de zinco também ajuda a evitar doenças, visto que níveis baixos de zinco impactam negativamente no sistema imunológico e deixam-no vulnerável a infecções. Cada xícara de polpa de chuchu fornece 1,9 miligramas de zinco (17% da ingestão diária recomendada para homens e 24% para mulheres).

6. Benéfico para a pele

Os benefícios do chuchu se estendem ainda à pele. Você pode obter uma pele suave incluindo o chuchu em sua dieta. Este legume contém boas quantidades de ácido fólico, vitamina C, vitamina E, e zinco, os quais ajudam na promoção de uma pele saudável. A vitamina C, sendo antioxidante, combate os radicais livres e, assim, pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce. Enquanto a vitamina E ajuda a proteger a sua pele e reparar os danos, o folato ajuda a aumentar a elasticidade e a firmeza da pele.

7. Ajuda o corpo a produzir energia

Você pode consumir chuchu para fornecer a energia que o seu corpo precisa para a realização de atividades diárias. A vitamina B6 e o manganês do chuchu ajudam o corpo a produzir energia através da conversão de proteínas e gorduras em energia.

8. Superando a gota

Um dos benefícios do chuchu é que ele tem efeito diurético, fazendo-o adequado para pacientes com ácido úrico elevado e ajudando no processo de eliminação de urina pelo corpo.

9. Útil para mulheres grávidas

O chuchu tem um bom teor de ácido fólico, conforme afirmado anteriormente. O ácido fólico é importante para as mulheres grávidas, pois pode reduzir o risco de defeitos de nascimento dos bebês. Normalmente, a falta de ácido fólico em mulheres grávidas é caracterizada por anemia (queda do número de células vermelhas no sangue).

10. Controle da pressão arterial

Alguns dos benefícios do chuchu envolvem o sistema cardiovascular. O chá feito com as folhas do chuchu é usado para baixar a pressão arterial elevada, dissolver pedras nos rins, e tratar a aterosclerose ou endurecimento das artérias. O chá contendo a polpa do chuchu tem leves propriedades diuréticas e é usado para tratar o inchaço.

11. Útil para a prevenção do câncer

A prevenção do câncer é um dos benefícios do chuchu, visto que é uma excelente fonte de vitamina C, um antioxidante eficaz, conforme descrito anteriormente. Antioxidantes são substâncias que ajudam na prevenção dos danos causados às células pelos radicais livres. Ao impedir o estresse oxidativo, os antioxidantes podem inibir ou até mesmo ajudar na prevenção do aparecimento do câncer.

12. Previne a constipação

Se você sofre de prisão de ventre, os benefícios do chuchu vão fazê-lo incluí-lo em sua dieta, visto que ele mantém o trânsito intestinal regular. O chuchu contém grandes quantidades de fibras dietéticas, que evitam problemas digestivos como a constipação e síndrome do intestino irritável. As fibras hidratam e suavizam as fezes. Isto torna mais fácil a eliminação de todos os resíduos a partir do sistema digestivo.

13. Uma ajuda para combater a anemia

A deficiência de ferro é frequentemente associada à anemia. O chuchu pode fornecer ao seu corpo este nutriente, que estimula a produção de células vermelhas do sangue, aumentando assim os níveis de hemoglobina no sangue. O folato contido nesta fruta também desempenha um papel muito importante na produção e desenvolvimento das células vermelhas. Além disso, os outros nutrientes do chuchu, como a vitamina C, o zinco e o cobre, facilitam a absorção fácil de ferro pelo seu corpo.

14. Adequado para diabéticos

Os benefícios do chuchu também se estendem aos diabéticos. O chuchu tem um índice glicêmico baixo, poucas calorias e é rico em fibras alimentares. Desta forma, não causa picos nos níveis de açúcar no sangue. Este é um fator ideal para pessoas que sofrem de diabetes.
A polpa do chuchu é rica em fibras solúveis, que ajudam a retardar o processo de digestão. Estudos alegam que as fibras solúveis são bastante úteis para o controle dos níveis de açúcar no sangue e na gestão do diabetes.

15. Uma ajuda para o coração

De acordo com estudos, a presença de quantidades altas de homocisteína no sangue está associada a um aumento do risco de várias doenças cardíacas. Chuchu é uma boa fonte de ácido fólico, conforme descrito anteriormente, que ajuda na prevenção do acúmulo deste aminoácido.

16. Controle do colesterol

Os benefícios do chuchu decorrentes de seu teor de fibras também alcançam o controle dos níveis de colesterol. Estudos relacionam o consumo de fibras com uma maior regulação dos níveis de colesterol. O chuchu pode diminuir os níveis de colesterol LDL (ruim) e, ao mesmo tempo, aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).

17. Ajuda a melhorar o sistema imunológico

O chuchu é uma grande fonte de zinco, que ajuda a impulsionar o sistema imunológico. Os altos níveis de vitamina C também desempenham um papel fundamental no apoio e melhoria da imunidade.

18. Um coadjuvante para o emagrecimento

Os benefícios do chuchu podem fazer dele uma ajuda para os que querem perder peso. O chuchu tem baixo teor calórico, além disto é livre de colesterol e gorduras saturadas. Unindo a estes pontos o fato de ser uma boa fonte de fibras dietéticas, pode ser um bom complemento para qualquer dieta de perda de peso.
As fibras alimentares irão prover saciedade por algum período de tempo, evitando que sinta necessidade de se alimentar em excesso, o que é muito importante em uma dieta para perda de peso.

Algumas dicas

Sempre deve-se certificar de que esse produto esteja exposto refrigerado para garantir a sua adequada conservação, pois quando é mantido em temperatura ambiente estraga-se rapidamente. Pode-se conservá-lo por maior tempo, entre 6 a 8 dias, na parte de baixo da geladeira, embalados em saco de plástico, caso contrário queimam-se com o frio pois são sensíveis a temperaturas baixas também. O produto já descascado e picado conserva-se por até 3 dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco plástico.
Para consumi-los, não se deve comê-los crus, pois são duros para mastigar. Podem ser cozidos e refogados, pode-se transformá-los em cremes, sopas, suflês, bolos ou salada frias. Para consumo como refogado ou salada, deve-se escolher os frutos mais novos e menores, que tenham uma casca brilhante. Quando os frutos estão maduros, são excelentes para a elaboração de suflês, pois são mais consistentes e têm mais fibras. A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos, podem ser consumidos com casca.
 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades