Suco de Maracujá Emagrece?


Suco de maracujá


O maracujá é uma fruta tropical de casca com aspecto enrugado. As sementes e a polpa interior são comestíveis, sendo a polpa de um sabor levemente adocicado e as sementes crocantes. Nos países tropicais, o maracujá é usado principalmente para a produção de sumo. Além de seu sabor agradável, a fruta é conhecida por seus vários benefícios de saúde.

Sabe-se, por exemplo, que o suco de maracujá é um excelente estimulante digestivo e ajuda no tratamento de outras doenças gástricas. 

Plantas de maracujazeiro contêm alta quantidade de fibras necessárias ao corpo para limpar o intestino, melhorar a digestão e ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.

 Porém, pesquisas recentes revelaram que o suco de maracujá também pode ser poderoso para o emagrecimento. Como será que suco de maracujá emagrece? Leia o artigo abaixo e entenda.

Nutrientes e vitaminas


O maracujá é rico em vitamina A, que ajuda o organismo a remover os radicais livres que causam danos à pele e tecidos, e isso também ajuda a melhorar a visão. Também é rica em vitamina C, que ajuda a reparar tecidos, a prevenir doenças cardíacas e câncer e fortalece os ossos. 

Há também um composto no maracujá que bloqueia a histamina que causa alergias, prevenindo assim inflamações e reações alérgicas. Por conseguinte, maracujá tem o benefício de reduzir os sintomas da asma. Os antioxidantes encontrados no maracujá ainda inibem o crescimento de células cancerosas
.
Calorias e valores nutricionais

Um maracujá de 100 gramas contém 98 calorias, 1 g de gordura, 2 g de proteína, 23 g de carboidratos, 10 g de fibra, 11 g de açúcar, 12 mg de cálcio, 1,6 mg de ferro e 30 mg de vitamina C. 

O maracujá é uma boa fonte de minerais. Ferro, cobre, fibra, potássio, magnésio e fósforo estão presentes em quantidades adequadas. O maracujá é rico em vitamina C e vitamina A, trazendo enormes benefícios para a saúde de uma forma geral.

Suco de maracujá emagrece?

A fruta, para começar, possui baixa caloria, sabe-se que uma unidade com 100 gramas possui apenas 98 calorias. Além disso, possui pouco sódio e gordura. Além disso, possui quantidades de carboidratos e açúcar natural, apesar daquele tradicional azedinho.


Esses fatores contribuem para reduzir os níveis de colesterol no organismo. O alto teor de fibras presente na fruta tem efeito saciante, reduzindo a necessidade de consumo por compulsão de outros alimentos. Tudo isso faz com que o maracujá seja uma fruta ideal para a perda ou manutenção do peso.

A farinha da casca do maracujá é o ingrediente principal desse “remédio” caseiro. Essa parte da fruta é rica em pectina, uma fibra que bloqueia a gordura, diminui a absorção de carboidratos e ainda proporciona a sensação de saciedade, por isso se pode dizer que o suco de maracujá emagrece e, por este motivo, pode ser integrado aos programas alimentares.

O ideal é consumir o suco entre as refeições principais para inibir o apetite para os pratos principais. A farinha também ajuda a melhorar o funcionamento intestinal, eliminando resíduos e toxinas com mais facilidade.

Um bom horário também para ingerir o suco é antes de se alimentar, pois a fibra pectina presente no maracujá pode bloquear as gorduras do organismo impedindo que se acumulem, gerando aqueles desconfortáveis pneuzinhos.


O ideal é consumir com o mínimo de água, sem açúcar, porém como o sabor pode ser levemente azedo pense em colocar o mínimo de mel para adoçar. Beber suco de maracujá emagrece, mas para facilitar a perda de peso deve-se evitar os alimentos ricos em gordura e açúcar e praticar atividade física regularmente.

Benefícios do maracujá para a estética

Pele Saudável: Beber suco de maracujá todos os dias irá ajudar a melhorar a saúde da pele, pois a fruta é rica em vitamina A, que é essencial para a pele. Esta vitamina também é ótima para o crescimento celular adequado e a reprodução.

Crescimento do cabelo: Para manter um cabelo crescendo forte e saudável é necessário que ele tenha os nutrientes e oxigênio necessários para nutrir os folículos pilosos dos fios. Os nutrientes presentes no maracujá fornecem as quantidades necessárias para o cabelo crescer fortalecido e com brilho. Uma alimentação equilibrada é importante para um cabelo saudável de uma forma geral.

Cabelos sedosos e brilhantes: O maracujá é rico em vitamina A, vitamina B2, vitamina C, vitamina B6 e minerais como potássio, cobre, etc, que são essenciais para a saúde do cabelo. Então, consuma suco de maracujá para manter os cabelos sedosos sempre sem precisar apelar para produtos químicos.

Dica de receita de suco de maracujá para emagrecer

Ingredientes:
1 maracujá grande;
2 copos de água;
1 colher de chá de farinha da casca do maracujá;
Mel ou stévia para adoçar.

Modo de Preparo:
Corte o maracujá ao meio, retire toda a polpa e bata no liquidificador com a água. Adoce a seu gosto e adicione a farinha da casca do maracujá depois que estiver finalizado.

Como preparar casca de maracujá em casa?


A farinha de casca de maracujá pode ser facilmente feita em casa e pode ser encontrada pronta em farmácias e em lojas de produtos naturais.

A farinha pode ser acrescentada a qualquer suco, sopa, iogurte, vitamina, molhos, feijões ou até mesmo com um pouquinho de água para consumo.

Em casa basta reservar algumas cascas de maracujá e levar ao forno por determinado período de tempo até que fiquem secas, depois basta retirar, esperar esfriar e bater no liquidificador até que vire pó, podendo assim ser armazenado em recipiente apropriado para o consumo diário.

Recomenda-se ingerir 1 colher de sopa de farinha da casca do maracujá 3 vezes ao dia, antes do café da manhã, almoço e jantar.

E as sementes?

As sementes do maracujá são completamente comestíveis e possuem um sabor leve e textura crocante, sendo ideal para serem integrados em sobremesas ou saladas para criar contrastes e texturas diferentes.


Estas sementes são altamente nutritivas, proporcionando vários benefícios para a saúde, como a proteção e manutenção dos sistemas cardiovascular e intestinal. 
São ricos em compostos fenólicos como piceatannol scirpusin e vitamina B, bem como a fibra dietética e de magnésio.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Como Fazer Chá de Romã – Receita e Dicas