Comer peixe e vegetais aumenta a esperança de vida


Comer peixe e vegetais aumenta a esperança de vida: Um estudo sugere que os idosos que comem grandes quantidades destes alimentos vivem mais cerca de 15 anos do que aqueles que não consomem.


Os idosos que consomem grandes quantidades de peixe e vegetais vivem mais cerca de 15 anos do que aqueles que ingerem poucas quantidades destes alimentos. É o que defende um estudo publicado na revista científica Circulation.

O estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, demonstrou que os idosos com níveis mais altos de gorduras polinsaturadas, provenientes de peixes e vegetais, no sangue, tinham menos probabilidades de morrer nos próximos anos do que aqueles com níveis mais baixos.

"O estudo apoia as atuais orientações alimentares que aconselham a ingestão de peixes e óleos vegetais para manter uma dieta saudável para o coração", disse Ulf Riserus, autor principal do estudo, citado pela Veja.

Atualmente recomenda-se que a ingestão de gorduras corresponda a, no máximo, 20% a 35% das calorias diárias ingeridas por uma pessoa. Sendo que a maior parte desta percentagem deve referir-se à ingestão de gorduras ‘boas, ’ como as polinsaturadas e monoinsaturadas, que promovem níveis saudáveis de colesterol.

Pode encontrar estas gorduras em peixes como salmão, truta e arenque, e em produtos vegetais como abacate, azeitonas, nozes e nos óleos de soja, milho, azeitona e girassol.

Este estudo estudou diferentes níveis, de vários tipos de gorduras em 2 193 mulheres e 2 039 homens. Estes participantes foram acompanhados durante, pelo menos, 14 anos.

Os maiores níveis de dois ácidos gordos encontrados nos peixes - EPA e DHA, tipos de ômega 3 - foram associados a uma redução de 20% do risco de morte. 

Já os níveis de ácido linoleico, encontrado nos óleos vegetais, foram associados a uma redução de 27% do risco de morte nos homens, mas não nas mulheres.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades