Exército iraquiano já conseguiu entrar em Tikrit


As forças nacionais, apoiadas por milícias xiitas, entraram no norte deTikrit, a cidade natal de Saddam Hussein que está sob o domínio do Estado islâmico desde Junho.


As tropas do Exército do Iraque continuam a avançar sobre os militantes do Estado islâmico acantonados em Tikrit, a cidade natal de Saddam Hussein e bastião dos jihadistas sunitas.

 Uma bandeira iraquiana voltou a ser hasteada numa zona norte da cidade esta quarta-feira, depois de meses de domínio dos islamistas – que no entanto ainda mantém o controlo sobre uma parte do território.

Segundo as autoridades iraquianas, as tropas iraquianas, acompanhadas por milícias xiitas, venceram as defesas dos extremistas a Norte e tomaram o bairro de Qadisiya, a partir do qual foi possível estabelecer uma linha de abastecimento que vai até Bagdad.


O Governo iraquiano imediatamente festejou a ofensiva como uma grande vitória. “Os terroristas estão a roubar os carros dos civis para se pôr em fuga”, anunciou o brigadeiro Kheyon Rasheed, chefe da polícia da província de Salahuddin, à televisão estatal. 

Imagens em vídeo obtidas pela Associated Press mostram jipes do Exército nacional a rolar sem oposição pela zona Norte de Tikrit; os soldados também se instalaram em bairros da parte Oeste da cidade.

No entanto a cidade ainda não foi totalmente reconquista e o dia ficou marcado por combates intensos, na zona do palácio presidencial e junto ao hospital, que foram ocupados e servem de quartel-general do Estado Islâmico. 

Os oficiais militares citados pelas agências reconheciam que a tomada de Tikrit não será uma tarefa fácil: os jihadistas têm os acessos da cidade armadilhados com engenhos artesanais e há atiradores furtivos estrategicamente colocados em vários pontos da cidade.

A missão envolve cerca de 20 mil homens. Segundo as fontes militares, as forças governamentais têm de expulsar os militantes rua a rua: cada passo demora pelo menos meia-hora. A guerrilha urbana nunca foi uma “especialidade” do Exército do Iraque, que tem vindo a beneficiar de apoio aéreo para galgar território.

A dificultar as operações está também a resistência da população aos combatentes xiitas que acompanham o Exército, e que alegadamente têm aproveitado para um acerto de contas particular com as facções sunitas – há denúncias de assassínios, saques, fogo posto e outro tipo de actos violentos e de destruição contra os civis sunitas.

Além da sua importância simbólica, Tikrit, a cerca de 150 quilómetros de Bagdad, é um ponto estratégico na estrada que liga a capital iraquiana à cidade de Mosul, a segunda maior do país. 

Uma ofensiva alargada para recuperar o Norte do Iraque está dependente do sucesso na tomada de Tikrit. A imprensa norte-americana citava fontes do Pentágono que apontavam o mês de Abril como a data mais provável para um ataque coordenado às posições do Estado Islâmico em Mossul.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades