Aeronave faz aterragem forçada

Aeronave é um EPSILON-TB30 de fabrico francês

Aeronave faz aterragem forçada devido a falha mecânica O aparelho fazia voo de instrução da Força Aérea Portuguesa e os dois tripulantes saíram ilesos.


Uma aeronave da Força Aérea Portuguesa (FAP) foi forçada a efectuar hoje, 31 de Março, uma aterragem de emergência na região de Leiria devido a uma alegada falha mecânica. Os dois tripulantes que estavam a realizar um voo de instrução não sofreram ferimentos.
O alerta foi dado poucos minutos antes das 16:30 horas e aconteceu na zona de Monte Real, no concelho de Leiria. O Comando Distrital de Operações de Socorro accionou para o local sete operacionais das corporações de Bombeiros Municipais e Voluntários de Leiria, auxiliados por quatro viaturas.
Contudo, os tripulantes saíram ilesos daquela aterragem forçada, em terrenos agrícolas, e a aeronave apresenta alguns danos mas aparentemente não significativos. A zona foi isolada pela Guarda Nacional Republicana e será alvo de uma investigação por parte das autoridades competentes.
Já a Força Aérea Portuguesa informou que a aeronave, EPSILON-TB30, sedeada na Base Aérea n.º 1 de Sintra, encontrava-se a efectuar um voo de instrução e terá sido forçada a fazer aquela aterragem de emergência alegadamente devido a uma falha mecânica. Uma situação que será apurada, em concreto, após as exigidas investigações.
Para o local deslocaram-se equipas de peritos da Força Aérea Portuguesa que entretanto irão coordenar as operações no sentido de remover a aeronave do local do acidente, juntamente com os serviços da Protecção Civil.
A aeronave EPSILON-TBV30, de fabrico francês, é de bi-lugar em tandem, de asa baixa e curta e tem triciclo retráctil. "Trata-se de um avião projectado para servir a fase elementar de pilotagem e para permitir que se vá mais além através da fase básica (ou intermédia)", descreve a Força Aérea Portuguesa.
Está equipado com um motor de 6 cilindros horizontais, possuindo um dispositivo de alimentação e lubrificação para o voo invertido e acciona um hélice de velocidade constante. A aeronave dispõe de um painel de instrumentos com uma configuração que faz com que apresente características semelhantes às de um pequeno avião de caça convencional.
Aeronave aterrou em Leiria


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades