Aeronave faz aterragem forçada
Aeronave faz aterragem forçada devido a falha mecânica O aparelho fazia voo de instrução da Força Aérea Portuguesa e os dois tripulantes saíram ilesos.
Uma aeronave da Força Aérea Portuguesa (FAP) foi forçada a efectuar hoje, 31 de Março, uma aterragem de emergência na região de Leiria devido a uma alegada falha mecânica. Os dois tripulantes que estavam a realizar um voo de instrução não sofreram ferimentos.
O alerta foi dado poucos minutos antes das 16:30 horas e aconteceu na zona de Monte Real, no concelho de Leiria. O Comando Distrital de Operações de Socorro accionou para o local sete operacionais das corporações de Bombeiros Municipais e Voluntários de Leiria, auxiliados por quatro viaturas.
Contudo, os tripulantes saíram ilesos daquela aterragem forçada, em terrenos agrícolas, e a aeronave apresenta alguns danos mas aparentemente não significativos. A zona foi isolada pela Guarda Nacional Republicana e será alvo de uma investigação por parte das autoridades competentes.
Já a Força Aérea Portuguesa informou que a aeronave, EPSILON-TB30, sedeada na Base Aérea n.º 1 de Sintra, encontrava-se a efectuar um voo de instrução e terá sido forçada a fazer aquela aterragem de emergência alegadamente devido a uma falha mecânica. Uma situação que será apurada, em concreto, após as exigidas investigações.
Para o local deslocaram-se equipas de peritos da Força Aérea Portuguesa que entretanto irão coordenar as operações no sentido de remover a aeronave do local do acidente, juntamente com os serviços da Protecção Civil.
A aeronave EPSILON-TBV30, de fabrico francês, é de bi-lugar em tandem, de asa baixa e curta e tem triciclo retráctil. "Trata-se de um avião projectado para servir a fase elementar de pilotagem e para permitir que se vá mais além através da fase básica (ou intermédia)", descreve a Força Aérea Portuguesa.
Está equipado com um motor de 6 cilindros horizontais, possuindo um dispositivo de alimentação e lubrificação para o voo invertido e acciona um hélice de velocidade constante. A aeronave dispõe de um painel de instrumentos com uma configuração que faz com que apresente características semelhantes às de um pequeno avião de caça convencional.
Comentários
Enviar um comentário