Costa quer impugnar em tribunal processo de subconcessão da Carris e Metro


Câmara de Lisboa quer travar privatização da Carris e do Metro: Contra a subconcessão das empresas, a autarquia vai na próxima terça-feira autorizar o Presidente da Câmara a “intentar todas as ações judiciais ou arbitrais”, incluindo providências cautelares. Alvos: Governo, Carris e Metro.


Câmara de Lisboa quer travar privatização da Carris e do Metro dos tribunais
A Câmara de Lisboa vai na reunião da próxima terça-feira votar uma proposta para impugnar a decisão do Conselho de Ministros que autoriza a Carris e o Metro a subconcessionar os respetivos serviços – isto é, a sua entrega a privados.
Numa proposta subscrita por António Costa, a autarquia lembra que os contratos de concessão que permitem àquelas empresas operar em Lisboa foram celebrados com o município (em 1949, no caso do Metro; em 1973, com a Carris), pelo que “o Governo não tem legitimidade para dispor sobre os contratos”.
Por isso, o Presidente da Câmara de Lisboa ficará autorizado, “sem prejuízo de manter a disponibilidade do município para reatar a negociação com o Governo”, a “intentar todas a ações judiciais ou arbitrais”, incluindo providências cautelares, “que se revelem necessárias à defesa dos interesses do município”, “nomeadamente impugnando a Resolução do Conselho de Ministros”, aprovada a 6 de março.
Já a Carris e o Metro serão notificados de que “não se encontram autorizados a subconcessionar a concessão” nem “a lançar qualquer concurso público de subconcessão”.
A Câmara de Lisboa tem desde 2013 afirmado a vontade de assumir a gestão dos transportes públicos na cidade, um desejo rejeitado pelo Governo.
Câmara de Lisboa quer travar privatização da Carris e do Metro dos tribunais
Neste braço de ferro, agora a conhecer uma escalada com a ameaça de recurso aos tribunais, Costa tem o apoio dos outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa.
Na quinta-feira, por unanimidade, o Conselho Metropolitando na AML, da qual fazem parte algumas câmaras do PSD e metade são do PCP, declarou a discordância face ao “processo entretanto lançado pelo Governo”.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades