Café? Três chávenas por dia podem evitar enfarte por obstrução arterial


Café: Gosta de café? Três chávenas por dia podem evitar enfarte por obstrução arterial


 Café? Três chávenas por dia podem evitar enfarte por obstrução arterial
Três chávenas de café por dia bastam para diminuir o risco de enfarte, por obstrução arterial, segundo um estudo realizado por médicos do Hospital Kangbuk Samsung, em Seul.

Este trabalho, que resulta de informação recolhida junto de 25 mil sul-coreanos, sugere que o café diminui a presença de cálcio nas artérias coronárias e combate a aterosclerose.

Um estudo da autoria de cientistas da Coreia do Sul sugere que o consumir cerca de três chávenas de café por dia é uma boa forma de reduzir os riscos de enfarte por obstrução arterial.

Aquela quantidade de café diária também traz benefícios no combate à aterosclerose.

A acumulação de lipídeos na parede vascular provocada por esta doença leva ao estreitamento das artérias, bem como ao seu endurecimento.

O efeito é a formação de coágulos sanguíneos, que podem levar a derrames cerebrais ou a enfartes.

Segundo os especialistas do Hospital Kangbuk Samsung, situado em Seul, aquela quantidade moderada de café provoca uma redução da “presença de cálcio nas artérias coronárias, um elemento considerado responsável pela aterosclerose”.

Os investigadores basearam esta investigação numa amostra de 25 mil sul-coreanos, com idade que ronda os 21 anos, sendo que nenhum deles apresentava sinais de obstrução arterial ou quaisquer outros problemas cardiovasculares.

O café, de acordo com o estudo, reduz os níveis de cálcio nas artérias. Quem bebe entre três a quatro chávenas tem menos 10 por cento de cálcio, em comparação com as pessoas que consomem menos de três chávenas de café diárias.

E em comparação com quem não toma mais do que uma chávena a diferença pode atingir os 20 por cento.

“O consumo de café pode manter uma relação inversa com o risco de doenças cardiovasculares”, sugere o estudo, cuja conclusão é citada pela Lusa.

 Café? Três chávenas por dia podem evitar enfarte por obstrução arterial
No entanto, os investigadores destacam a necessidade de realizar outros estudos, que permitam justificar estes efeitos do café na proteção das artérias.

Até porque, sublinham os cientistas, o estudo foi realizado na Coreia do Sul, que tem uma dieta com as suas especificidades, diferente de outros países.

Os cientistas vão avançar no sentido de encontrar respostas para estas questões e também com a finalidade de saber até que ponto a alimentação sul-coreana pode interferir nos resultados desta pesquisa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades