Microsoft. Novo browser e novo Windows


A Microsoft escolheu a sua sede para apresentar, nesta quarta-feira, o seu mais recente sistema operativo, agora denominado Windows 10. E é novo no conceito, na interface, no browser e umas quantas outras novidades.

 
A tarefa coube a Satya Nabella, director executivo da Microsoft, que assumiu e resumiu toda a potencialidade deste Windows. A ambição é grande e nas suas próprias palavras: "...passar de pessoas que precisam do Windows para pessoas que amam o Windows". A marca apresenta-se com uma nova mentalidade, que visa fidelizar, alargar ou mesmo conquistar utilizadores.
Com uma oferta válida para um ano, qualquer utilizador de um Windows Phone, windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 poderá descarregar gratuitamente na loja a actualização para este Windows 10. E vem cheio de aptidões e ambições, assumindo-se como um passo gigante...tão grande que saltou uma geração (Windows 9).
Este novo sistema pretende ir de encontro às várias plataformas, um sistema operativo que se adapta a equipamentos como smartphone, tablet e PC. A interface surge redesenhada, numa alusão à multitarefa e funcionalidade. E é única! Ou seja, podemos ter um smartphone de 4 polegadas, um tablet de 8'', um ultrabook de 15,6'', um ecrã de 27'' ou até o gigante Surface Hub de 84'', a interface é igual.
Há também um regresso, e porque neste campo é necessário saber ouvir o utilizador, com o menu iniciar a voltar à ribalta. Aquela janela no canto inferior esquerdo que deixou saudades volta agora sobre uma forma híbrida. Conjuga o 'velhinho look' com os mais recentes 'tiles' ou quadradinhos do Windows 8.
Este 10 conta com uma única loja de aplicações, onde é possível descobrir e actualizar todas as app. O browser, que até a anterior versão denominava-se Internet Explorer, ou IE, foi revisto e sofreu inovações, surgindo agora com um novo motor de renderização e pemite tirar anotações sobre as páginas online e partilhar. A aparência também foi revista e notamos um misto entre Chrome e Firefox, mas sob o nome de código de Spartan (apesar de não ser o final).
Novidade também é assistente de voz presente nos Lumia, a Cortana. É sinónimo de inteligência artificial, que funciona como assistente pessoal e visa uma melhor interacção com o utilizador e porque não, funcionalidades. Perguntas, sugestões  ou ajudas à distância de uma palavra, e em português.
Motivo de destaque é também o suporte para computação holográfica, utilizando aplicações que suportam gestos e ambientes, a integração do suporte para jogos XBOX.
Para já está disponível a versão Windows 10 Technical Preview, um pouco de 'cheirinho' do que está para vir. E apesar de não haver data oficial, Kevin Turner (chefe de operações da Microsoft) adianta o quarto trimestre de 2015 para a chegada da versão final deste Windows 10 ao público geral.
Este é o retrato do novo sistema operativo da gigante de Redmond, que como única nota negativa, é a excepção que surge (para já) do upgade gratuito nas versões do Windows 7 Enterprise, Windows 8/8.1 Enterprise e Windows RT/RT 8.1.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades