Dez mortos e 13 feridos em queda de F-16 grego em base aérea de Espanha
Dez pessoas morreram e outras 13 ficaram hoje feridas quando um caça F-16 grego se despenhou ao descolar da base aérea espanhola de Los Llanos, em Albacete,
indicou um porta-voz do Ministério da Defesa espanhol.
"Neste momento, temos 10 mortos e 13 feridos", declarou o porta-voz, precisando que sete dos feridos estão em estado muito grave, cinco em estado grave e um pôde já abandonar o hospital onde recebeu tratamento.
O aparelho encontrava-se em Espanha a participar no programa TLP (Tactical Leadership Program) da NATO, também conhecido como Escola de Aperfeiçoamento de Pilotos, em curso na base de Los Llanos.
Segundo o serviço de emergências 112, citado pela agência de notícias espanhola, Efe, o acidente ocorreu às 15:18 locais (14:18 em Lisboa) quando o avião estava a descolar e caiu de encontro a um hangar.
O caça, integrado no TLC da Aliança Atlântica, estava a realizar um exercício quando, durante a manobra de descolagem, perdeu força, chocando com a área de parqueamento de aviões e embatendo contra algumas aeronaves que aí estavam estacionadas, indicou o ministério da Defesa.
Dois dos mortos eram os pilotos que seguiam no F-16 e os restantes oito encontravam-se em terra. Três dos sete feridos ligeiros foram transportados para o hospital de Hellín devido a inalação de gases e os seis feridos graves para o hospital de Albacete, embora se preveja que os mais graves sejam transferidos para unidades de queimados de outros hospitais.
A base de Los Llanos acolhe habitualmente aviões da NATO, já que ali se situa a escola de aperfeiçoamento de pilotos de caças.
A área foi selada e as equipas de emergência estão a tentar extinguir o incêndio para depois avaliarem os danos nos outros aviões da Aliança Atlântica.
Comentários
Enviar um comentário