Kiev reconhece grande ofensiva de separatistas em leste da Ucrânia




O ministro da Defesa ucraniano, Stepan Poltorak, reconheceu neste sábado que as milícias separatistas iniciaram uma ampla ofensiva contra as posições das forças governamentais em todo o leste do país.

"Em geral, nas últimas 24 horas foi observada uma séria piora da situação desde a região de Lugansk até Mariupol, onde os grupos armados ilegais realizaram à ofensiva", disse Poltorak em reunião sobre o ataque que deixou 20 civis mortos no porto de Mariupol.

A ofensiva separatista para conquistar todo o território das regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk foi anunciada ontem pelo líder da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD), Aleksandr Zakharchenko. Ele descartou "novas tréguas" com as forças de Kiev e deu por encerrado o cessar-fogo que vigorava desde 9 de dezembro.

As hostilidades entre os dois lados se intensificaram ao longo de uma linha de frente que mede mais de 350 km, desde o centro da região de Lugansk até a cidade de Mariupol, no Mar de Azov, atacada hoje por fogo de artilharia que as autoridades ucranianas atribuíram aos rebeldes.

Segundo o ministro da Defesa ucraniano, as milícias separatistas concentram seus esforços em avançar nas imediações da cidade de Debaltsevo, estratégico cruzamento de caminhos que liga as cidades de Donetsk e Lugansk, as duas capitais das rebeldes regiões homônimas que estão sob o controle dos pró-Rússia.

Ele, que estima em mais de 250 o número de milicianos mortos pelas tropas ucranianas apenas nas últimas 24 horas, também acusou o inimigo de concentrar homens e armamento na região de Mariupol, que até agora se livrou dos combates entre Kiev e os sublevados.

Pouco antes, o porta-voz das forças de Kiev, Andrei Lysenko, desmentiu mais uma vez que os soldados ucranianos tenham abandonado o estratégico aeroporto de Donetsk, palco dos combates mais intensos durante os últimos dias.

O conflito entre Kiev e os separatistas vive uma escalada inédita de violência desde a assinatura do acordo de Minsk em setembro, agravada pela morte de oito civis há dois dias após um ataque com artilharia contra um ponto de ônibus em Donetsk.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades