Barriga Inchada: Causas, Sintomas e o Que Fazer




Barriga inchada

A barriga inchada pode ser descrita como a sensação de que existe um balão inflado no abdômen. É um sintoma comumente relatado e é por vezes associada à distensão ou ao aumento na circunferência abdominal. Esse texto irá abordar as causas, os sintomas e as abordagens associadas à barriga inchada.

O que é a barriga inchada? Uma visão geral

O inchaço abdominal, a popular barriga inchada, é qualquer inchaço, distensão ou alargamento da área entre o peito e a virilha. O termo geralmente referido como “barriga” é constituído por diversos órgãos, incluindo o estômago, intestinos, fígado, vesícula biliar, pâncreas e numerosos vasos sanguíneos.
A barriga inchada é um sintoma comum de uma grande variedade de doenças leves a graves, distúrbios e condições, tais como cálculos biliares, excessos na alimentação, intoxicação alimentar, pancreatite, doença hepática e gravidez. O inchaço abdominal pode ser generalizado, ocorrendo em todo o abdômen, ou pode estar presente numa pequena área do estômago, chamada massa abdominal.
Dependendo da causa, o inchaço abdominal pode durar brevemente, tal como depois de um episódio de excessos. Também pode ocorrer por um longo período de tempo, por exemplo quando é devido à obesidade ou ascite. A barriga inchada pode variar em gravidade de inchaço leve a distensão abdominal extrema, que pode interferir com outros processos e funções corporais e de respiração.
As próximas seções irão retratar com mais detalhes as possíveis causas e sintomas associados a esta condição.

Sintomas

O inchaço abdominal pode ser acompanhado de outros sintomas, dependendo da doença, distúrbio ou condição subjacente. O inchaço abdominal pode ocorrer com outros sintomas que afetam o trato digestivo, incluindo:
  • Dor abdominal;
  • Arroto;
  • Mudança nos hábitos intestinais;
  • Diarreia;
  • Flatulência;
  • Indigestão;
  • Náusea;
  • Falta de apetite;
  • Vômitos.
A barriga inchada pode ocorrer com outros sintomas relacionados a outros sistemas do corpo, incluindo:
  • Hemorragias ou hematomas;
  • Fadiga;
  • Febre;
  • Os sintomas gripais;
  • Períodos menstruais;
  • Pele pálida;
Em alguns casos, o inchaço abdominal pode ocorrer com outros sintomas que podem indicar uma doença grave ou com risco de vida que deve ser imediatamente avaliado em um cenário de emergência. Alguns desses sintomas incluem:
  • Fezes com sangue ou escuras demais;
  • Dor ou pressão no peito;
  • Dificuldade em respirar, falta de ar ou respiração rápida (taquipneia);
  • Tontura;
  • Desmaio, alteração do nível de consciência ou letargia;
  • Febre alta;
  • Massa pulsando no abdômen;
  • Pulso acelerado;
  • Dor abdominal intensa;
  • Vômitos com sangue ou material preto (que se assemelha a borra de café);
  • Fraqueza;
  • Pele e olhos amarelos (icterícia).

Possíveis causas para a barriga inchada

Seu abdômen pode ficar inchado por uma série de razões diferentes, que vão desde comer demais à gravidez. Apenas o seu médico será capaz de determinar a causa exata de seu inchaço abdominal.

Causas mais comuns

Algumas das causas mais comuns da barriga inchada incluem excessos na alimentação e gases. Engolir ar como parte de um hábito nervoso ou comer alimentos que são ricos em fibras pode levar à produção de gás. Se este gás não é liberado, ele pode levar ao inchaço abdominal.
Existem algumas condições médicas, como a síndrome do intestino irritável e a intolerância a lactose, que geralmente provocam inchaço abdominal também.

Síndrome do Intestino Irritável

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que provoca cólicas e dor no estômago, entre outros sintomas. A síndrome também pode causar inchaço e gás, o que poderia causar-lhe um abdômen distendido. É uma condição com relativa ocorrência na população.

Intolerância a lactose

intolerância a lactose é uma condição que ocorre quando o corpo é incapaz de digerir a lactose. Os sintomas de intolerância a lactose incluem inchaço abdominal e gases, o que pode causar a barriga inchada.
Se você tiver um abdômen inchado dentro de duas horas da ingestão de produtos lácteos, você pode ser intolerante a lactose. A intolerância a lactose é bastante incomum em pessoas com ascendência europeia. Se você é de ascendência americana, asiática ou africana, suas chances são mais elevadas.

Ascite

A ascite é uma condição que ocorre quando o líquido se acumula dentro de seu abdômen. Esta acumulação é geralmente causada por problemas no fígado, como a cirrose. A cirrose ocorre quando o fígado torna-se extremamente machucado. Quando a ascite se desenvolve, você provavelmente não vai notar qualquer sintoma. À medida que o líquido se acumula ao longo do tempo, você vai começar a notar o seu abdômen se tornando mais e mais inchado. A ascite pode causar-lhe desconforto.

Causas menos comuns

A sua barriga inchada poderia ser causada por uma série de outros sintomas menos comuns. Estes incluem:
  • Cálculos biliares;
  • Pancreatite;
  • Bloqueio no intestino;
  • Cisto no ovário;
  • Ganho de peso.

O que fazer?

Dependendo da causa da barriga inchada, você pode ser capaz de tratar os seus sintomas facilmente em casa. Se o seu abdômen está inchado porque você comeu demais, esperar a comida ser digerida poderia resolver o seu problema. Comer pequenas refeições pode ajudar a evitar esse problema no futuro. Além disso, considere comer mais devagar.
Se o seu abdômen está inchado por causa de gases, tente evitar alimentos que são conhecidos por causar gases, como feijão e vegetais crucíferos, como brócolis e repolho. Evite beber refrigerantes e se for beber, não use canudo. Comer devagar também pode diminuir as chances de engolir ar, o que leva à ocorrência de gases.
Evitar produtos lácteos pode ajudar a aliviar o inchaço abdominal causado por intolerância a lactose. No caso de síndrome do intestino irritável, diminuir os níveis de estresse e aumentar sua ingestão de fibras foram mostrados como coadjuvantes no alívio dos sintomas. Se você tem ascite, repouso e redução da ingestão de sódio podem ajudar seu corpo a se livrar do excesso de líquido.

Tratamento médico

Se descansar e diminuir a quantidade de sódio em sua dieta não funcionam para aliviar os sintomas, o médico pode sugerir o uso de diuréticos. Diuréticos irão ajudar os seus rins a remover mais do fluido que está causando a distensão. Em casos raros, uma infecção pode se desenvolver no líquido de ascite. Se isso acontecer, você vai precisar se submeter a um rigoroso tratamento com antibióticos.
Quando se trata de síndrome do intestino irritável e intolerância a lactose, ainda não há muitos tratamento médico disponível para aliviar a barriga inchada. No geral, em caso de outras condições subjacentes, mais ou menos severas, os tratamentos seriam direcionados à condição específica.
Referências
  1. Sullivan, Stephen Norman. “Functional abdominal bloating with distention.” ISRN gastroenterology 2012 (2012).
  2. Seo, A. Young, Nayoung Kim, and Dong Hyun Oh. “Abdominal bloating: Pathophysiology and treatment.” Journal of neurogastroenterology and motility 19.4 (2013): 433-453;
  3. Houghton, Lesley A., et al. “Relationship of abdominal bloating to distention in irritable bowel syndrome and effect of bowel habit.” Gastroenterology 131.4 (2006): 1003-1010.
  4. Jiang, X., et al. “Prevalence and risk factors for abdominal bloating and visible distention: a population-based study.” Gut 57.6 (2008): 756-763.
  5. Agrawal, A., and P. J. Whorwell. “Review article: abdominal bloating and distension in functional gastrointestinal disorders–epidemiology and exploration of possible mechanisms.” Alimentary pharmacology & therapeutics 27.1 (2008): 2-10.
  6. Azpiroz, Fernando, and Juan–R. Malagelada. “Abdominal bloating.” Gastroenterology 129.3 (2005): 1060-1078.
  7. Passos, M. C., et al. “Impaired reflex control of intestinal gas transit in patients with abdominal bloating.” Gut 54.3 (2005): 344-348.




Aproveite para conhecer o Fator da Perda de Peso. Ele é o programa de emagrecimento e saúde mais vendido da internet nos Estados Unidos e agora está disponível no Brasil também. CLIQUE AQUI.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades