Dieta da Sopa do Hospital do Coração Para Emagrecer

Sopa de legumes

Muito se fala em dietas quando é para emagrecer, afinal é o sonho de todas as pessoas chegar a uma silhueta invejável. Uma das dietas mais famosas é a dieta da sopa, sendo que há muito se ouve falar no uso de sopas e caldos em busca do corpo ideal, ou pelo menos para emagrecer rapidamente.

A dieta da sopa do Hospital do Coração é uma dieta desenvolvida por alunos da USP, especialmente para o hospital do coração. As dietas através de sopas e caldos consistem na substituição de nutrientes do nosso cardápio normal.
Esse texto irá abordar um pouco a respeito da Dieta da sopa do Hospital do Coração e a sua perspectiva para emagrecer.

Uma visão geral

Essa é uma das dietas mais fáceis de preparar, podendo ser feita por qualquer pessoa e tendo efeitos rápidos para emagrecer. A dieta da sopa do Hospital do Coração (o Incor, Instituto do coração) foi criada especialmente para pacientes com problemas cardíacos e que necessitam perder peso rapidamente para processos cirúrgicos. Sua fama a tornou uma opção de regime para muitas pessoas, sendo uma das dietas mais efetivas para emagrecer em curto prazo.
Pesquisadores da USP elaboraram uma combinação de alimentos e nutrientes necessários para uma redução de peso rápida, algo como emagrecer 7 quilos em 7 dias, ou semelhante. Os componentes da dieta permitem manter o corpo saudável no pequeno espaço de tempo em que é realizada a dieta, mas acaba impedindo a mesma de ser realizada por um período muito longo. Por isso, os pesquisadores que desenvolveram a dieta falam que ela deve ser realizada por uma semana, e então deve ser feita uma pausa de alguns dias para recomeçar o processo.

Vantagens da dieta

Entre as características positivas da dieta da sopa do Hospital do Coração estão o alto consumo de legumes e verduras, alimentos estes que são ricos em vitaminas e minerais, que ajudam no bom funcionamento do organismo. A dieta da sopa eleva o consumo desses ingredientes que são vitais e normalmente não são consumidos pelas pessoas.

Desvantagens da dieta

O fator negativo da dieta da sopa fica por conta da ingestão de calorias, que é bem baixa e não suporta as necessidades energéticas do dia a dia. Seguir essa dieta por mais tempo do que o recomendado resulta em sérias consequências para seus adeptos, como fraqueza, cansaço e tonturas. Tais sintomas estão ligados diretamente à baixa ingestão de carboidratos. Essa restrição calórica intensa é um dos pontos que faz os resultados da dieta da sopa.

A receita da sopa: ingredientes e preparação

Fazer a dieta da sopa do Hospital do Coração é bem simples. Qualquer pessoa pode preparar a sopa, assim como o cardápio que deve ser seguido durante os 7 dias em que você vai fazer a dieta. Se a mesma for feita corretamente, você poderá perder em torno de 7 quilos em uma semana.
  • 2 folhas de louro;
  • 1 berinjela;
  • 2 nabos;
  • 2 maços de cheiro verde e agrião;
  • 2 pimentões;
  • 1 repolho grande;
  • 2 tomates;
  • 1 aipo;
  • 2 cenouras;
  • 2 xícaras de vagem picada;
  • 3 dentes de alho;
  • 4 jilós grandes;
  • 1 tablete de caldo de galinha/carne light;
  • Sal e pimenta do reino.
Corte todos os legumes em pedaços pequenos, pique o cheiro verde e as folhas de aipo. Coloque todos esses ingredientes em uma panela grande com água, acrescente os tabletes, o sal e a pimenta do reino (vale lembrar que o caldo já é naturalmente salgado, então cuidado na hora de pôr sal). Feito isso, cozinhe tudo em fogo alto até ferver, depois baixe o fogo para que os legumes cozinhem lentamente.
A sopa pode ser armazenada em um recipiente com tampa, e dura a semana toda sem estragar. Para acelerar o metabolismo do corpo e melhorar os resultados, acrescente pimenta na hora de ingerir o caldo, vai te ajudar a queimar calorias mais rapidamente.

Os 7 dias da dieta

  • 1º Dia de dieta: Coma todas as frutas que desejar (sem exageros), exceto banana e abacate. Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia; Beba chá, suco de uva (sem açúcar) e água à vontade;
  • 2º Dia de dieta: Pode comer todos os legumes e verduras que desejar (crus ou cozidos). No jantar, se quiser, coma uma batata grande cozida com manteiga. Tome a sopa sempre que desejar;
  • 3º Dia de dieta: Coma frutas e legumes à vontade, exceto batata. Tome a sopa pelo menos duas vezes no dia. Obs.: Se ao final do dia tiver feito tudo, deverá ter perdido em torno de 2300 a 3200 calorias;
  • 4º Dia de dieta: Coma até 8 bananas e beba copos de leite desnatado à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia. Obs.: A banana e o leite possuem calorias, carboidratos, potássio, proteínas e cálcio que seu organismo estará necessitando neste dia. Eles irão diminuir o seu desejo de consumir açúcar;
  • 5º Dia de dieta: Você poderá comer de 280 a 400 gramas de carne vermelha ou branca grelhada, com uma porção de tomates frescos temperados com sal, limão e azeite de oliva. Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia. Beba de 6 a 10 copos de água durante o dia, para eliminar o ácido úrico;
  • 6º Dia de dieta: Hoje você pode comer até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca acompanhados de legumes cozidos, exceto batata. Tome sopa pelo menos 2 vezes no dia, beba água, café, chá e sucos sem açúcar à vontade;
  • 7º Dia de dieta: Hoje você pode comer arroz integral, legumes cozidos ou crus à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes no dia. Beba água, café, chá e sucos sem açúcar a vontade.

Algumas perguntas comuns

- Se eu não posso comer algum dos alimentos da dieta eu posso substituí-lo por outro? 
Isso depende de caso a caso, se você não pode comer algum dos ingredientes, tente fazer substituições por outros ingredientes leves. Só tem um jeito de você saber: tentando.
- Eu adorei os resultados, posso fazer a dieta na semana seguinte? 
Não é recomendável. Seu corpo vai começar a diminuir a queima e a segurar o peso se você cortar muitas calorias durante um longo período de tempo. É melhor você usar a dieta da sopa do Hospital do Coração de início e logo após começar uma dieta balanceada e indicada para o seu peso.
- Eu posso fazer exercícios durante a dieta da sopa?
Não é muito recomendado. Você estará consumindo uma quantidade mínima de carboidratos e calorias durante os 7 dias. Fazer exercícios durante esse período pode fazer com que você se sinta mal.
- E se eu me sentir cansado durante a dieta?
A dieta da sopa do Hospital do Coração pode não ser pra você, ainda mais se você gasta muita energia durante o dia com o trabalho. Esta é uma dieta de baixa caloria. Coma a sopa para manter-se energizado e beba bastante água.
- Eu vou ganhar o peso que eu perder rapidamente?
Durante os 7 dias você vai eliminar muita água e esse é um dos motivos para os resultados serem tão rápidos. De qualquer forma, se você não mantiver um estilo de vida adequado, certamente os resultados irão desaparecer com o tempo.

Vídeo

Para os que se sentem mais instruídos ao ver vídeos, segue o vídeo de uma proposta de sopa que poderia ser utilizada no lugar da sopa aqui descrita (são parecidas, só alguns detalhes e quantidades mudam).



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades