Dieta da Tapioca Emagrece? Como Funciona, Cardápio e Dicas

Tapioca
TapiocaTapioca: A maior parte das dietas de emagrecimento recomenda um consumo baixo de calorias e o corte de um ou outro alimento. Embora também exija um cuidado maior com alimentação, a dieta da tapioca não é tão restritiva e se baseia no princípio de que é preciso estar bem alimentado para perder peso.

Como é fonte de carboidratos, a tapioca fornece energia para os exercícios sem acrescentar gordura à dieta, ao mesmo tempo em que mantém a saciedade (todo mundo já sabe que um dos efeitos colaterais das dietas mais populares é exatamente o apetite incontrolável ao longo do dia).
E como seria uma dieta que propõe a inclusão de um alimento não extremamente “light” como a tapioca?
Confira logo abaixo como funciona e descubra se a dieta da tapioca emagrece realmente ou é apenas mais uma das dietas da moda que volta e meia aparecem na mídia.
Propriedades da Tapioca
Obtida a partir da mandioca, a tapioca é uma excelente fonte de carboidratos de rápida absorção, mas quase não contém gorduras. Uma porção pequena de tapioca contém 68 calorias, 1,6 gramas de proteína e 17 g de carboidratos.
Outros nutrientes da tapioca: ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B.
Benefícios da Tapioca
A tapioca é uma ótima opção para o café da manhã e o lanche porque:
Fornece energia de maneira rápida para o corpo;
É fonte de cálcio, mineral indispensável para os ossos e que também atua no metabolismo das gorduras e no controle do apetite;
Não contém gliadina, uma proteína do glúten que está associada a um aumento na vontade de comer carboidratos e que também provoca inflamações na parede do intestino;
Contém vitamina K, um nutriente essencial para a coagulação sanguínea e que ainda participa da síntese de proteínas ósseas;
Reduz a fadiga e o estresse, melhora o metabolismo da glicose e ajuda a manter o balanço eletrolítico das células (graças à presença de potássio).
Como Funciona a Dieta da Tapioca
Ao contrário de muitas dietas bizarras, a dieta da tapioca não prega o consumo exclusivo da iguaria por dias a fio.
O princípio de como a dieta da tapioca emagrece é bastante simples: você deverá substituir o pão com manteiga do café da manhã (ou de qualquer outro horário do dia) por tapioca com recheio leve.
Uma tapioca preparada com 3 colheres de fécula de mandioca contém menos de 70 calorias – metade das calorias do pão francês. E como não contém glúten, a tapioca pode reduzir as inflamações do corpo e combater o inchaço causado pela proteína.
Mas a Dieta da Tapioca Emagrece mesmo?
Ao contrário de uma série de alimentos que aceleram o metabolismo, desintoxicam ou mesmo tiram o apetite, a tapioca não possui um efeito especial sobre a perda de peso. Mas, quando encarada como uma alternativa mais saudável ao pão, a tapioca pode ajudar a reduzir medidas.
Isso porque o alimento é menos calórico que o derivado do trigo, além de praticamente não conter sódio, mineral que favorece o inchaço e dá a sensação de ganho de peso. Outra vantagem da tapioca é que, quando preparada com determinados ingredientes ricos em fibra, ela passa a ter um impacto menor sobre a glicemia, favorecendo o controle do apetite.
De maneira resumida, podemos dizer que a dieta da tapioca emagrece porque você está trocando o pão por um alimento mais saudável e com menos potencial inflamatório. E não podemos nos esquecer de que, ao contrário do pão, a tapioca não contém aditivos químicos e quase não tem gorduras.
Todas essas propriedades da tapioca colaboram para torná-la um alimento de alto valor energético que pode ser aliado da perda de peso desde que você modifique seus hábitos alimentares.
Tapioca x Pão

img_1_31_4039

Mas se tanto o pão como a tapioca são ricos em carboidratos, qual a vantagem de substituir o pãozinho pela iguaria à base de fécula de mandioca?
Já sabemos a resposta para essa grande dúvida sobre a dieta da tapioca. Além de não fornecer gorduras e ser praticamente natural, a tapioca não contém glúten, a proteína do trigo que pode causar intolerância e alergia em pessoas sensíveis ao nutriente.
Sabe-se que o glúten pode aumentar as inflamações do organismo e dificultar o controle do apetite, dois efeitos diretamente associados ao ganho de peso.
Outra vantagem da tapioca é que ela pode ser preparada com ingredientes funcionais (como as sementes de chia ou linhaça) de maneira a aumentar o valor nutricional do alimento. As fibras que podem ser adicionadas à tapioca desempenham um papel fundamental no prolongamento da saciedade e também no bom funcionamento do intestino.
O pão branco por sua vez praticamente não contém fibras, é fonte de calorias “vazias” (sem vitaminas e minerais) e ainda por cima contribui para a prisão de ventre.
Como Fazer a Dieta da Tapioca
Para emagrecer com a dieta da tapioca você deverá consumir até no máximo duas tapiocas ao dia, sempre em substituição ao pão ou outra fonte de carboidratos que estava habituado a consumir de manhã ou em outros horários.
Ou seja: nada de continuar comendo como sempre e simplesmente acrescentar uma ou duas tapiocas ao cardápio. O máximo que você vai conseguir com isso é ganhar alguns quilos!
A dica é trocar o pão com manteiga por uma tapioca recheada com frango ou outra proteína magra, e deixar o salgado – ou outra guloseima – de lado à tarde e optar por uma tapioca com fruta antes de ir para a academia.
Tudo isso, é claro, em conjunto com uma dieta hipocalórica, isto é, com uma certa restrição na quantidade dos alimentos à mesa.
Como preparar a tapioca
Sendo o objetivo da dieta substituir o pão mais calórico pela tapioca mais leve, não faz sentido utilizar manteiga ou óleo no preparo do alimento. Portanto, nada de untar a panela: prefira um utensílio antiaderente.
Você poderá optar pela tapioca granulada ou então pela goma hidratada (que deverá ser mantida na geladeira após a abertura da embalagem). O preparo da tapioca é igual para os dois tipos.
Ingredientes:
  • 3 colheres de sopa de farinha de tapioca;
  • 1 colher de chia, linhaça, aveia, farinha de banana verde ou outro alimento funcional;
  • Recheio.
Preparo:
  • Leve uma panela antiaderente ao fogo e deixe esquentar um pouco;
  • Misture a farinha com o alimento fonte de fibras e espalhe tudo sobre a panela;
  • Faça um disco de 10-12 cm de diâmetro e deixe cozinhar por 1-2 minutos;
  • Acrescente o recheio de sua preferência e feche a tapioca, dobrando a massa ao meio como um pastel;
  • Deixe no fogo por mais 1-2 minutos e sirva em seguida.
Cardápio
tapioca
Já vimos que a dieta da tapioca emagrece apenas se for seguida de uma alimentação balanceada e com menos calorias do que seu corpo necessita para manter o metabolismo.
O cardápio abaixo é uma sugestão para reduzir o consumo de calorias sem cortar grupos alimentares inteiros ou então passar fome.
Café da manhã:
  • Opção 1: 1 tapioca com 1 colher de linhaça + recheio de 2 colheres de frango desfiado com ½ tomate picado com orégano + 1 xícara de chá verde;
  • Opção 2: 1 tapioca com 1 colher de chia + 1 fatia de queijo branco light + 1 copo de água morna com suco de ½ limão;
  • Opção 3: 1 tapioca com 1 colher de farinha de berinjela + recheio com 1 fatia de peito de peru, 2 folhas de alface e cebolinha a gosto + 1 xícara de chá de hibisco.
Lanche da Manhã:
  • Opção 1: 1 pote de iogurte desnatado;
  • Opção 2: 1 copo de suco verde detox (2 folhas de couve, ½ copo de água, ½ limão espremido e raspas de gengibre);
  • Opção 3: 1 xícara de melão picado.
Almoço:
  • Opção 1: 3 colheres de purê de batata doce + 1 omelete com 2 claras, 1 gema, ½ xícara de espinafre picado, orégano e salsinha a gosto + 1 prato raso de salada verde;
  • Opção 2: 2 colheres de arroz integral + 1 colher de feijão + 1 filé de tilápia grelhado + salada de couve;
  • Opção 3: 1 tapioca com 1 colher de aveia (opte por outra fonte de fibra se for intolerante ao glúten) + recheio com 2 colheres de atum em água, 1 colher de cream cheese light, cebolinha e pimenta do reino a gosto + 1 pires de salada de rúcula.
Lanche da Tarde:
  • Opção 1: ½ mamão papaia com 1 colher de chá de farinha de linhaça dourada;
  • Opção 2: 1 tapioca com 1 colher de whey protein + recheio com ½ banana e canela em pó a gosto;
  • Opção 3: 1 maçã verde.
Jantar:
  • Opção 1: 1 Filé de frango pequeno + 1 prato raso de salada de palmito com agrião + ½ batata doce cozida;
  • Opção 2: Salada com 2 colheres de cenoura ralada, 2 colheres de milho e 3 folhas de alface + ½ xícara de mussarela de búfala em cubinhos;
  • Opção 3: 2 colheres de arroz integral + ½ xícara de brócolis cozido no vapor + 1 filé de peixe branco.
Dicas
A dieta da tapioca emagrece se você se manter fiel ao cardápio e deixar os recheios calóricos de lado. Ou seja: nada de leite condensado, coco ralado, doce de leite, goiabada com queijo, etc;
Não basta apenas escolher um recheio light para a tapioca: é importante dar preferência a opções que tragam mais saciedade, como as proteínas magras e os alimentos ricos em fibra;
Peito de frango ou peru, cottage, atum em água, espinafre com cottage, whey protein são alguns dos recheios que ajudam a controlar o apetite e ainda por cima contêm pouca gordura;
Evite consumir a tapioca sem uma fonte de proteína como acompanhamento. Como tem alto índice glicêmico, a iguaria pode alterar rapidamente a quantidade de açúcar no sangue, favorecendo o surgimento da fome fora de hora;
Para não exagerar nos carboidratos – e nas calorias – evite consumir mais que duas tapiocas ao dia;
Se estiver sem tempo de preparar o recheio da tapioca, experimente bater no liquidificador 1 ovo inteiro, 1 folha de couve e 3 colheres de sopa de fécula de mandioca – ou goma de tapioca.
Altamente nutritiva, a mistura é fonte de fibras e proteínas que vão ajudar a manter a fome afastada por mais tempo;
Dê um empurrãozinho à dieta e comece a praticar atividade física. Aproveite as calorias da tapioca para caminhar, correr, andar de bicicleta, fazer treino HIIT, aula de jump, etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Como Fazer Chá de Romã – Receita e Dicas