segunda-feira, 30 de maio de 2016

Benefícios que Tirar uma Soneca Traz Para Saúde e Boa Forma

9aboaforma

Benefícios que Tirar uma Soneca Traz Para Saúde e Boa Forma.Não é uma delícia poder dedicar uns minutinhos da hora do almoço ou da metade da tarde para tirar uma sonequinha?

E antes que alguém saia pro aí dizendo que isso é coisa de gente preguiçosa, folgada ou que não tem o que fazer da vida, informe-se: isso também é coisa de quem se preocupa com a saúde e boa forma.

Isso porque a prática traz diversos benefícios, como esses que você confere na lista a seguir.
1. Ela é a solução quando não é possível dormir direito durante a noite

9bboaforma
Tem coisa pior do que não conseguir dormir direito durante a noite e passar quase toda a manhã cansado e sem disposição para cumprir as primeiras tarefas do dia? Enquanto a recomendação geral é que as pessoas durmam de sete a nove horas por dia, muita gente não consegue ter todo esse período de descanso e acaba sofrendo as consequências disso no dia seguinte.
Nós brasileiros, por sinal, não estamos com a qualidade do sono muito boa. Uma pesquisa realizada no começo do ano de 2013 pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) com duas mil pessoas com idade entre 20 e 60 anos em todo o Brasil mostrou que 69% dos brasileiros definem o seu sono como ruim.
E advinha só qual é a melhor solução para o problema? Justamente a soneca durante o dia. Quem afirmou isso foi o diretor médico de um centro de distúrbio do sono de um hospital em Orlando, nos Estados Unidos, o Dr. Abid Malik.
2. Ela melhora o seu aprendizado
Uma equipe de neuropsicólogos da Alemanha descobriu que tirar uma sonequinha depois de aprender alguma coisa faz com que a sua memória em relação à informação recebida seja cinco vezes melhor do que quando você fica acordado depois de entrar em contato com ela.
A explicação da pesquisa para isso é que a habilidade do cérebro de entrar em um estado de tranquilidade durante o sono está ligada à capacidade de memorização. Que tal tirar um ronco depois daquela aula de física ou de um dia de treinamento no local de trabalho?
3. Ela é rápida
Você não é fã das sonecas porque acha que ela vai tirar muito do seu tempo? Pois saiba que você está equivocado em pensar dessa maneira. Ainda de acordo com o Dr. Abid Malik, dormir de 15 a 20 minutos durante o dia é o suficiente para acordar revigorado.
Segundo o médico, as substâncias químicas do cérebro voltam a um estado de equilíbrio enquanto uma pessoa dorme, mesmo em um cochilo de apenas poucos minutos.
4. Ela te afasta da comilança

9cboaforma
Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, identificou que quanto menor for a quantidade de horas que uma pessoa dorme, maior será a tendência de que ela adquira quilos em excesso.
A explicação dos pesquisadores para tal fato é que a privação do sono causa o aumento da produção do hormônio grelina – que causa o aumento no apetite – e a diminuição na quantia do hormônio leptina no organismo – que é o responsável por informar ao corpo que ele já está satisfeito.
5. Ela ajuda a controlar o estresse
Em dias corridos e atribulados como os que vivemos atualmente, fica complicado fugir do estresse. Mas isso não exclui o fato de que é necessário passar longe desse mal que pode ser a causa de problemas como doenças do coração, infarto e até problemas de ereção.
E conforme um estudo realizado pela Faculdade Allegheny, nos Estados Unidos, uma sonequinha diária é um forma de lidar com esse mal. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram as pessoas que participaram do experimento em dois grupos: um com aqueles que poderiam tirar um cochilo e outro com os que deveriam ficar acordados durante o dia todo.
Depois disso, eles fizeram exames nesses participantes e descobriram que os que tinham dormido por alguns minutos durante o dia apresentavam um nível de pressão arterial menor do que os que não tinham tirado a soneca. A crença dos pesquisadores para tal ocorrência é que o cochilo ajuda o coração a se recuperar do estresse com maior rapidez, o que ajuda a diminuir a pressão arterial.
6. Você será um parceiro melhor

9dboaforma
Anda tendo problemas no seu relacionamento amoroso e tem brigado muito com a pessoa amada? A falta de qualidade no seu sono pode ser uma das razões por trás do problema. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, uma simples noite sem o descanso apropriado pode deixar as discussões com o parceiro ainda piores.
É que a noite mal dormida faz com que você não consiga identificar da maneira mais correta o que o seu companheiro está sentindo, além de te deixar mais propenso a ficar mais irritado ao longo do dia.
Quer um conselho? Quando passar por uma noite mal dormida, tente tirar uma soneca de alguns minutos antes de encontrar a pessoa amada e verifique se isso não te deixará mais calmo quando um desentendimento surgir.
7. Ela te ajuda a se recuperar de uma noitada
Uma saída noturna no meio da semana pode parecer algo divertido na hora em que ela acontece, mas no dia seguinte, quando os compromissos com o trabalho, estudo e família surgem e é preciso levantar cedo pela manhã, tendo apenas poucas horas de sono, a situação muda um pouco de figura.
Mas a boa notícia é que graças à querida soneca nem tudo está perdido e os efeitos do problema podem ser amenizados. Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (Jornal de Endocrinologia e Metabolismo Clínico, tradução livre) mostrou que pessoas que deram dois cochilos com meia hora de duração cada, depois de terem tido apenas duas horas de sono durante a noite, não registraram aumento significativo no hormônio do estresse e se sentiram menos cansados e mais saudáveis do que aqueles que enfrentaram a mesma privação do sono mas não tiraram sonecas.
8. Ela protege o coração
De acordo com uma pesquisa britânica, uma única noite de sono ruim pode prejudicar a flexibilidade dos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco do desenvolvimento de doenças no coração. Conforme os cientistas, isso acontece porque a má qualidade do sono faz com que o cérebro envie sinais para os vasos sanguíneos ficarem rígidos e não apresentarem respostas.
Felizmente, os pesquisadores responsáveis pelo estudo também identificaram que depois que o organismo tem o descanso apropriado, os vasos sanguíneos voltam a normal.
Logo, depois de uma noite mal dormida, o jeito é procurar dar um descanso ao corpo, assim que puder, para não fazer mal à saúde do coração.
9. Ela te ajuda a ser menos galinha

9eboaforma
Uma das razões para uma pessoa ser, digamos assim, mais “atiradinha” e ficar com uma porção de pessoas quando sai, pode ser a sua falta de sono. Pelo menos de acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade Hendrix, nos Estados Unidos.
Os cientistas verificarem que quando os homens que participaram da pesquisa não tinham dormido direito, eles achavam as mulheres mais atraentes e ficavam mais interessados no sexo casual. Eles ainda identificaram que se privar do sono faz com que haja uma confusão na área do cérebro que lida com o julgamento, o controle de impulsos e os comportamentos social e sexual, chamada de lóbulo frontal.
Então, se você não quer ser o galinha ou a que pega geral da galera, não deixe de tirar uma bela soneca antes de sair com o pessoal, caso não tenha dormido direito na noite anterior.
10. Mais horas dormidas = maior proteção contra doenças crônicas
Dormir por mais tempo pode literalmente ser a diferença entre a vida e morte para uma pessoa, pois segundo um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, quem descansa menos de seis horas possui um risco maior de desenvolver doenças crônicas como diabetes, obesidade e problemas no coração.
Os cientistas acreditam que quem dorme menos se torna uma pessoa mais estressada, o que pode contribuir para o surgimento dessas doenças que podem levar até à morte.
11. Um cochilo na hora do almoço te deixará com melhor foco mais tarde
Outra pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que quanto maior for o número de horas em que ficamos mais acordados, mais devagar o nosso cérebro ficará. E a solução para isso é o nosso querido cochilo.
Os cientistas da instituição chegaram a essa conclusão depois de perceberem que os participantes do estudo que tiraram a sesta – aquela dormidinha após o almoço – durante um dia de aprendizado foram capazes de ficar mais atentos no restante daquele dia. Por outro lado, aqueles que não tiraram a sesta foram distraídos com maior facilidade e tiveram um aprendizado pior ao longo do dia.
12. Ela previne contra problemas sexuais

9fboaforma
Como mostrou um estudo feito pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, homens que dormem menos de cinco horas por dia podem experimentar uma queda de 10 a 15% em seus níveis de testosterona no organismo.
E quando isso acontece, o desempenho sexual pode ser prejudicado, pois isso causa uma diminuição no apetite sexual, torna os espermatozoides mais fracos e traz dificuldades de ereção.
Dito isso, vale registrar aqui que os pesquisadores afirmaram que o sono é fundamental para a produção de testosterona no corpo. Pouco sono faz com que sejam produzidas substâncias químicas que atrapalham o hormônio.
Ou seja, quer ter uma boa noite de amor com a sua parceira? Tenha antes uma boa noite de sono ou pelo menos dê uma cochilada.
13. Ela evita que você seja preconceituoso
Mesmo trazendo ideias maldosas preconcebidas sobre algum grupo, tem gente que consegue se corrigir e deixar o estereótipo criado em sua mente para lá. E é bem provável que as pessoas que são capazes disso sejam aquelas que costumam ter uma bela noite de sono.
Conforme um estudo publicado no Journal of Applied Social Psychology (Jornal da Psicologia Social Aplicada, tradução livre) quem não dorme direito perde um pouco do autocontrole e tem sua capacidade de filtrar os preconceitos que sabe que estão errados prejudicada.
Resumindo: quando você não dorme direito, as chances de ser um sem educação com as pessoas que mal conhece são maiores.
14. A soneca te ajuda a não confundir tudo e ficar maluco

9gboaforma
Mais um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, verificou que não dormir direito aumenta as chances de desenvolver memórias falsas.
No experimento, os participantes que não tinham dormido direito relataram terem visto detalhes imaginários em fotos – esses detalhes tinham acabado de ser lidos por eles de maneira isolada da exibição das imagens. Já os que tinham descansado bem não enxergaram nenhum detalhe que não existia na foto.
De acordo com os cientistas, isso acontece porque a privação do sono mistura as informações guardadas no cérebro, causando assim essa confusão maluca.
15. Dá uma força para não entender errado os sinais do sexo oposto
Uma pesquisa divulgada na publicação da Academia Americana de Medicina do Sono identificou que os caras que não dormem direito têm maior tendência de entender errado os sinais de uma mulher e achar que ela está interessada nele.
Conforme os cientistas, isso acontece porque a falta de sono limita a capacidade de atenção, deixa o cérebro mais lento em relação à sua capacidade de processar informações e afeta negativamente a memória de curto prazo. Resultado: o rapaz pode acabar confundindo um olhar inocente com uma encarada de paquera.
Logo, a nossa sugestão é só chegar em alguém que você acha que está te dando condição se a sua percepção sobre ela continuar a mesma depois de você ter tirado um belo de um cochilo.
16. Ela te deixa naturalmente mais tranquilo

9hboaforma
Novamente, um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, informou que o cansaço, que pode surgir por conta da falta de sono, deixa uma pessoa mais irritada. Além disso, também foi descoberto que quem não dorme direito tem atividade significativamente maior nas áreas do cérebro que são associadas à ansiedade.
O alerta deixado pelo autor do estudo é que a privação do sono pode dar origem a um distúrbio de ansiedade. Então, caso você não tenha dormido direito, não perca tempo e tire uma soneca assim que terminar de ler.
17. Você será melhor no volante
Não dormir direito pode não ser um problema somente para você, mas também para aqueles que te cercam, já que de acordo com uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a falta de sono pode atrapalhar a sua direção em um veículo, mesmo que você não esteja cansado.
Os pesquisadores verificaram que pessoas que dormiram seis horas ou menos por noite eram quase três vezes mais propensas a cair no sono ao volante do que os que descansaram por sete horas. Para eles, os motoristas sonolentos são um risco maior para a segurança pública do que os que dirigem alcoolizados, pois não há como as autoridades identificarem quando uma pessoa não dormiu a quantidade de horas que deveria.
Por isso, pelo seu bem e pelo bem das pessoas que cruzaram o seu caminho, descanse bem antes de pegar o carro, e quando não conseguir, trate de tirar uma soneca antes de colocar as mãos no volante.
18. Ela diminui o seu risco de desenvolver diabetes
Pesquisadores da Universidade de Chicago afirmaram que não ter uma boa noite de sono aumenta o risco de ter diabetes. No experimento realizado por eles, homens saudáveis que dormiram somente quatro horas e meia durante quatro dias aumentaram a quantia de ácidos graxos no sangue – que pode causar a disparada da taxa de açúcar no sangue, que está associado à doença – do que aqueles que dormiram durante 8,5 horas.
O lado bom é que esse efeito pode ser revertido com o aumento das horas de sono, ou seja, tirando uma bela de uma soneca durante o dia.
19. Ela melhora o seu desempenho na academia

9iboaforma
Está querendo melhorar o seu desempenho na academia? Então um cochilo diário pode te ajudar a alcançar esse objetivo. Em uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, os atletas que dormiram mais ao longo de um período de três semanas tiveram tempos mais rápidos na corrida, maior resistência, menor frequência cardíaca e melhoria nos treinamentos de forma geral.
Os cientistas explicaram que a maioria dos esportistas não dorme o suficiente para se recuperar de seus treinamentos. E isso é perigoso, tendo em vista que pode causar problemas em relação à mente, humor e tempo de reação deles.
Felizmente, os pesquisadores disseram que esses efeitos também podem ser revertidos com mais horas de sono.
20. Ela previne a demência
Por mais que nem todo mundo pense tanto no que pode enfrentar em sua velhice, é importante tomar os cuidados que puder na juventude e vida adulta para evitar o aparecimento de doenças graves, como o Alzheimer, por exemplo. E algo simples como dormir bem pode contribuir mais do que a gente imagina neste sentido.
Isso porque um experimento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, identificou que a falta de sono pode levar a essa doença. A pesquisa da instituição verificou que os participantes do estudo que não dormiam a quantidade de horas necessárias apresentavam maiores depósitos de beta-amiloide, uma placa associada justamente ao Alzheimer.
Os pesquisadores ressaltaram que quando uma pessoa dorme, o cérebro se limpa e elimina essas placas.
21. Sua pele fica mais bonita

9jboaforma
Quem não gosta de ter uma pele bonita? Então, certifique-se de ter o famoso sono da beleza para garantir esse efeito!
Uma pesquisa realizada pela Universidade Hospitals Case Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que não dormem bem possuem mais linhas de expressão, diferenças no tom da pele e flacidez na pele.
Isso ocorre porque ao ficar acordado quando deveria estar dormindo, o envelhecimento acontece de forma mais rápida que o natural, já que a pele tem o seu sistema de autorreparação estimulado.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...