Backups
BackupsBackups:
Nem os backups resistiram. Quando, em desespero, pediu ajuda num fórum, houve quem lhe respondesse: "Não precisas de conselhos técnicos, precisas de telefonar a um advogado"


Um código errado e não houve nenhum undo que salvasse Marco Marsala.

O homem que tem uma empresa de serviço de alojamento de sites enganou-se ao digitar um código e só se apercebeu quando tudo o que tinha nos computadores foi apagado... incluindo as salvaguardas (backups).

Em desespero, Marsala recorreu a um fórum para tentar obter ajuda de outros cibernautas e explicou o seu erro: "Ontem à noite fiz correr, em todos os servidores, um script Bash com o rm -rf {foo}/{bar} com essas variáveis indefinidas por causa de um bug no código acima desta linha".

Segundo o The Telegraph, o código em causa, "rm-rf", não só apaga tudo como bloqueia as mensagens de aviso - que teriam dado muito jeito neste caso. Como Marsala não tinha especificado o que queria apagar, não sobrou nada.

"Eu tenho uma pequena empresa de serviço de alojamento de sites com cerca de 1535 clientes", explicou Marsala, citado pelo Telegraph. E com aquele código, disse, "todos os servidores e os backups deslocalizados foram apagados".

O resultado foi que ficou sem os sites dos clientes e as respostas que recebeu no fórum não foram as mais animadoras: "Não precisas de conselhos técnicos, precisas de telefonar a um advogado"; "Se realmente não tens nenhum backup, estão lamento dizer mas acabaste de destruir a tua empresa".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades