Qual é a Diferença Entre Diet e Light?

Dieta
Dieta Dieta - Toda dieta para emagrecer é baseada em alimentos que tenham valor calórico baixo, e quando se trata de alimentos como frutas e verduras, sabemos o que estamos consumindo.

Mas quando se trata de comprarmos produtos industrializados, com as opções light e diet disponíveis no mercado, o que fazer?
Afinal, você sabe qual é a diferença entre diet e light?

O sobrepeso e a obesidade são problemas de saúde que afetam uma grande parcela da população – o último índice estava em 49%. As pessoas não comem direito, em parte porque levam uma vida agitada e estão sempre correndo contra o tempo ou mesmo porque ainda não adquiriram hábitos alimentares saudáveis.

O problema de sobrepeso ou obesidade, além de afetar emocionalmente, pode trazer sérios riscos de saúde, por isso um tratamento de redução de peso e uma reeducação alimentar são tão importantes e imprescindíveis, seguidos pela prática de atividades físicas. 

Na busca por uma alimentação mais saudável, acabamos procurando consumir tudo que é light ou diet, na esperança de estar consumindo algo que vai ajudar a emagrecer. Mas qual é diferença entre diet e light? E como isso afeta suas escolhas na hora de montar sua alimentação diária?

O grande problema da busca pelo emagrecimento é que há muitas dietas que prometem resultados milagrosos – que sabemos que não dão certo. Ou até dão, mas com algum efeito colateral. Até dietas da moda tidas como eficazes, como é o caso de dietas de proteínas (com poucos carboidratos) podem provocar muito desconforto, gases, constipação e mal hálito.

E mais, escolher uma dieta e fazê-la por um ou dois meses , conseguir perder peso e depois voltar aos hábitos antigos só vai trazer decepção e frustração – por isso se enfatiza a reeducação alimentar. Outro caso é quando decidimos fazer dieta por própria conta e começamos a consumir produtos diet, afinal, são diet, indicados para dietas, certo? Mas você já parou para pensar se eles são mesmo?

Existe uma diferença entre diet e light e um deles pode não ser exatamente o que você busca para diminuir a ingestão de calorias e emagrecer. Vamos explorar agora a diferença entre light e diet e o que significa cada um.

Qual é a diferença entre Diet e Light?

As palavras diet e light são frequentemente usadas em rótulos de alimentos e causam muita dúvida com relação ao que cada uma representa. Vamos esclarecer o que é cada uma delas para que você saiba o que está comprando e incluindo na sua dieta. A primeira dica para identificarmos a diferença entre diet e light são essas duas palavras: ausência e redução.

Produtos DIET

Os produtos DIET vão conter em seus rótulos a indicação “ausência de” seguida pelo ingrediente – ou ingredientes – que o produto não contém (pode ser um ou mais). Outras palavras que indicam que o produto é DIET: não contém, livre de, zero e  sem.

Há um grande equívoco com relação aos produtos diet, por se pensar que a palavra dietsignifica livre ou com baixas calorias. Não, um produto diet pode ter tantas – ou mais – calorias quanto a sua versão normal.

Os produtos diet são normalmente indicados para dietas de pessoas que têm certas restrições alimentares, como os diabéticos, pessoas com altos níveis de colesterol e triglicerídeos e pessoas com hipertensão. 

Isso porque eles podem ter ausência de açúcar e adoçantes, ausência de gorduras e ausência de sal. Isso não significa que você não possa incluí-los em sua dieta normal, desde que observe e controle as calorias que serão consumidas, pois eles podem promover o ganho de peso.

A palavra diet confunde por ser associada adieta, mas os alimentos diet são na verdade alimentos que possuem uma formulação especial para atender dietas que exijam restrições calóricas. Nesse caso, para que se considere um produtodiet deve-se retirar totalmente pelo menos um dos ingredientes da composição de um produto normal.

Produtos LIGHT

Aos produtos LIGHT temos a expressão “redução de”, ou ainda “menos” e o ingrediente. Isso porque os produtos light têm redução de pelo menos 25% de um de seus ingredientes, tais como açúcar, carboidratos, gordura ou outros – se comparado aos produtos normais. Os produtos light são mais indicados para quem quer controle da sua ingestão de calorias.

Produtos light ajudam na perda de peso, quando se está seguindo uma dieta de baixas calorias, mas deve-se tomar cuidado para não consumir demais um produto que tenha baixas calorias do que o consumo de um normal, pois você pode acabar ingerindo tantas ou mais calorias se compararmos ao consumo moderado de um produto não light. A grosso modo, não é porque é light que você pode comer bastante. As calorias são apenas reduzidas, mas o produto continua contendo calorias.

Há alguns produtos que são light e também são diet, como alguns iogurtes – light por terem gordura reduzida e diet por não conterem açúcar.
Sabendo quem é quem fica bem mais fácil colocá-los em nossas dietas, pois já sabemos que se o objetivo é emagrecer, quem deve ir para a dieta é o produto light.

É muito importante que saibamos a diferença entre diet e light, uma vez que estes são alimentos que têm uma função importante nos vários tipos de dietas e no controle de algumas doenças.

Tenha em Mente

É muito possível que o produto diet tenha menos calorias que o produto normal, mas é importante você saber que isso não é uma regra. Por exemplo, um refrigerante diet não contém açúcares, logo não contém calorias, e isso o torna livre das calorias presentes na versão normal do produto.

A Coca-Cola por exemplo utilizava a denominação “diet” para se referir a sua versão sem açúcar. Depois passou a utilizar a palavra “light”. E hoje em dia foca mais na palavra “zero”. Nesse caso, as três palavras significam a mesma coisa.

Já um chocolate diet geralmente não tem adição de açúcar mas tem muito gordura extra adicionada para compensar a perda de sabor. O resultado é um chocolate que provoca menos picos glicêmicos (açúcar no sangue), mas contém as mesmas calorias ou até mesmo muito mais calorias do que a versão tradicional. 

Já a versão light do chocolate geralmente tem um pouco menos de gorduras e um pouco menos de açúcares. Pode ter um pouco menos de sódio e outros ingredientes “engordativos” também. Dessa forma, o chocolate light tem menos calorias do que a versão do chocolate tradicional.

Os EUA é o país no mundo que mais tem produtos light e diet mas está entre os países com maior porcentagem de obesos. Ser light ou diet não é um passe livre para você comer mais do alimento. Faz mais sentido você comer a mesma quantidade que comeria da versão tradicional.

Tenha em mente essa diferença entre diet e light na hora de comprar seus produtos. Você pode fazer escolhas que vão facilitar sua dieta saudável.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas